AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Responder

Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm
Estado: Desligado

AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por claudiof » quarta nov 28, 2018 2:36 am

Viva,

Como indiquei no título, tenho um sistema de painel solar Termosifao da FERCO e nos últimos dias a válvula de segurança que só abria em dias de muito calor, agora está sempre aberta, esteja a água quente ou fria está sempre a deitar água.

Por outro lado, assim que fecho a água que fornece o painel pára logo de correr.

Para ajudar a festa o instalador fechou e não estou a encontrar nenhum que venha cá rapidamente.

Ideias? Foi a válvula que foi mesmo para a vida?

GoogleAds
Membro
Membro
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: AQS Termosifao válvula de segurança sempre aberta

Mensagem por Quintas2 » quarta nov 28, 2018 9:03 am

Parece que a válvula estragou-se. Mas, antes de a substituíres, roda-a no sentido indicado no manípulo, até a mola dar um estalo e vê se isso resolve o problema. Faz isso algumas vezes. Este procedimento deve ser feito periodicamente para libertar eventuais impurezas ou acumulações de calcário.

As válvulas da Caleffi, por exemplo, têm a seguinte instrução:
"Rodando o manípulo superior pode provocar-se uma descarga manual da água. Este tipo de operação deve efectuar-se periodicamente, para se verificar o bom estado de funcionamento da mola e provocar a eliminação de eventuais impurezas que se alojem junto à vedação da válvula."

Outra hipótese, menos provável, é teres passado a ter uma pressão de água da rede superior ao que tinhas anteriormente, mas deverias notar isso numa torneira qualquer da instalação.
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro

Mensagem por claudiof » quarta nov 28, 2018 10:34 am

Lá consegui encontrar um instalador da mesma marca que tem ficado com os trabalhos desta antiga empresa.

Não consegue vir fazer manutenções antes de Janeiro (??). Disse-me para tirar a válvula que elas estão sempre a berrar e meter um tampão que funciona sem problema (?).

Por medo não segui o conselho dele, retirei a válvula e comprei uma igual numa loja de climatização e lá montei.

Sinceramente a minha dúvida agora é se devo apertar ou não muito aquilo, tenho sempre medo de apertar demasiado pois estamos a apertar directamente no depósito.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas » quarta nov 28, 2018 11:22 am

Uma manutenção simples, todos os anos abres (rodas) e w40 com fartura e ganhas o valor da manutenção

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro

Mensagem por claudiof » quarta nov 28, 2018 11:53 am

Obrigado a todos.

Já agora e aproveitando o tópico.

Que manutenção (por profissionais) devo considerar neste tipo de painel? Anual? 2 em 2 anos?
A única indicação que me deram na altura era que de 5 em 5 anos devia fazer uma "boa" manutenção. Mas que tudo o resto seria na base do "se funciona bem, se aquece bem, deve estar ok".

Por outro lado este instalador agora falava em trocar o glicol anualmente etc... isto faz sentido? (ou algum?)

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas » quarta nov 28, 2018 5:41 pm

claudiof Escreveu: Por outro lado este instalador agora falava em trocar o glicol anualmente etc... isto faz sentido? (ou algum?)
Só se for para lhe manter a porta aberta ... pois o glycol não perde propriedades de forma a ser necessário a sua substituição anual !!!
Toda a forma convém de 2 em 2 anos verificar os níveis e acrescentar se necessário ... nunca substituir !! ( jogar dinheiro fora)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

n4rs
Membro
Membro
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Mensagem por n4rs » quarta nov 28, 2018 6:08 pm

Acontece-me o mesmo com um termoacumulador normal. O problema é por vezes a pressão da rede que pode ser elevada em alguns locais.
Onde moro, volta e meia até me rebentavam os chuveiros.
Troquei a válvula, meti um redutor de pressão após o contador (ou podes colocar o redutor de pressão diretamente antes da válvula se pretenderes reduzir só aí), e problema resolvido, nunca mais tive problemas com as válvulas.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes