Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
ZeP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 11, 2009 5:36 pm

Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por ZeP »

Boas!
Tenho um sistema Fotovoltaico (FV) em casa com as seguintes características:
paineis: 450W
Bateria 120A
2 reguladores 30 + 20 = 50 A
Inversor 3000W pico 12000W

O sistema alimenta o consumo da casa, incluindo frigorífico. Só tenho alguns problemas com a máquina de roupa.

Tenho uma máquina de roupa PHILCO com motor de 300W, bomba de água de 70W, a água é pré-aquecida a lenha.

O sistema está a funcionar, mas quando o motor da máquina pára, gera-se um excesso de tensão prejudicial à bateria.
Já baixei a tensão nos reguladores de 13,7V para 13,2V evitando tensões superiores a 14,5V nos bornes da bateria.
A minha ideia é colocar um condensador para absorver estes impactos.
Alguém tem experiência em situações semelhantes?

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por MVS »

Na minha opinião um condensador com uma boa relação custo benefício não vai resultar.
Qual a duração desses picos de overvoltage?
Que valores de overvoltage tinhas quando o regulador estava tarado para 13,7V?
Se os picos forem de curta duração (alguns segundos) não é problemático. Se forem mais longos podes montar um "regen clamp circuit". Basicamente é um circuito com um comparador que testa a voltagem do DC Bus contra um valor de referência e no caso de o ultrapassar acciona um ou vários Mosfets que colocam uma resistência de 50W (usada em overload de curta duração - 800W pico) em paralelo com o DC Bus, o sistema desliga com histerese.
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por Emanuel Couto »

Aqui fica melhor... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
ZeP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 11, 2009 5:36 pm

Re: Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por ZeP »

Não percebi nada do regem clamp nem do DCbus nem do Mosfets.
Os picos de overvoltage são extremamente rápidos mas muito frequentes. Sucedem quando o motor da máquina de roupa pára e isto acontece a cada 15 segundos durante a lavagem. Eu só sei que tenho este problema porque acciona frequentemente o alarme de overvoltage do inversor, que está calibrado para os 15v.
Quando tenho o regulador calibrado para os 13,7 o alarme indica que chegou aos 15v., mas quando baixo a calibragem para os 13,2 a máquina já consegue fazer o programa completo sem accionar o alarme. Se for uma máquina de lãs, ou se for a segunda lavagem do dia, então tenho de baixar para os 13,0.

A minha ideia é atenuar as oscilações na bateria para não lhe reduzir o tempo de vida.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por MRider »

Esses reguladores não estão bem.
Ou estão a criar conflito ou não são de qualidade.
Live long and prosper!


Autor do tópico
ZeP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 11, 2009 5:36 pm

Re: Condensador em sistema Fotovoltaico Stand Alone.

Mensagem por ZeP »

Os reguladores são Chineses, sem marca.
O mais fraco de 20 ampéres está calibrado para 14V e não se pode ajustar. Só o ligo para centrifugação da roupa.
O mais forte, de 30 ampéres, permite a regualção da tensão máxima.
A bateria é uma Rolls que já funcionou praticamente sem água e conseguiu sobreviver com menos capacidade. Talvez esteja aqui o problema.
O inversor é chinês de marca Power Jack.
O que eu detecto é uma grande oscilação de Intensidade nos bornes do inversor que afecta todo o circuito da bateria ao regulador e gostava de saber alternativas para diminuir estas oscilações.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”