Venho partilhar um pouco do meu novo sistema AQS.
Ainda não foi desta que comprei a bomba de calor, o sonho apenas ficou adiado por mais algum tempo até fazer obras profundas cá em casa.
Nessa altura a bomba de calor será para AQS e AQC dimensionada pelo Hynek.
Voltando ao tema, comprei um sistema dos xinos igual ao user labutess mas o meu é de 200l e custou 525€ (estrutura + depósito + 20 tubos vácuo + bomba pressão)
Não é investimento para o futuro mas pelo menos que dure os 2 anos de garantia para que o retorno seja quase o triplo do investido....
Gasto 90€ em bilhas de gás de 6 em 6 semanas o que dá quase 2000€ em gás cada 2 anos.
Ainda estou na fase de instalação mas a coisa até que vai indo e quase de certeza que fica pronto até ao final desta semana

2 fotos do que já está feito
Painel de controlo do AQS onde se pode ver a temperatura da água, nível de água no depósito, aquecimento da água por resistência e outras funções.

Na segunda foto o depósito está montado no chão mas a ideia é elevar o mesmo e colocar sobre o muro à direita.
Já tenho pés para colocar do lado esquerdo à mesma altura do muro.

Vai ser instalado um termoacumulador de 50l com misturadora termostática na garagem que irá guardar água quente para a casa e que por sua vez irá receber água quente do depósito AQS.
Como a distância do AQS até às tubagens de água quente em cada casa é muito longa optamos por instalar o termoacumulador mesmo ao lado das cozinhas e assim minimizar o desperdício de água fria enquanto a quente na chega às torneiras.
Só falta dizer que o termoacumulador nunca irá ser ligado à eletricidade em dias normais mas poderá vir a ser ligado em dias excepcionais sem sol e sem água quente no depósito principal.
Com isto dei mais um passo na minha ideia de ser verde e ajudar o ambiente.