DB Leaf 40 PeMiFer

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » sexta out 11, 2019 3:03 pm

Freddy_krueger Escreveu:
segunda out 07, 2019 8:31 am
Tens isso em PSI's...isso equivale a quantos bar?

Eu no verão andei com 2.9 mas entretanto já baixou para os 2.7.... sim, sim, ando sempre com eles bem cheios para poupar nos kw... :)

Este fdsemana senti mesmo inveja dos Teslas e seu PCR da Guarda.... com este PCR no Leaf dava para ter feito os 400km de fdsemana sem levar o diesel... que com 370Kkms até se portou bem (sempre a 110/120kmh em A1, A25 e A23)
Hoje lembrei-me desta pergunta.
Cá está a resposta!
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » sexta out 11, 2019 3:53 pm

Estás como eu então...com eles bem cheinhos para poupar nos kwh (mas arriscamos mais furos tb...).
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » sexta out 11, 2019 5:18 pm

Pois, mas bem cheinhos origina essa falta de aderência, eu não passo dos 2.5Bar.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques » sexta out 11, 2019 5:51 pm

Sem querer interferir com as convicções de alguém, lembrem-se que as pressões recomendadas foram bem calculadas tendo em atenção vários fatores.
Um deles é que a pressão ainda aumenta mais com a temperatura.

E uma pressão demasiado alta reduz significativamente a superfície de contacto...
E aumenta o saltitar em piso irregular.
No caso de pneus bons a poupança de combustivel/energia entre pressão recomendada e pressão elevada é insignificante. Mas a diferença de aderência não é.

Por curiosidade minha, quais são as pressões recomendadas no Leaf?

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » sexta out 11, 2019 6:02 pm

A pressão recomendada é 36 PSI.
Pensei que no DB do Leaf do Wisconsin estava alguma coisa mas não encontrei.
No Leaf do Wisconsin comecei a notar que os pneus estavam a ficar mais gastos nas pontas do que no meio, apesar de andar com a pressão recomendada.
Pelo que, obviamente, passei a andar com pressão acima da recomendada.

EDIT: encontrei! https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 20#p103417


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jfr2006 » sexta out 11, 2019 7:19 pm

A pressão recomendada pelo fabricante automóvel, ao contrário do que muita gente pensa, não é o valor máximo, mas sim o mínimo. O valor máximo é aquele que está especificado no pneu.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques » sexta out 11, 2019 11:56 pm

jfr2006 Escreveu:
sexta out 11, 2019 7:19 pm
A pressão recomendada pelo fabricante automóvel, ao contrário do que muita gente pensa, não é o valor máximo, mas sim o mínimo. O valor máximo é aquele que está especificado no pneu.
Convém não confundir as coisas.
A pressão maxima que está gravada no pneu é a pressão até a qual o fabricante do pneu garante que o pneu aguenta sem rebentar ou deformar.
Mas nunca deverá ser atingida. Muito menos ultrapassada.
Normalmente é na casa dos 50 psi.

Por norma todos os pneus são projetados para usarem pressões abaixo dos 40 psi. E os carros configurados em conformidade.
Sublinho configurados pois é isso que é feito.
As configurações feitas a nivel de alinhamento de roda (camber e caster) em conjunto com peso, amplitude e firmeza de suspensão entre outras coisas, são conjugadas com a pressão dos pneus de forma a conseguir o melhor equilíbrio entre segurança, menor desgaste, economia.
Nestes três objetivos, em alguns carros é sacrificado o desgaste, de forma a garantir melhor resultado dos restantes. Por isso alguns modelos de carro tendem a gastar os pneus de forma um pouco irregular sem que isso seja um defeito, mas sim um compromisso.
Atualmente são usados sofisticados simuladores para otimizar toda a suspensão, onde se inclui, obviamente, a pressão.
Naturalmente que seria muita pretensão da minha parte ignorar toda essa engenharia e alterar essa pressão.

Pensando um pouco, se o aumento de pressão significasse economia de combustível/energia, não seriam os fabricantes de carros os mais interessados em aplicá-lo?
Numa época em que andam a contar décimas de co2...


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques » sábado out 12, 2019 12:27 am

pemifer Escreveu:
sexta out 11, 2019 6:02 pm
A pressão recomendada é 36 PSI.
A mesma pressão para todos e em todas as situações. Achei estranho mas para não estar a fazer perguntas chatas fui a procura do manual na net.
Realmente é assim... nem consideram variações consoante o peso transportado nem entre medidas de pneu diferentes. É sempre 36 psi a frio, como é óbvio.
Eu respeitava.
Também reparei que recomendam a rotação aos 8000 kms. Mas sempre do mesmo lado.
Logo aos 8000 pode evidenciar previsão dum desgaste acentuado a frente.
Eu também respeitaria esta recomendação.


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques » sábado out 12, 2019 12:34 am

Entretanto estive a ver todo o DB.
Gosto bastante do carro nesta cor.
Pela minha parte agradeço a muita informação interessante e útil.
Embora não seja para já, é um dos EVs que me interessa.
(Y)


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jfr2006 » sábado out 12, 2019 8:26 am

APHenriques Escreveu:
jfr2006 Escreveu:
sexta out 11, 2019 7:19 pm
A pressão recomendada pelo fabricante automóvel, ao contrário do que muita gente pensa, não é o valor máximo, mas sim o mínimo. O valor máximo é aquele que está especificado no pneu.
Convém não confundir as coisas.
A pressão maxima que está gravada no pneu é a pressão até a qual o fabricante do pneu garante que o pneu aguenta sem rebentar ou deformar.
Mas nunca deverá ser atingida. Muito menos ultrapassada.
Normalmente é na casa dos 50 psi.

Por norma todos os pneus são projetados para usarem pressões abaixo dos 40 psi. E os carros configurados em conformidade.
Sublinho configurados pois é isso que é feito.
As configurações feitas a nivel de alinhamento de roda (camber e caster) em conjunto com peso, amplitude e firmeza de suspensão entre outras coisas, são conjugadas com a pressão dos pneus de forma a conseguir o melhor equilíbrio entre segurança, menor desgaste, economia.
Nestes três objetivos, em alguns carros é sacrificado o desgaste, de forma a garantir melhor resultado dos restantes. Por isso alguns modelos de carro tendem a gastar os pneus de forma um pouco irregular sem que isso seja um defeito, mas sim um compromisso.
Atualmente são usados sofisticados simuladores para otimizar toda a suspensão, onde se inclui, obviamente, a pressão.
Naturalmente que seria muita pretensão da minha parte ignorar toda essa engenharia e alterar essa pressão.

Pensando um pouco, se o aumento de pressão significasse economia de combustível/energia, não seriam os fabricantes de carros os mais interessados em aplicá-lo?
Numa época em que andam a contar décimas de co2...
Nem me vou prolongar muito no assunto. Acredita no que quiseres e continua no erro que muita gente continua de achar que a pressão indicada no livro do automóvel é a máxima...

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » sábado out 12, 2019 9:51 am

Onde é que ele disse isso? :?
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques » sábado out 12, 2019 12:13 pm

civic Escreveu:
sábado out 12, 2019 9:51 am
Onde é que ele disse isso? :?
Também não percebi. :?

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 9:03 pm

Este fim de semana fiz uma viagem Lisboa - Fátima, deixo aqui os pormenores.
O que tem de interessante uma viagem tão curta?
Não muito!
O mais interessante foi a parte final da viagem em que eu decidi aproveitar o SOC baixo para descarregar a bateria até parar.

À saída de casa estava assim.

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Isto é óbvio mas eu nunca tinha reparado antes. Fica a imagem para os distraídos como eu.
Com 100% de SOC as barras de regeneração são só 2.

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Com 99% de SOC as barras ainda são só 3.

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Com 93% as barras são 5. Infelizmente não reparei qual foi a percentagem em que as barras todas ficaram disponíveis.

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Este é o gráfico da velocidade do troço Lisboa - PCR de Santarém, corresponde a 110km/h no Pro-Pilot.

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Estes são os dados à chegada ao PCR de Santarém

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O carregamento rápido começou bem, a 43kW.

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Acabou a 19kW.

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Parei apenas para tomar um cafézinho e dar um cheirinho de carga ao carro.
A viagem não justifica.
Não percebo como para tomar um simples cafézinho se demora 25 minutos...

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Era assim que estava à saída.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 9:12 pm

À chegada a Fátima estava assim.

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Este era o gráfico da temperatura até Fátima.

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Gráfico das velocidades PCR de Santarém - Fátima.
110km/h no Pro-Pilot.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 10:00 pm

As minhas viagens não correm como planeado.
Tinha planeado carregar outra vez no PCR de Santarém e comecei a viagem a andar à vontade sem preocupações de consumo.
Ao aproximarmo-nos do PCR de Santarém a minha mulher diz-me "Se tivermos autonomia, não pares".
Eu pensei: "Lá dar, dará! Mais vai ser à conta"
Tive de optar por uma velocidade mais moderada.
E realmente o Leaf é um carro que não engana...

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Caso não tivesse reparado no primeiro aviso aparece outro na navegação.

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Entretanto o carro deixa de indicar a autonomia e mostra os famosos ---

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Apesar de não ter mudado o valor do consumo no Leaf Spy (até está mais alto), este diz-me que ainda tenho muitos quilómetros de autonomia.

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Finalmente em casa. Chego com 2% e --- de autonomia.

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Desta vez com um valor de consumo mais perto do real (real 16.3kWh/100km; Leaf Spy 168Wh/km), o Leaf Spy indica ainda 17.8km de autonomia.
Indica ainda 11% de SOC.

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Estas foram as velocidades praticadas, comecei a registar já na A1, lá está o começo mais rápido e depois a moderação.

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Este é o gráfico das temperaturas de toda a viagem
A indicação das horas no gráfico está incorreta.
O salto para cima que se vê foi quando desliguei o Leaf Spy para ir tomar café e voltei no fim do carregamento.
O salto para baixo que se vê foi enquanto o carro esteve parado.

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Estes são os dados desde o carregamento no PCR de Santarém, ida a Fátima e regresso a Lisboa.
A pouca quantidade de quilómetros feita (170km), com 90% deve-se ao fato de, a determinada altura, como referi, ter feito bastantes quilómetros a velocidades altas.


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Esta é a informação da totalidade da viagem.

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Indicador de temperatura um passinho acima de meio.

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O carro diz que serão precisas 18 horas para carregar até 100%

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 10:13 pm

Uma vez que já estava com a bateria tão descarregada porque não aproveitar para saber quais são os limites.
O primeiro limite foi o da tartaruga que apareceu aos 16GIDs.

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Entre os 2% e a tartaruga foram feitos 9km a puxar o máximo!
Com a tartaruga só estão disponíveis 2 traços de aceleração!

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Esta é a mensagem que aparece com a tartaruga.
Quando apareceu a primeira vez não consegui fotografar.

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Finalmente a bateria completamente descarregada.
Como de costume aparece uma mensagem assustadora.

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Afinal descarreguei a bateria ou avariei o carro? Outra mensagem assustadora!

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Paragem total aos 9GIDs, 0.7kWh.
O indicador de autonomia do Leaf Spy acertou!
Reparem no consumo que estava a fazer para gastar o máximo de bateria possível.

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A "malandra" que fez parar o carro foi a célula 32 com 2.822V. All Cells OK!

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Cada célula tem a sua voltagem. Histograma muito diferente do habitual.

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Houve um aquecimento na fase final.
Andar a esticar o carro para descarregar mais depressa aquece a bateria.

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Com aquelas mensagens assustadoras é melhor verificar os DTCs.
Afinal até há 2 erros!

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Cá estão os famosos --- quer na bateria quer na autonomia.
E esta mensagem de tempo de carregamento? (Mais de 24 hr)

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Afinal não são "Mais de 24 horas", 17:08 chegam perfeitamente.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 10:17 pm

Primeiro carregamento a começar imediatamente e a acabar à 1:50 para carregar até 20%. O outro há de ser entre as 4 e as 8.
Começa um bocado fraquinho, só 1584W.

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Eventualmente está tambem a carregar a bateria de 12V, mas estão a entrar cerca de 1900W.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 10:30 pm

Passadas 3 horas vou fazer uma verificação...
Será que os DTCs foram bem limpos? Ou pior, são mesmo erros?
Afinal não há DTCs.

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As voltagens das células estão com ótimo aspecto, todas balanceadinhas.

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Passadas 3 horas as "Mais de 24 horas" já vão em 18:30.

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Agora a potência que entra na bateria já é mais próxima da que entra no carregador.

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O histograma de voltagens voltou ao seu aspecto normal.

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1779W a entrar na bateria, a temperatura já mais baixa, tudo normal.

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O gráfico das temperaturas do dia todo.

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Para fazer contas fui medir a tensão na arrecadação.
Quer dizer que a intensidade do carregamento é 7.91A

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Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar.

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Está quase na hora do carregamento parar... como será que o carregamento está a correr?

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Como programado parou à 1:50.
Será que ficou com os 20%?

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Na mouche!

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 13, 2019 10:33 pm

E no dia seguinte?
Estava assim:

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » quarta out 16, 2019 12:59 pm

...qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?
É uma excelente pergunta para a qual não sei a resposta.
Eis o que fiz para tentar responder.
Peguei no log do Leaf Spy, considerei a voltagem mais alta como 100%, considerei a voltagem mais baixa como 2%, calculei quanto seria 0% (como sabem descarreguei a bateria a 2%) e dividi a voltagem pelo nº de células para assim obter a voltagem média por célula.
Penso que os erros de cálculo não serão muito elevados.
O gráfico que obtive foi o seguinte.

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O ficheiro Excel com os valores em bruto está aqui: https://drive.google.com/open?id=12-_5o ... l9sCehTVhz

Com base nestes dados, a resposta para a pergunta será entre 74% e 78%

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