DB Leaf 40 PeMiFer

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Freddy_krueger
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » quarta out 16, 2019 1:34 pm

Do acima (que não consigo comprovar estar correto pois minhas limitações matemáticas são algumas - para não dizer muitas :p ), depreendo que em vez de limitarmos carregamento do leaf 40 a 80%, se possível devíamos fazê-lo a 70-75% máximo dia-a-dia... Correto?

O que tenho feito é por a carregar meio da noite e quando pego no carro de manhã ainda a carregar e costuma andar pelos 75-85%... costumo sempre fazer logo uns kms e reduzo soc em 8-10%..pelo que me parece aceitável pois carro já ficará parado umas horas apenas com <77%

Nalguns fdsemana é que carrego a 75-85% e depois carro fica parado... tenho de tentar programar vários carregamentos para apenas quando sair estar nestes valores e não desde Sábado até Segunda por exemplo.

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Obrigado pela valiosa info, como sempre!
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » quarta out 16, 2019 3:12 pm

Estarás a referir-te a esta informação que ainda não tinha posto aqui?

Parte de cima do gráfico: carregamentos de 10%, 30% e 50% a acabar em 75%.
No meio, carregamento de 60% a terminar em 85%.
Parte de baixo do gráfico: carregamentos de 75%, 60% e 50% a acabar em 100%.

Do melhor para o pior:
  1. carregamento 10% até 75%
  2. carregamento 30% até 75%
  3. carregamento 50% até 75%
  4. carregamento 60% até 85%
  5. carregamento 50% até 100%
  6. carregamento 60% até 100%
  7. carregamento 75% até 100%
Imagem

https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries


pedrosilva
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pedrosilva » quarta out 16, 2019 5:59 pm

Isso parece-me genérico e não aplicado ao caso do leaf em particular. O BMS pode não mostrar o SoC real deixando sempre uma reserva tanto em cima como em baixo para fazer essa gestão e aumentar a longevidade (nunca deixar ir abaixo de uma certa % ou acima de outra %).


civic
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » quarta out 16, 2019 6:53 pm

Exacto, o SoC é determinado pela tensão das células com uma determinada corrente, nunca seria tão exacto como o sistema nos mostra, mesmo no LS.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » quinta out 17, 2019 9:52 am

pemifer Escreveu:
quarta out 16, 2019 3:12 pm
Estarás a referir-te a esta informação que ainda não tinha posto aqui?
(...)
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
Estava a falar de células ficarem abaixo dos 3,9V - acho que mencionado nesse estudo da baterias... ou teria visto noutro lado?! Já não sei bem..

Hoje lá carreguei 4 horinhas e pouco... de 52-77% SOC...desliguei ficha ainda a carregar e toca de fazer 24kms seguidos baixando dos 70%... all good :)

Como falei antes costumo carregar entre 3 e 4 horas diariamente... ao fdsemana Quinta-Sexta ou Sexta para Sábado ou Sábado-Domingo carrego normalmente para um SOC maior (se precisar)...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » quinta out 17, 2019 9:53 am

Parece-me que o meu post é bastante explicito e aplica-se a baterias de lítio.
Se a percentagem que se lê no Leaf Spy, ou no carro, é exata, ou não, não é relevante para a informação partilhada.
O importante a reter é que:
  • carregamentos mais pequenos estragam menos a bateria
  • carregamentos do mesmo tamanho em SOCs mais baixos estragam menos a bateria
  • carregamentos pequenos com SOCs baixos é o que estraga menos a bateria


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » quinta out 17, 2019 2:04 pm

Em socs intermedios mais correto... Ideal do que li é e o mais perto dos 50/60%...nem muito alto soc nem muito baixo... Claro que quando se precisa de mais bateria deve - se puxar por ela até para a exercitar

Penso eu de que
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » quinta out 17, 2019 2:53 pm

Freddy_krueger Escreveu:
quinta out 17, 2019 2:04 pm
Em socs intermedios mais correto... Ideal do que li é e o mais perto dos 50/60%...nem muito alto soc nem muito baixo... Claro que quando se precisa de mais bateria deve - se puxar por ela até para a exercitar

Penso eu de que
Exatamente!
É como eu faço, ando com SOC a rondar os 60%, 70% e ao fim de semana, se for sair, carrego até 100%. Até para balancear as células.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » sábado out 26, 2019 10:18 pm

Isto das baterias... é um STRESS!!
Esqueci-me de por a carregar durante a noite.
Claro que saí de manhã já preocupado...
Dará?
Não dará?
A preocupação continuou durante toda a manhã...
Fui pondo a carregar sempre que tive oportunidade...
A coisa lá se aguentou...
No regresso, sempre, sempre preocupado se a bateria chegaria ou não...
Dispensava bem esta ansiedade...
Mas, afinal, tudo acabou bem!
Cheguei com 28%!
73116194_746951269061504_5301340230089965568_n.jpg

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo out 27, 2019 4:26 pm

Fiz um resumo em imagens dos meus carregamentos a 100%.
20191027 autonomias.jpg
20191027 autonomias.jpg (63.19 KiB) Visto 155 vezes
20191027 capacidades.png
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » domingo out 27, 2019 9:05 pm

Por isso não ligo ao GOM... No leaf 40 faço assim:
Soc X 2 = kms disponíveis.. Não me tem deixado ficar mal..
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo nov 03, 2019 8:45 pm

Mais um mês mais uns gráficos...
Uma novidade: um gráfico mensal com kms e SOH.

Gráfico diário: a bolinha assinala o dia em que descarreguei a bateria até parar o carro.
SOH AHr Hx diário.png

Gráfico mensal. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
SOH AHr Hx Mensal.png

Gráfico mensal de km e SOH. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
A escala de SOH está invertida para que se possa fazer uma comparação.
SOH km Mensal.png

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » domingo nov 03, 2019 8:46 pm

Decidi refazer o gráfico dos quilómetros para aproximar a linha dos quilómetros à linha do SOH.
O gráfico mostra (valores aproximados):
  • nos primeiros 12 meses: 15000km, perda de 5% de SOH
  • nos 8 meses seguintes: 15000km, perda de 3% de SOH
SOH km Mensal 2.png


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » segunda nov 04, 2019 9:20 am

Muito bem... carro parece andar bem :)
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » quinta nov 07, 2019 12:25 pm

Mais um gráfico, desta vez a comparação possível entre o TA (de 2013 com bateria mk1) e o VU (de 2018).
Os dados de partida do TA, digamos assim, os dados zero, são 58265km e 84% de SOH.
O TA quando chegou tinha 99% de SOH, que manteve até eu começar a utilizá-lo, mas que baixou para 84% em cerca de 2 semanas de utilização.
Esses dados não foram utilizados no gráfico.
Dados do TA a cinzento, que é a cor dele, dados do VU a verde, que é a cor dele.
SOH km Mensal - Comparação.png
Acho demasiado semelhante a degradação da bateria 24kWh mk1 com a degradação da bateria 40kWh.


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger » sexta nov 08, 2019 9:57 am

É porque provavelmente o programador que fez o software que calcula o SOH em ambos os modelos seja o mesmo e usou muitas coisas comuns... ou isso ou Nissan acertou em cheio logo no mk1 na medição de SOH...hummm

Se bem que bateria do 40kwh parece-me estar-se a aguentar melhor depois daquela sempre crítica fase inicial... mas ainda pouco perceptível... claro que agora com temperaturas mais baixas é capaz de dar um saltito (predução soh)...vamos ver... ontem e hoje já notei maior consumo no percurso habitual... o frio não perdoa..
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