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BOMBAS PARTIDAS EM VÁRIOS CARROS....
Enviado: quarta fev 28, 2007 3:33 pm
por Fry
caros amigos
numa deslocação a uma oficina aqui da zona representante da car bosch service o chefe responsável relatou-me um acréscimo de reparações das bi de vários carros que usaram ovd em percentagens elevadas. nem tudo é mau para todos e eles esfregam as mão de contentes
Enviado: quarta fev 28, 2007 4:02 pm
por Sa
boas
afinal as bosh tambem partem. só é pena que esses nao coloquem aqui a sua má experiencia, seria interessante para o desenvolvimento deste forum. quem chega agora aqui parte do principio que tudo é uma maravilha e vai dai ovd com força. dá a sensaçao que as bosh sao indestrutiveis. comigo ia acontecendo o mesmo se nao fosse alertado a tempo pelo padrinho . ja tinha o oleo e tudo. na maior parte das vezes a preguiça de ler o que esta para tráz pode ser fatal. ia acontecendo comigo (r19 1.9d c/ bi lucas)
já agora propunha um tópico principal sobre problemas e o custo das suas reparações. é que nao sei se já repararao estamos a ficar com um pouco de má fama.
Enviado: quinta mar 01, 2007 11:42 am
por barbas
tenho ideia de se ter afirmado que bomba bosh máximo 50% de ovd
nem 50% aguentam?
ou o pessoal anda a abusar?
barbas
Enviado: quinta mar 01, 2007 1:04 pm
por Fry
o problema é que o pessoal mete 20% e se aguenta 20% também aguenta 30% .... depois aguenta 40%....60%.....ainda aguenta bem 80% e tungas lá foi o burro o problema é que quando partem a bi ninguém vem aqui relatar e o forum disso não tem estatisticas
Enviado: quinta mar 01, 2007 1:28 pm
por hynek
há pessoas que me telefonam a afirmar que andam a ov100, sem qualquer problema, algumas há anos.
quem quiser arriscar, é à própria responsabilidade, claro. cada um faz o que entende.
uma pessoa já me relatou as experiências de uma pessoa conhecida. anda também a ov100. quando parte a bi, mete outra e continua a ov100. há gente que nunca aprende.
Enviado: quinta mar 01, 2007 3:58 pm
por orbis
ignoram conceitos como stress e fadiga dos materiais. o facto de funcionar bem não quer dizer que o material não esteja a sofrer e mais tarde ou mais cedo vai ceder.
Enviado: quinta mar 01, 2007 8:09 pm
por jossef
boas conheço pessoalmente uma pessoa q tem um land rover disco q anda á mais de um ano a 100ovd sem qualquer tipo de problemas.
Enviado: quinta mar 01, 2007 8:29 pm
por hynek
não acredito que anda sem qualquer tipo de problemas. ainda não deu por eles - é mais correcto dizer. eu, com mesmo tipo de carro, já fiz esta experiência. poucos km. depois desmontei os injectores e vi o que estava a acontecer. nunca mais voltei experimentar.
isso de não ter problemas é temporário. mais cedo ou mais tarde aparece tudo. não te iludes. houve já bastante pesquisa neste sentido, todas as conclusões apontam no sentido de ser prejudicial andar sem quaisquer adaptação. porque armar-se em esperto e arriscar? não me parece muito inteligente.
Enviado: sexta mar 02, 2007 10:13 am
por Biod
mesmo em % pequenas sem kit, a vida util do motor é reduzida?
Enviado: sexta mar 02, 2007 10:56 am
por orbis
o problema não é o motor mas a bomba injectora. presumo que com pequenas percentagens, não haja problema, a questão é: o que consideras pequena?
Enviado: sexta mar 02, 2007 1:57 pm
por hynek
biod Escreveu:mesmo em % pequenas sem kit, a vida util do motor é reduzida?
se for até 30%, julgo que não é prejudicial, até diria que é benéfico. melhora a lubrificação da bi. a queima é suficiente, até melhora. as emissões melhoram.
Enviado: sexta mar 02, 2007 2:09 pm
por hynek
orbis Escreveu:o problema não é o motor mas a bomba injectora. presumo que com pequenas percentagens, não haja problema, a questão é: o que consideras pequena?
claro que o problema é a bi, mas não só. maiores percentagens sem kit já é mais difícil queimar. aumenta a produção da acroleína, o motor, injectores, óleo do motor, sofrem.
quem não acredita, experimente tirar os injectores e ver o estado deles. igual está a câmara de combustão, pistão, segmentos, válvulas, etc. é só questão de tempo. além disso o ov mal queimado passa para o óleo do motor, com ajuda do calor forma polímeros (gomas, coágulos) que começam a entupir os canais de lubrificação. a consequência é óbvia - motor gripado. por isso, mesmo com os kit's, é aconselhável a mudança do óleo do motor com mais frequência, até em metade do período normal.
Enviado: sexta mar 02, 2007 7:59 pm
por Infernal_Cruiser
eu tive um umm alter turbo e quando tomei conhecimento d ovd comecei c uma pequena mistura, sem kit. tudo bem.
fui aumentando a mistura até 100%, sem kit. tudo bem.
devo ter feito uns 10.000 kms a ovd sem nunca ter trocado o filtro nem o óleo d motor.
nunca tive problemas c o óleo a n ser quando ligava-o quando estava frio, tinha k manter uma ligeira aceleração senão ele ia abaixo, quando aquecia, era como se nada fosse.
ele tinha um permutador d calor no filtro por isso nunca tive problemas.
entretanto troquei o umm por um toyota bj73 mas aquele c motor vm c bomba injectora d bosh.
comecei c mistura como fiz c o umm até chegar aos 100%.
devo ter feito uns 1.000 kms e dp a bomba injectora foi-se.
tirei a bomba e fui a uma casa d bosh em faro e lá abriram e era a cabeça d bomba partida.
600€ pra uma cabeça nova, 1600€ custava ela nova na toyota.
quando meti a bomba já arranjada tive medo d meter óleo outra vez mas como o meu jipe tem a bomba e debitar mais gasóleo (14l/100 a conduzir como uma velhinha) voltei a meter mistura 70/30, algumas vezes foi 50/50.
agora meto 100% ovd, tenho um kit d 2 depósitos.
Enviado: sábado mar 03, 2007 7:11 am
por Fry
finalmente alguém dá a cara
mas há mais.... não têm coragem de assumir erros.
boa sorte com o kit.
abraço
Enviado: sábado mar 03, 2007 7:33 pm
por Infernal_Cruiser
agora posso partir outra bi.
já comprei outro motor igual ao meu.
Enviado: sábado mar 03, 2007 7:48 pm
por Fry
força vamos fazer um campeonato para ver quem parte mais bombas
Enviado: sábado mar 03, 2007 7:51 pm
por orbis
isto está a ficar ridículo.