Página 1 de 1

Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: domingo abr 16, 2017 2:45 pm
por supermarte25
Olá a todos :D :D

Estou com um problema nas baterias de uma bicicleta elétrica 48 volts.
Esta é a bicicleta:
Imagem

Esqueci-me dela a carregar e deixou de funcionar. Aconteceu pela segunda vez.
Na primeira vez desmontei as 4 baterias e carreguei-as individualmente a 12V. Depois soldei de ficou a funcionar. Nesta segunda vez, deixei ela parada talvez um ano porque não tive tempo para arranjar e depois foi passando e passando...

Imagem

Imagem

Desmontei e carreguei todas elas. Acontece que ficam normalmente a 11V, mas uma hora depois a tensão é de cerca de 6V. A tensão normal deveria ser de cerca de 12,4 a 12,7V. Parece-me que estão com problemas.


Tendo em conta que é quase certo ter que mudar as baterias, equaciono fazer algumas alterações adicionais, mas tenho algumas dúvidas:

a) Atualmente está limitada a 25Km/h. Gostaria que andasse mais rápido que isto (40 a 50Km/h) É possível programar o controlador?;
b) Para as baterias se danificarem assim, significa que não têm BMS, certo? É possível adicionar a baterias de chumbo BMS?
c) De momento consigo obter baterias de automóveis usadas em bom estado para o que pretendo. A amperagem é superior. No total, deverão ser 4 baterias 12V 40AH ligadas em série, perfazendo 48V 40AH. O Controlador tem a indicação "Combined electric current: 24A. Isto significa que a amperagem máxima suportada pelo controlador são 24AH?

Imagem

Imagem

Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: domingo abr 16, 2017 3:05 pm
por jmlflorencio
Creio que não terá sido a ausência de bms a danificar essas baterias. 1 ano paradas é 'muita fruta'...

As baterias de automóvel também não serão grande escolha, não são projectadas para suportar descargas tão profundas. Mas se forem de borla tudo bem, trocam-se com maior regularidade ;)

Força nisso!

Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: segunda abr 17, 2017 5:17 am
por MVS
Essas 4 baterias estão irremediavelmente comprometidas e podem ser recicladas. Devem pesar algo acima dos 4Kg cada e podes reciclar a 0,75 Eur/Kg.

As baterias seladas ácidas devem ser submetidas a cargas de manutenção mesmo quando o equipamento não é usado de 3 em 3 meses em tempo muito frio e mensalmente no Verão caso o veículo não tenha consumos parasita.

Para aumentar a velocidade da scooter terias de aumentar a tensão do pack de baterias. O controlador do motor, carregador e conversor DC/DC (se a iluminação for a 12V tens de verificar este ponto) teriam de ser substituídos para a nova tensão de trabalho. O motor iria estar sujeito a uma potência superior e aquecer mais. Isto não seria praticável acima dos 70V para esse caso em particular.

A única solução viável seria um pack Li-Ion 18s de 20Ah e 6,5Kg de peso. Terias de gastar cerca de 900 Eur (pack Li-Ion para esses consumos, BMS, novo controlador, carregador e conversor DC/DC).

Só as 5 baterias de Gel para 60V e 20Ah @ 1hr (35Kg) ficariam por mais de 300 Eur e também não tens espaço para elas (e aqui também irias necessitar de novo carregador , controlador do motor e conversor DC/DC).

O controlador do motor já é uma unidade de 24A (1150W) essas baterias de 12V 12Ah não foram feitas para consumos de mais de 7A contínuos e 15A de pico. O BMS para instalações de chumbo está disponível, mantém-te o pack balanceado, evita o overcharge nas baterias de Gel e AGM mas não te resolve os problemas de falta de manutenção regular e consumo excessivo do veículo para umas baterias tão pequenas.

As baterias de automóvel não foram feitas para descargas profundas como já foi dito e o seu peso e volume tornam a sua instalação impraticável de uma forma segura nesse equipamento.

Ah significa a capacidade da bateria ou seja influi directamente na autonomia que terás disponível.

O carregador cheio de pó é também um mau pronuncio do ponto de visto da segurança. Esses equipamentos não têm qualquer grau de protecção contra o pó e humidade.

Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: segunda abr 17, 2017 11:05 pm
por Fidel
Como já foi dito as baterias de automeveis não são solução quanto mais na seja pelo peso. Estares a aumentar o peso (em muito) e queres mais velocidade, esta aqui um pouco de contra censo.
Na minha opinião de vias meter baterias li-ion, sem aumentar a tensão.
Só nesta troca (vai baixar o peso) já ganhas velocidade e como estas células não baixa muito a tensão em andamento tens mais potencia disponível face a essas de gel.
Se passares pelos classificados tem lá o meu tópico de venda de packs desta química (li-ion).

Sent from my A0001 using Tapatalk


Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: terça abr 18, 2017 9:26 am
por MVS
Sim o Fidel tem razão. Essa scooter pode não valer o investimento no aumento de tensão para o objectivo dos 50Km/h.

Uma solução de compromisso será muito mais rentável.

Volto a chamar a atenção para o estado do carregador. Deverá ser aberto, limpo e testado. As primeiras cargas deverão ser acompanhadas para detectar qualquer descontrolo na tensão de saída que no caso de ser grave pode deitar por terra o teu trabalho. Em caso de dúvidas deve ser substituído.

Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: terça abr 18, 2017 9:38 am
por Emanuel Couto
Magnífica ajuda, e espírito de partilha que vemos por aqui, não achas supermarte25 :?:

Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: terça abr 18, 2017 5:39 pm
por supermarte25
Pretendia colocar baterias de automóvel porque seriam efetivamente de graça.
Tendo em conta o que foi partilhado aqui, acham que seria possível pegar no motor, enraiar numa roda de bicicleta e converter uma bicicleta convencional? Tendo em conta o peso mais reduzido, o meu objetivo de velocidade superior seria mais facilmente atingido.

Fidel, se colocar baterias li-on tenho que alterar o controlador, certo?

Obrigada a todos

EDIT: Vou fazer o que recomendaram em relação ao carregador. Não tinha a mínima noção do que me disseram!


Re: Recuperar bicicleta elétrica (do tipo scooter)

Enviado: terça abr 18, 2017 7:37 pm
por MVS
A velocidade máxima eléctrica do motor só depende da tensão de trabalho. O peso da bicicleta é irrelevante em terreno plano do ponto vista da velocidade máxima.

Se mantiveres os 48V nominais 59V max de carga não precisas de mudar mais nada.

O pack de lítio vai manter até menos de meia carga uma tensão muito mais elevada do que as baterias de chumbo, isto aliado ao menor peso e do exposto acima tens uma maior velocidade.

Esquece isso de fazer o lacing da roda para esses motores hub. Nem sabes o sarilho em te ias meter. Been there done that.