+ Um C0 importado de França

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

+ Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

Agora é a minha vez de começar.

Na sequência do tópico meu outro tópico "Garantia sobre as baterias", vou iniciar/continuar agora o DB do meu CO.

O nome para tópico foi em "homenagem" ao alexjp4, uma vez que a descrição/partilha dos passos que ele deu para a compra e legalização de um C0, levaram-me a tentar também a minha sorte.

Queria também agradecer desde já a todos os membros deste forum e do NissanLeaf que com a partilha das suas experiências tornaram este projecto possível, Obrigado.

Vamos lá...

Conforme já descrevi anteriormente no outro tópico e não querendo me repetir, após ler muitas informações sobre a questão das autonomias e poupanças e outras duvidas que poderia ter com a utilização de um VE, decidi avançar com este projeto que era um sonho já antigo.

1º - Pesquisei durante várias semanas em vários sites franceses de C0's e Ion's, em busca de uma boa oportunidade. Os meus critérios de escolha foram, com poucos km's; com garantia; que custasse menos de 8.000€; e que fosse na zona de Paris. Fui encontrando vária opções, mas verifiquei que as melhores oportunidades desapareciam rapidamente.

2º - Depois de seleccionar várias opções marquei viagem de avião para Paris com alguma antecedência para poupar algum, mas isso tornou-se um pouco angustiante, uma vez que as boas oportunidades iam aparecendo mas desapareciam rapidamente. Entretanto já depois da minha lista feita deparei-me com uma questão (um post de um membro), é que nem todos os carros estão disponíveis para Portugueses (legalização), uma vez que segundo percebi existe vários destes carros que foram usados através de aluguer e que voltaram para o stand sem ter sido transmissão para um particular. Escusado dizer que comecei a ver a minha vida a andar para trás.

3º - Bom com esta nova informação só tinha uma coisa a fazer era telefonar. Após vários contactos através do meu francês algo enferrujado lá encontrei três opções.

4º - No dia 29/01 fui ver 1º a opção para mim mais interessante tendo ficado logo por ali, uma vez que carro parecia estar "normal". Tratava-se de um C0 de jul/2012 com cerca de 15500km que custava 7500€, (para ser um pouco diferente) o carro era de um particular que tinha um stand/oficina da Citroen.

....aguardem as cenas dos próximo capítulos....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por serges »

Os meus parabéns e um grande obrigado por tamanha partilha pois esta ajuda que existe entre este e outros foruns ajuda a desenvolver este conhecimento

Obrigado e agora é aguardar pelos proximo capitulos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Venham as fotos e os próximos capítulos... Já rola por cá?


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

continuando.....

4.1º - Quanto ao pagamento do carro, bem para facilitar e para nada ter surpresas (internet - roaming) levei o dinheiro no bolso para fazer o negócio, o que era para facilitar acabou por dificultar (aselhice), o vendedor pôs logo uma serie de problemas por causa do fisco que não podia receber acima de 2000€ em dinheiro pois teria que justificar a origem e que era uma grande chatice, só podia ser por transferência bancária, mas perante aquele impasse o vendedor deu-me o certificado de matricula, assinamos um papel de compra e venda e ficou combinado de fazer a transferência quando chegasse a Portugal ("porreiro pá"), pois tinha que depositar o dinheiro levantado e transferir o valor acordado. Consegui ainda que fizesse um desconto de 300€, pedi também o CoC mas este já não era oferta e como lá custa 200€ preferi pedir em Portugal que custa 123€.

5º - De regresso a Portugal fiz o pedido do CoC no dia 1 de Fev à Citroen através do "[email protected]", paga-se adiantado 123€ e espera-se cerca de 10 a 15 dias úteis para receber o documento, eu recebi penso que a dia 16 de Fev. Nos entretantos tratei da transportadora (500€) para ir buscar o carro que lá ficou à espera do pagamento e de segundo o vendedor ia também aproveitar para fazer uma revisão.

6º - No dia 21 de Fev à noite recebi o carro, tinha pedido que fizessem a entrega no centro de inspecções mas com os atrasos já não veio no horário de funcionamento. No dia seguinte lá foi fazer a inspecção B que custou 76.64€, ninguém (inspectores) queria pegar no carro para fazer a inspecção era o primeiro que faziam, mas percebi depois que era só por causa do numero do motor que não sabiam onde procurar, passo a explicar, o inspector pediu para abrir o capot observou observou observou, "olhe o motor é lá atrás será que o numero está lá?" disse eu procuramos procuramos e nisto (tipo vicky para quem conhece) tive uma ideia saquei das minhas memórias das leitura dos post's (alexjp4), ponho só um joelho no chão e espreito por baixo do carro e... "será que não é aquele o numero que está na chapinha?" e não é que era mesmo! obrigado alexjp4.

7º - No dia seguinte 23 de Fev, vou ao IMT de Lisboa famoso pelas suas longas filas de espera e tiro a senha B (veiculos) para pedir o numero de homologação nacional, uma vez que o CoC é o internacional, após espera de 1h30 entreguei o modelo 9 do IMT preenchido no centro de inspecções e o COC, informaram-me que o modelo estaria disponível para levantamento dois dias úteis depois e com a atribuição do numero para apresentar na alfandega.

8º - Dois dias depois 27 de Fev, fui buscar o documento ao IMT (não é preciso tirar senha) e logo de seguida desloquei-me à Alfandega. Na Alfandega praticamente não tem fila de espera, tem que se comprar e preencher o impresso DAV (custo 1,6 €) e tirar fotocopia de todos os documentos, nomeadamente, CC; folhas de Inspecção; contrato compra e venda; factura da transportadora e CMR (fornecido pela transportadora); e modelo 9 do IMT, o documento da alfandega fica disponível no dia seguinte.

9º - No dia 1 de Março fui à alfandega buscar o documento já com a atribuição da matricula, seguindo depois para IMT para apresentar este e os outros documentos, tirei senha e fiquei cerca de uma hora à espera, entreguei os documentos e paguei 45 €.

10º - Agora é esperar 4 a 5 e semanas para ir à conservatória para registar o carro em meu nome. Fiz o seguro para poder ir buscar o carro que ficou este tempo todo no centro de inspecção e mandei fazer as matriculas.

Hoje comecei a andar com carro, mas esses relatos ficam para mais tarde....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por MRider »

Muito bom, a isso chama se um faça você mesmo.
Depois se quiser partilhe o valor final do carro incluindo a viagem de avião e todas as despesas inerentes.
Live long and prosper!


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

1º dia de utilização:

Tenho que controlar melhor o pé. A mulher a fim do dia queria ir ainda às compras mas....só três barras e 200m a subir para ir jantar à CP, é melhor não.

Sai de casa com 15 barras, mais AC ligado, algumas acelerações no meio para testar e pé um pouco mais pesado, de facto as barras vão desaparecendo, fiquei um pouco triste com a autonomia (depois de 60 km já só tinha 25 km de autonomia e 200m de acumulado a fazer em subida durante 4km), mas sei que foi o primeiro dia de experiência e com um pé um pouco descontrolado ou ainda não adaptado a este acelerador.

Tenho que adquirir o OBD para melhor noção do soc da bateria.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por RSSilva »

Não se preocupe que depois de uns dias há-de ver que a autonomia "aumenta" Imagem. O carro vai ensinar-lhe a conduzir 🙄
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por MRider »

Com Ac ligado só mesmo para testar hehe.
Como já foi dito com o tempo chega lá.
E valores finais já fez as contas?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por rnlcarlov »

Assim que puder ligar o EvBatMon ao carro dá para ver qual a capacidade real da bateria, e quanta degradação tem. De qualquer forma o indicador de autonomia restante é geralmente conservador.


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

MRider Escreveu: sábado mar 04, 2017 12:34 am Muito bom, a isso chama se um faça você mesmo.
Depois se quiser partilhe o valor final do carro incluindo a viagem de avião e todas as despesas inerentes.
Relativamente ao valor final e em titulo de resumo dos post's anteriores:
- 80€ passagem de Avião
- 0€ de alojamento e carro para andar às voltas e alimentação (tenho uma pessoa amiga lá)
- 7200€ compra
- 500€ Transporte
- 123€ CoC (certificado de conformidade pedido em portugal, em frança custa 200€ online)
- 76.67€ inspecção B
- 1.6€ impresso na alfandega
- 45€ no IMT com a entrega de todo os documentos e mod 9
- 13€ matriculas
- 55€ para registo do carro em meu nome (que ainda falta fazer)
- TOTAL = 8094,27€

NOTA: Como referi não tive despesas de alojamento, alimentação e transporte, mas isso pode variar muito dependendo do numero de dias que lá ficar. É estimar o valor diário 80-100€/dia.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por RSSilva »

Já me apetece fazer igual
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Brutal! Com ajuda por lá fica mais fácil mesmo...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por MRider »

RSSilva Escreveu: terça mar 07, 2017 4:41 pm Já me apetece fazer igual Imagem
Ainda tens de somar 550 euros para chegar a Madeira.
Live long and prosper!


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

RSSilva Escreveu: segunda mar 06, 2017 9:05 pm Não se preocupe que depois de uns dias há-de ver que a autonomia "aumenta" Imagem. O carro vai ensinar-lhe a conduzir 🙄
Já estou a melhorar as autonomias, sem AC sem grandes aceleradelas e o pé mais leve, de facto a autonomia melhora bastante, 58 km feitos ficou com 7 barras e 52 km RR.


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

Tenho verificado no carregamento com evse de 10A que este demora sensivelmente 30 min por cada barra. Como tenho Bi-horário semanal tento programar com um temporizador a carregar à noite o tempo de carga vs numero de barras para chegar às 7:00 totalmente carregado.

Agora pergunto qual a melhor estratégia, devo programar esta carga por excesso? ou seja, deve ficar a carregar até ficar completo antes das 7:00? ou devo programar para quando desligar às 7:00 ainda não ter chegado aos 100%?

Diariamente só uso cerca de 50-60% das barras.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por Mumia »

Aí penso que será conforme a tua necessidade, mas se nunca o levares a 100% haverá um dia que ou o carregas mesmo a 100% ou não terás autonomia suficiente porque nunca carregas totalmente ehehehe

Mas mal não vejo qualquer mal... é como se fores algum sitio e não o carregues a 100% ;) maasss.... haverá por aí gente mais intendida nestes meninos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por rnlcarlov »

De vez em quando convém levar a 100% para ele fazer o balanceamento das células.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por Mumia »

bem lembrado... escapou-me dizer isso eheheheh
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

Já tenho OBDLink LX, consegui emparelhar faz a leitura através do canion mas depois de fazer o trajecto quando paro o canion está com o display sem nada, deve desemparelhar. Tirei o emparelhamento do auto radio para não interferir mas fica na mesma.


Autor do tópico
danielsc73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jan 09, 2017 10:38 am

Re: + Um C0 importado de França

Mensagem por danielsc73 »

Primeiro mês (março) de uso 1200 km feitos, estou muito satisfeito com o carro.

Este mês de Abril vou tentar registar todos os carregamentos em Kwh para calcular os consumos em €/100km para projectar poupanças.

As temperaturas já estão a começar a subir tenho que fazer o mod do arrefecimento do pack.

Responder

Voltar para “Automóveis”