Desde há algum tempo que a minha esposa e eu andávamos a namorar a ideia de termos um veículo eléctrico. Começámos a estudar o assunto e chegámos à conclusão que o Opel Ampera seria perfeito para nós. O alcance eléctrico serve as nossas necessidades do dia a dia e o extensor de autonomia dá-nos a liberdade para ir "anytime, anywhere".
No mercado nacional de usados, os preços que encontrámos eram no mínimo desencorajadores, assim decidimos alargar os nossos horizontes e virámos a nossa atenção para a Holanda, país onde aliás, foi vendido o maior número de Amperas na Europa.
Encontrámos um Ampera de Abril de 2012, em branco lítio (a cor que queríamos), ex-leasing, com 97000Km. Contactámos o vendedor, investigámos o historial do carro e reservámos o carro, sendo que para o efeito bastou dar a palavra ao vendedor. Em poucos minutos, já o site reflectia o novo estado do carro:
Com o carro reservado, marcámos o vôo e o hotel e lá fomos nós para Eindhoven:
Como o vôo só lá chegou às 23:15, decidimos ficar no hotel que fica mesmo no terminal do Aeroporto, muito jeitosinho e acima de tudo muito prático.
No dia seguinte, como combinado, um dos funcionários do stand veio buscar-nos ao hotel e seguimos para Wijchen:
Já no stand, fomos tentados por um outro carro verde, mas decidimos continuar com o plano original:
Verificámos o carro, a documentação, tratámos da papelada e estavamos prontos para a viagem

A viagem foi feita nas calmas, em modo de passeio. Não fizemos o caminho mais curto e acabámos por fazer cerca de 2700 Km. Dormimos duas noites em França. Fizemos a viagem quase sempre em modo HOLD, visto que não iriamos ter possiblidade de carregar o carro pelo caminho, e com a intenção de reservar alguma autonomia eléctrica, caso acontecesse ficarmos sem combustível pelo caminho. Fizemos uma média de 5l/100Km, o que é perfeitamente aceitável.
Chegámos a casa sem nenhum imprevisto, fresquinhos e felizes da vida com a nossa aquisição.
Só já no dia seguinte é que me apercebi de que com a excitação toda, me tinha esquecido por completo de pedir o COC ao stand. Após um telefonema, o stand prontificou-se a tratar do assunto mas ligou-me pouco depois a avisar que como o carro já tinha sido transferido para o nosso nome, a marca se recusava a dar-lhe o documento. Contactei a Opel Portugal, que me mandou contactar um stand. Liguei para a Auto-Industrial, onde muito simpáticamente me deram o contacto de um despachante. Liguei para o despachante, também super-simpático, e fiquei a saber que a emissão do COC me iria custar cerca de 145 euros, mediante pré-pagamento.
Resolvi ligar para o stand da Opel na Holanda onde o carro foi vendido quando em novo e onde foi feita a assistência toda. Não me colocaram qualquer entrave, começaram logo a tratar dos papeis e enviaram-me o documento por PDF e por correio juntamente com uma factura de 75€. Uma versão mais light da burocracia.

Já realizamos a Inspecção B (sem quaisquer anotações) e continuamos a tratar da legalização.
Estamos super contentes com o carro. Ao fim de alguns dias connosco, a autonomia da bateria tem crescido a olhos vistos sendo já fácil fazer mais de 80Km com apenas uma carga, sem qualquer cuidado especial com a condução e com o AC ligado.

Ah, e a bateria leva apenas 3h15min a carregar quando está completamente vazia:
Claro que estes tempos não são com o EVSE portátil que vem incluído com o carro, mas com um ChargeMaster que comprámos no OLX a um Sr. de Corroios.

ChargeMaster HomeCharger J1772
Isto já vai longo e já não sei mais o que escrever. Fica aqui um albúm do Google Photos com estas e outras fotos para verem à vontade.
Qualquer coisa, perguntem à vontade.