Pouco ou nada sabia deste tema, mas depois das leituras feitas e ideias testadas lá consegui o que pretendia

Pressupostos:
- Tenho um sistema de AQS de circulação forçada que produz, em dias de sol, mais que a minha necessidade, logo o objectivo era aproveitar o excesso.
- Tenho a máquina de lavar roupa a 5 metros do termoacumulador
- A máquina de lavar roupa é normal, ou seja, não tem entrada para água solar como já vi algumas no passado.
- À saída do termoacumulador tenho uma válvula termostática regulada para 45 ºC
- A "Maria" normalmente lava a 30ºC ou 40ºC
- Em cada lavagem a máquina faz 3 ciclos de lavagem, gastando entre 15 a 18 litros em cada ciclo. Apenas no primeiro ciclo a máquina usa água quente, nos restantes usa água fria.
Esta última questão "Apenas no primeiro ciclo a máquina usa água quente, nos restantes usa água fria" é muito pertinente, pois caso a máquina esteja muito afastada do termoacumulador, quando lá chegar a água quente já ela meteu toda a água que precisa para o 1º ciclo, não se ganhando nada com este "aproveitamento".
Assim o primeiro problema foi regular a temperatura de fornecimento de água à máquina.
Esta questão foi ultrapassada colocando uma válvula termostática regulada para 30ºC. Assim a máquina recebe água a 30ºC.
Quando a "Maria" quer lavar a 40ºC/60ºC a máquina trata de fazer o restante aquecimento.
E porque não meto água a 40ºC quando a "Maria" quer lavar a 40ºC? Até se consegue, basta a "Maria" regular para essa temperatura na válvula termostática. Mas se não o fizer não é grave e até protege a canalização de admissão de água da máquina, que não foi construída a pensar nessas temperaturas.

Com esta solução estava a desperdiçar água quente no 2ª e 3. Em dias que o sol não abunda isto não faz sentido, para além de alguma roupa não gostar muito de fazer os 3 ciclos com água quente.
Então passei à fazer de controlar o fornecimento de água quente apenas no 1º ciclo.
Depois de um teste percebi que a máquina mete água nos primeiros 15 minutos de funcionamento.
A solução passou por arranjar um relé que abria uma válvula da água quente nos primeiros 15 minutos e que fechava esta e abria a da água fria no restante tempo de funcionamento da máquina.
A primeira abordagem foi usar 2 eletroválvulas que se usam nas máquinas de lavar e um relé temporizador (OmRom H3Y-2)

Esta solução funcionava mas tinha dois problemas problemas:
- as eletrovalvulas estavam sempre em carga, uma durante 15 minutos e a outra 45 minutos ou mais e tinham um aquecimento para o qual não me pareceu que estivessem preparadas. Para além disso, o relé temporizador OmRom H3Y-2 "vindo da China" tinha o mesmo problema de aquecimento.
- quando a "Maria" ligava a máquina tinha que ligar também o temporizador, não estando "em automático".
Procurei ultrapassar o problema de aquecimento das eletroválvulas, fui buscar a alimentação destas à eletroválvula de admissão da própria máquina, desta forma as eletroválvulas que eu coloquei apenas estavam a trabalhar no tempo estritamente necessário, mas revelou-se não exequível porque a máquina dava erro ao fim de algum tempo indicando sobrecarga. Como o consumo naquela linha aumentava ela pensava que a sua eletrovalvula estava com defeito.
Para ultrapassar o 2º problema fui buscar a alimentação do relé à alimentação do trinco da porta da máquina, mas os valores da tensão aqui presentes não permitiam colocar o rele em funcionamento.
Assim, o 2º problema não foi ultrapassado.

Contudo o 1º problema foi ultrapassado colocando uma válvula de 3 vias motorizada e um relé Finder 82.01 (isto sé é um relé profissional), sendo que o relé nos primeiros 15 minutos alimenta a válvula de 3 vias para esta "virar para a água quente" e após esse tempo, o relé alimenta a válvula de 3 vias para ela "virar para a água fria". Como a válvula de 3 vias tem detectores de fim de curso, esta só gasta energia enquanto está a rodar.
Ligar e desligar a alimentação deste sistema continua a ser uma tarefa manual, mas que não é difícil, basta não esquecer de ligar a ficha quando se liga a máquina e desligar quando se desliga a máquina.


"Et voilá"... o sistema não é perfeito mas foi o que se conseguiu

O material foi todo encontrado em leilões do Ebay a preços simpáticos, caso contrário não se justificava o investimento
