Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Boa tarde

Sou iniciante neste forum o qual achei essencial para os dias de hoje, sendo a politica da energia uma área para todos, já que é cara e prevê impostos sobre a energia bastante caros, logo apetecivel.
Tenho andado como muitos a tentar perceber e a melhorar a eficiencia energética na minha casa.

Breve historial:

- 4 pessoas vivem numa casa (moradia) com ocupação intensa durante o dia e em pleno durante a noite
- antes do Iva aumentar pagavamos 80€ mês conta certa
- Após aumento do iva, aperto nos consumos, estabilizamos nos 80€ - desisti da conta certa para ter a noção dos reais consumos mensais.
- Primavera 2015, colocação de 4 paineis de 250w e medidor da Owl para a noção exata da produção
- Passagem de Trifásico para monofásico e consequente redução na potência de 10.45 para 6.9
- Contas baixaram para uma média de 50€, com diferimento de consumos.
- Outubro de 2015 colocação de contador Inteligente por imposição da EDP
- A partir dai as contas estão nos 80€/90€, também sei que estes 3/4 meses não são de referencia para o autoconsumo e aumenta o factor de aquecimento de casa
- Utilizo só lampadas de baixo consumo, cortadores de corrente para anular stbys e consumos fantasmas, eletrodomesticos classe A, excepto 2 Ac de classe C de utilização moderada

Dúvidas para que me possam ajudar.

- O contador inteligente não soma o que é produzido? Ou seja, estou com duvidas se apenas conta o que é consumido ou se soma o consumo mais a produção dos paineis.
- Contador inteligente, existe forma de ver se o que está a consumir provem da produção?
- Foi certamente por ter registado os paineis que colocaram o contador inteligente, porque motivo? O contador de "rodinha" não dava o real valor, ou o contador inteligente é verdadeiramente um medidor pouco inteligente para o consumidor? E muito inteligente para o distribuidor?
- O único elemento que mudou foi o contador inteligente e de facto tenho muitas dúvidas sobre este equipamento.

Obrigado e parabens pelo forum.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Provavelmente o contador de Rodinha rodava para trás quando a produção excedia o consumo... Basta o novo não o fazer (e não faz), e pode dar-se o caso de a produção estar a ser oferecida à EDP (caso a energia não seja consumida na hora)... Com o contador antigo, é como se estivesse a ser vendida (porque andaria para trás).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... esses tipos não brincam em serviço :|

hmatta porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Essa diferença entre os contadores percebo, mas o que gostaria que me ajudassem a analisar é se eventualmente a energia produzida possa ser somada a consumida, acredito que não, mas perante o historial, existe um receio.
Será que colocando cerca de 6 baterias com as devidas alterações, deram um orçamento de 2000€, seria um bom avanço na contenção de despesas?

Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

À partida o contador novo não faz isso, mas nada como testar num dia de sol ;)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por alexjp4 »

hmatta Escreveu:Essa diferença entre os contadores percebo, mas o que gostaria que me ajudassem a analisar é se eventualmente a energia produzida possa ser somada a consumida, acredito que não, mas perante o historial, existe um receio.
Será que colocando cerca de 6 baterias com as devidas alterações, deram um orçamento de 2000€, seria um bom avanço na contenção de despesas?

Obrigado
Boas

Na minha opinião antes de continuar a gastar dinheiro a toa, compre um contador mesmo desses do Ebay que custam 8 ou 10€ (há uns mais caros que lhe registam os consumos e as horas) e controle e registe os consumos que tem durante o dia e veja se está a oferecer electricidade a EDP o que parece ser o caso porque com o contador da "rodinha" quando a produção era superior ao consumo ele andava para trás (mais valia ter instalado um painel de 200W que não tinha que fazer a comunicação prévia e não lhe trocavam o contador tão cedo), depois veja quanto é que não consome (o que vai para a rede) e depois sim veja e escolha umas baterias indicadas (se não souber peça aqui no forum ajuda que há pessoas competentes para o aconselharem o que melhor se adequa a sua situação) porque 6 baterias tanto podem dar como não sem saber a capacidade delas e quanto é que sobra da produção para carregar as baterias.
Quanto a mim aceitar um orçamento de 2000€ por 6 baterias e as devidas alterações sem conhecer o que sobra de electricidade para carregar as baterias para depois usar quando necessitar se calhar é um bom avanço para aumentar as despesas, e não aquilo que pretende, senão veja 2000€ : 0,20 =10.000KW ou 2000:0,13 (bi horário)=15.384Kw, por isso veja primeiro quanto é que não consome do que é produzido pelos paineis e depois faça as contas, e veja quantos anos tem para amortizar este investimento, e não se esqueça que as baterias não devem durar tanto como o restante equipamento, pelo que parece grande parte do consumo durante o dia é suportado pelos painéis já ponderou passar para a tarifa bi-horária? se é que não tem.
E estes meses não são os mais indicados por um lado os consumos são mais altos e as produções são mais baixas.
Quanto é que gastava em KW´s antes de ter os painéis e quanto é que gasta agora depois dos painéis?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Do que tenho lido, comprar baterias decentes nunca compensa.

Aparentemente, só o uso de baterias usadas poderá justificar o investimento, mas há aí quem saiba confirmar ou não esta minha ideia.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Em relação às baterias apenas posso opinar sobre o que tenho.

Baterias de tracção, ~1200 ciclos a 50%. O que permitirão poupar no seu tempo de vida esperado, será igual ao que custaram. Nestas condições, o ganho de um sistema como o meu, será no que é consumido instantaneamente durante o dia , sem usar as baterias.

As baterias de topo para uso solar (3300 ciclos a 50%). Para a mesma capacidade, custam cerca de 50% mais que as de tracção. Neste cenário já se pode esperar um retorno efectivo do seu custo, e mais outro tanto (+-).


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Obrigado a todos.
Aproximadamente na mesma altura mudei de comercializador pelo que não consigo perceber com precisão o consumo.
Mas sem dúvida que estou a oferecer à EDP, grande parte do dia a produção é de cerca de 900-800w (entre as 11h e as 16h), por vezes conseguimos diferir os consumos para essa faixa horária, mas nem sempre a usamos a nosso proveito.
Tenho um monitor http://www.theowl.com/index.php/energy- ... owl-micro/ que me serve apenas para a monitorização.
Penso que a produção é forte, mas se calhar não vale a pena o investimento em baterias, segundo o que percebi pelo Alexjp4.
Mesmo sendo o meu tarifário Bi-horário e algum cuidado, mas não fundamentalismo :).
Provavelmente tenha de dar mais tempo de perceber o comportamento durante a Primavera e Verão, ai sim, consigo comprar com o ano passado.

Obrigado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por alexjp4 »

hmatta Escreveu:Obrigado a todos.
Aproximadamente na mesma altura mudei de comercializador pelo que não consigo perceber com precisão o consumo.
Mas sem dúvida que estou a oferecer à EDP, grande parte do dia a produção é de cerca de 900-800w (entre as 11h e as 16h), por vezes conseguimos diferir os consumos para essa faixa horária, mas nem sempre a usamos a nosso proveito.
Tenho um monitor http://www.theowl.com/index.php/energy- ... owl-micro/ que me serve apenas para a monitorização.
Penso que a produção é forte, mas se calhar não vale a pena o investimento em baterias, segundo o que percebi pelo Alexjp4.
Mesmo sendo o meu tarifário Bi-horário e algum cuidado, mas não fundamentalismo :).
Provavelmente tenha de dar mais tempo de perceber o comportamento durante a Primavera e Verão, ai sim, consigo comprar com o ano passado.

Obrigado
Mas esse monitor está a medir a produção? não dá para o pôr a medir o consumo? porque nas especificações dizem que não é compatível com painéis solares? mas o meu inglês deixa um pouco a desejar :oops:
è que assim media durante uma ou duas semanas os consumos durante as 9h e as 17h e já se via mais ou menos o que estava a desperdiçar e o que poderia fazer.
De qualquer modo o consumo não é preciso ser com precisão, mas com uma margem de erro pequena é só para se ter uma ideia porque os consumos não são sempre iguais basta ligar um aquecedor que nos outros dias não liga e a diferença de consumo já é bastante ou vice versa.
E eu não estou a dizer que não compensa o que disse foi que se calhar pode não compensar investir 2.000€ quando não se sabe o proveito que se vai ter, convém saber o que está a oferecer a EDP e depois saber quanto é que custa deixar de oferecer electricidade a EDP, por exemplo se calhar em vez de colocar 6 baterias puser apenas 2 e o custo diminuir pode valer a pena, mas isto só fazendo contas e mesmo assim nunca é certo.
Eu estou seriamente a pensar em por baterias, mas para mim tem que ser em ilha, e só para uma parte (estou a coisa de 2,5 meses a espera que o SERUP/DGEG responda ao e-mail que lhes enviei) e para mim 500Amp de baterias chega perfeitamente só que o investimento não pode ir para esses valores, porque senão ainda morro e não amortizei o investimento. :mrgreen:


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Mantenho a minha dúvida sobre o contador Inteligente instalado,é um Sagemcom Cx1000-6-s, será que soma o que é produzido? É uma pergunta de completo leigo.
Como é possivel que após instalação de tal aparelho, continuem a solicitar as contagens não é um equipamento com monitorização remota?
Isto é tudo a brincar?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Esse Sagecom está preparado para telecontagem, no entanto a razão por essa ainda não ser feita é culpa da EDP.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

De acordo com a ERSE, há várias hipóteses de princípio de funcionamento mas a base é a seguinte, podendo haver variações:

1) Os contadores estão equipados com modems, que comunicam (por tecnologia PLC ou GPRS - ou seja, tecnologia rádio utilizando uma rede pública) com concentradores de dados locais;
2) Os concentradores de dados locais, por sua vez, comunicam com os sistemas centrais (via fibra ótica ou GPRS);
3) Alguns contadores estão equipados com modems GPRS e comunicam diretamente com os sistemas centrais.

A tecnologia GPRS será mais usada quando a dispersão geográfica dos contadores for maior.

O troço da ligação entre o contador nas instalações do consumidor e os concentradores de dados no ponto de rede mais próximo designa-se Local Area Network (LAN), enquanto o troço da ligação entre o concentrador de dados e os sistemas centrais de recolha de dados é designado Wide Area Network (WAN).

No teu caso, estás no ponto 1): contador inteligente instalado.

Mas, as partes 2) e 3) não estão ainda implementadas em muitas áreas do país. É um processo que vai decorrer até 2020. Poderá ser esse o teu caso. Assim, mesmo tendo contador inteligente, pode não estar ainda viabilizada a contagem remota.

Nada como perguntares diretamente à EDP.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Obrigado pelos esclarecimentos Quintas2.
O meu receio é que o contador possa ser Totalizador e estar a faturar o que é produzido e injetado na rede, será possivel?

Obrigado


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Em princípio isso não deverá acontecer. Mas este é um dos papões que para aí circula. A possibilidade de as elétricas alterarem à distância o software. Embora as características do contador digam que ele tem "Metrological locked software", penso que isso significa que ele não pode ser alterado na parte que se refere à medição, quando tens software, as possibilidades de intrusão são sempre admissíveis.

Podes tentar o seguinte: perto da hora do almoço, com céu de preferência limpo, vais estar a produzir muito. Desligas todos os disjuntores exceto o do fotovoltaivo. Vês o que altera no contador. Se ele contar às centésimas de kW como o modelo espanhol (Manual:http://www.arkossa.com/descargas/catalogos/cx1000.pdf), em poucos minutos vais injetar na rede uma quantidade legível. Ex: Se os painéis estão a produzir 800W, então, 800Wh/60min = 13W por cada minuto.
- Se a precisão for às centésimas , em 1 minuto, ele teria que aumentar uma casa centesimal, se estivesse a somar o que injetas.
- Se a precisão for às décimas , em 100/13= 8minutos, ele teria que aumentar uma casa decimal, se estivesse a somar o que injetas.
- Se a precisão for às unidades, terás que esperar 1000/800 = 1,25, ou seja, 1 hora e um quarto (no máximo, pois ele pode estar na altura perto de mudar de unidade) para ver o resultado.

De qualquer forma, no manual acima referido também diz que deverá aparecer o sinal "-" se estiveres a exportar.
Sagem.PNG
Sagem.PNG (32.64 KiB) Visto 6793 vezes
Se, passados esse tempos ele não somar o que estiveres a exportar e o sinal "-" estiver visível, concluirás que está tudo bem.

O que acredito é que estará tudo bem. Apenas trocaste um contador que descontava por um que não o faz.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Se assim for, o contador contabilizar e considerar como gasto ou faturar também o que é produzido para autoconsumo seria um acto de má fé, tendo como objetivo, a contenção das instalações para autoconsumo e o descrédito da eficácia das mesmas.
Vou aguardar por um dia que consiga efectuar essa contagem. Entretanto enviei um mail á EDP com as possíveis suspeitas, para ver a reação.


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Ainda não houve um dia que conseguisse fazer o que o Quintas2 me aconselhou, mas hoje veio o técnico da EDP, em quem eu depositava a esperança de esclarecer a minha dúvida.
Após expor a questão se este contador SAGEM CX1000-6S contabilizava também o que era injetado na rede, ou por engano ou por programação do firmware.
Obtive uma resposta fantástica, -só andam a colocar este contador há um ano e pouco conhecem do funcionamento dele........Opaaaaaa.....
Nem manual, nem para que serve isto ou aquilo. Apenas me disse que tem 2 leds que confirmam o consumo por cada 1000 piscas= 1Kw.
Aconselhou uma auditoria ao sistema por completo com custos para o utilizador.

Obrigado EDP :roll:


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Como continuo a investigar sobre esta questão, deparei com energia activa e energia reactiva:
http://www.edpsu.pt/pt/apoioaocliente/P ... ctiva.aspx

Aqui são bem explícitos que é faturado ao cliente algo que consideram energia reactiva que ocupa espaço na rede e etc.(energia que é produzida pelo cliente)será? :shock:
Alguém poderá ajudar o que é isto?

Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

A energia reactiva não é debitada ao cliente particular, ´so a activa, a que efectivamente gastas, não tens por enquanto que te preocupar com isso. Ao contrario do cliente industria esse sim tem que a pagar.
Por isso é que existem equipamentos que anulam essa energia evitando assim avultadas contas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Obrigado visitante1.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”