ajuda projectar autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por power2016 »

boas

aqui fica ideia inicial do meu projecto inicial

1- painel marca lg =http://www.lg.com/us/commercial/solar-p ... G365N2W-B3
1- http://www.lg.com/us/commercial/solar-p ... G360N2W-B3
bem dentro deste escolheria um painel .

1-microinversor marca involar 500
1- APS YC 500
fica aqui minha duvida será que este esquema vai rolar ???
prefiro investir um pouco menos no inicio,certo que vai rolar pouca energia ,
minha preferência vai para painéis lg sigla NEON 2 , certo que la-se vai mais uns euritos

estou começar na era do auto-consumo , todas as vossas opinião são bem vindas

fico grato pela ajuda

abraço


Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por Patriota »

Viva,

Deve instalar painéis de 60 células porque os de 72 células vão queimar os microinversores por excesso de tensão.
Já tive esses microinversores a funcionar e gostei mais do APS YC 500.
Optando por painéis com potencia superior a 250W terá mais energia produzida sem ultrapassar a potencia máxima dos microinversores.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Patriota Escreveu:Viva,

Deve instalar painéis de 60 células porque os de 72 células vão queimar os microinversores por excesso de tensão.
Já tive esses microinversores a funcionar e gostei mais do APS YC 500.
Optando por painéis com potencia superior a 250W terá mais energia produzida sem ultrapassar a potencia máxima dos microinversores.
As especificações do APS YC 500 indicam painéis recomendados de 180-310W cada (há ainda que garantir que as características dos painéis não ultrapassam a tensão e corrente máxima admissíveis do microinversor).

O que se perde por ter um painel de 300W é inferior ao que se ganha, uma vez que um painel de 300W vai produzir numa grande parte do tempo menos que 250W, mas mais do que um painel de 250W produziria nesse mesmo período. Para um microinversor, ganha-se sempre em ter um painel um pouco mais potente que a potência nominal do micro. Ver: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... lo#p253597 e https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11244617.

O que acontece é que, pelo preço dos módulos de 300W ou mais, o que se ganha em produção não compensa no custo excessivo dos módulos mais potentes. Por outro lado, se o objetivo for um pequeno autoconsumo com Mera Comunicação Prévia, limitado a 1500W, é interessante trabalhar com módulos com múltiplos que joguem dentro do limite dos 1500W, se se prevê futuras expansões que possam chegar a esse limite. 300W multiplicam-se bem até 1500W, mas 360 W não tanto, mesmo que os microinversores o permitissem. Quando fiz as contas, o que se poupava num sistema com menos um microinversor de 250W (5 micros de 250W com 5 módulos de 300W dão 1500W), não compensava o custo acrescido de 5 painéis de 300W em vez de 6 de 250W+6 micros.


Mas 360W é mesmo excessivo.

Quanto ao n.º de células, o Involar indica poder trabalhar com 72 e o APS é omisso, mas ver isto: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11243165
Um microinversor de 500W é uma duplicação de 2 de 250W. Assim, ambos devem poder acoplar-se a módulos de 72 células, confirmando com as especificações.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por power2016 »

obg pelas dicas
estou sempre aprender
sim quintas2 - pequeno autoconsumo
esta visto que meu painel não vai la com microinversores
---------------------------------
dentro do possível gostaria vossa opinião para este projecto

1 painel lg 320N1C-G4 60 células
1inversor Mastervolt Soladin 600
com este inversor tenho mais possibilidade colocar painel mais potente ??

fico aguardar vossas dicas
abraço


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Estou longe de ser a pessoa que melhor te poderia responder a isto mas, não havendo outras respostas, aqui vai, com base na informação que reuni para mim quando comecei a minha interminável aprendizagem neste fórum.
Considerei este Soladin 600, mas acabei por ir para microinversores.

Espero que alguém possa complementar e corrigir, se necessário for, a informação seguinte.


1) Deverás ler um pouco sobre os que significam as especificações dos painéis solares e dos inversores, ligações em série e em paralelo de painéis, para tu próprio poderes melhor ajuizar sobre qualquer combinação que queiras fazer, não invalidando isso que depois peças ajuda.

2) Não sei se existe mais do que uma versão do Mastervolt Soladin 600. Pelo que vi, ele aceita um input (entrada DC) de painéis desde 160 Wp até 700Wp. Contudo, ele só irá converter para AC um máximo de 600W DC, sendo que painéis até 700Wp irão produzir abaixo de 600W DC na maior parte do tempo. Painéis com pouco mais de 700Wp não será problema, desde que a tensão máxima seja respeitada, mas provavelmente serão um desperdício, até porque a corrente máxima que o Soladin vai admitir serão os 600W.

3) Esse inversor aguenta (sem danos) um input máximo de 155V, pelo que podes combinar painéis como quiseres (mas é preferível serem iguais), desde que o resultado final seja <155V.

4) Convém teres os painéis todos iguais porque, geralmente, os inversores preparados para ligar a uma só string (fileira de módulos) são mais eficientes quando todos os painéis têm características iguais.

5) O inversor tem eficiência máxima se funcionar entre 45-125V, pelo que deves combinar painéis preferencialmente dentro desta gama. Mas não te fiques perto dos mínimos da gama, para não correres o risco de nalgumas situações climatéricas acabar abaixo do mínimo, logo perdendo eficiência.

6) Deverás ligar os módulos em série, não em paralelo. Aumentas os V, ficando mais dentro da gama 45-125V e manténs-te próximo dos 8A da corrente nominal de entrada.

7) Nota que este Soladin 600 é indicado para trabalhar com painéis de 36, 54 ou 72 células. Mas ele também funciona com painéis de 60 células, sempre em série. Uma corrente na potência máxima (Impp) típica de um painel de 60 células anda à volta dos 8A. Tudo o que for acima disso (normalmente painéis de 60 células com + de 240Wp têm Impp acima de 8A), será cortado à entrada do inversor.


Claro que depois há outras considerações a ter em conta como orientações, inclinações, temperaturas, sombras, etc.. Se estiveres longe das condições ótimas que maximizam a produção, vais poder ter (podendo até ser desejável que assim seja) maior potência de painéis, pois estes nunca a vão entregar na íntegra ao inversor.


Finalmente, no site da Mastervolt tens software (SysCalc PV Design Software) que te permite testar configurações possíveis. Segundo a Mastervolt, o facto de usares 2 painéis de maior potência em vez de 3 de menor potência, origina uma perda anual nas produções muito reduzida. Essa perda é devida ao facto de trabalhares com voltagens mais reduzidas mas correntes mais elevadas (2 painéis em série dão menor voltagem que 3). Concluindo, o ideal para o Soladin 600 serão mesmo os 3 painéis.

Genericamente, para qualquer combinação painéis/inversor, deves procurar as especificações do inversor e dos painéis que te interessam e considerar o seguinte:
- Calcular a tensão mínima em condições operacionais da string de painéis (que vai ocorrer a alta temperatura, por ex. a 70ºC - Tmáx. que o painel deve atingir), por forma a que caia dentro da gama MPP do inversor.
- Calcular a tensão máxima em condições operacionais da string de painéis (que vai ocorrer a baixa temperatura, para o nosso clima, tipo 0ºC), por forma a que caia dentro da gama MPP do inversor.
- A potência máxima da string respeitar a potência máxima de input do inversor (isto não é imperativo, como vês pelo que foi dito acima e pelas próprias especificações do inversor).
- A Voc (diminui linearmente com a temperatura) máxima da string (por ex. a -10ºC: no nosso país dificilmente lá chegarás) ser inferior à tensão máx. admitida pelo inversor. Podes usar a Voc em condições de teste normalizadas (STC), que vem nas especificações dos painéis.
- A Isc (aumenta exponencialmente com a temperatura) máxima da string ser menor do que a corrente máxima admitida pelo inversor. Também aqui, isso é relativo: a sobrecorrente não é crítica, a sobretensão sim. O Soladin 600 indica uma corrente nominal, não uma corrente máxima. Ele irá limitar o excesso de corrente à entrada, logo produzir menos energia do que a que seria possível pela produção dos painéis. Assim, não convém ter uma string a exceder a corrente nominal, pois vais aumentar as perdas. Mas, para muitos módulos de 60 células, a corrente de curto circuito (Isc) será maior que 8A para uma irradiação de 1000W/m2 em STC - situação atingida com pouco frequência, mas para 800W/m2 a Isc já será menor que os 8A - situação mais frequente.



Se percebeste o exposto, deverás concluir que 1 só LG 320N1C não é adequado para o Soladin 600, pois tem uma Voc em STC de 40,9V e uma Vmpp de 33,6V, inferior ao mínimo de 45V do inversor em MPP. Em NOCT, ainda pior.
Mas também tem uma Isc e uma Impp bem maiores que os 8A, originando maiores desperdícios.

Com 2 painéis destes em série, já ficas mais à vontade em relação às tensões, mas aí vais subaproveitar um bocadinho o Soladin 600 que te aguenta bem 700Wp ou um pouco mais. O problema da corrente mantém-se muito embora a Impp em NOCT seja de 7,6A e a Isc seja de 8,1A, o que já estaria bem. Vê o seguinte quadro de combinações sugerido no manual do Soladin.
Combinações PV Soladin.JPG
Combinações PV Soladin.JPG (75.27 KiB) Visto 2510 vezes
Para módulos de 60 células, penso ser melhor jogar com uns que tenham um Impp de cerca de 8A, logo aí à volta de 240Wp cada, 3 em série, sendo a Voc da string próxima dos 125V. Podes começar com 2 módulos agora (1 só é que não dá) e expandir mais tarde para um terceiro.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Quintas2, com este post creio que não será necessária mais nenhuma informacao! ;-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

jmlflorencio Escreveu:Quintas2, com este post creio que não será necessária mais nenhuma informacao! ;-)

Sem dúvida... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: ajuda projectar autoconsumo

Mensagem por power2016 »

bem amigos como referi no inicio estou entrar sistema auto consumo onde aparecem muitas duvidas

fica aqui agradecimento - quintas2 grande trabalho ,

assim que instalar painel ,passo para informar minha aventura , estou certo que vai dar dores de cabeça
vou continuar ler sobre assunto aqui no forum

obg
continuação

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”