Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Contador inteligente e Paineis Autoconsumo

Mensagem por hmatta »

Boa tarde

Sou iniciante neste forum o qual achei essencial para os dias de hoje, sendo a politica da energia uma área para todos, já que é cara e prevê impostos sobre a energia bastante caros, logo apetecivel.
Tenho andado como muitos a tentar perceber e a melhorar a eficiencia energética na minha casa.

Breve historial:

- 4 pessoas vivem numa casa (moradia) com ocupação intensa durante o dia e em pleno durante a noite
- antes do Iva aumentar pagavamos 80€ mês conta certa
- Após aumento do iva, aperto nos consumos, estabilizamos nos 80€ - desisti da conta certa para ter a noção dos reais consumos mensais.
- Primavera 2015, colocação de 4 paineis de 250w e medidor da Owl para a noção exata da produção
- Passagem de Trifásico para monofásico e consequente redução na potência de 10.45 para 6.9
- Contas baixaram para uma média de 50€, com diferimento de consumos.
- Outubro de 2015 colocação de contador Inteligente por imposição da EDP
- A partir dai as contas estão nos 80€/90€, também sei que estes 3/4 meses não são de referencia para o autoconsumo e aumenta o factor de aquecimento de casa
- Utilizo só lampadas de baixo consumo, cortadores de corrente para anular stbys e consumos fantasmas, eletrodomesticos classe A, excepto 2 Ac de classe C de utilização moderada

Dúvidas para que me possam ajudar.

- O contador inteligente não soma o que é produzido? Ou seja, estou com duvidas se apenas conta o que é consumido ou se soma o consumo mais a produção dos paineis.
- Contador inteligente, existe forma de ver se o que está a consumir provem da produção?