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Biodiesel e caldeira de aquecimento a Gasóleo.

Enviado: quinta mar 01, 2007 5:36 pm
por mnunespt
alguem sabe me dizer se é possivel utilizar biodiesel em substituição do gasóleo nas caldeiras de aquecimento?

se sim, em que percentagens? é possivel utilizar bd 100 ?

grato,

marco.

Enviado: quinta mar 01, 2007 5:48 pm
por Fry
claro. nem precisas meter mais de 15% de metanol. funciona na mesma.

Enviado: quinta mar 01, 2007 6:15 pm
por hynek
por acaso já fiz essa experiência. o problema é que o ponto de inflamação do bd é mais alto, a caldeira tem dificuldades em arrancar. depois, quando aquecida, trabalha bem.

para melhorar o arranque e a queima, mesmo com o gasóleo de aquecimento, foi-me aconselhada a adição de 5% da gasolina bp ultimate (especificamente esta). por isso vou experimentar.

já experimentei o ov até 70%, aquecido e com 5% da gasolina 95. com maiores percentagens não arrancava.

julgo que bd pode ser misturado nestas percentagens também.

Enviado: quinta mar 01, 2007 6:30 pm
por mnunespt
obrigado

Enviado: sábado mar 03, 2007 1:03 am
por mtavares
ola boa noite

mas vale a pena meter bio na caldeira de aquecimento !

ja comprei gasoleo de aquecimento a 0,50€ o litro. se era bom ou nao !! nao faço ideia..

já agora, e se pré aquecerem o bio antes de queimar na caldeira, provávelmente, na pulverização vamos ter gotinhas mais minusculas que ardem melhor.

abraço
mtavares

Enviado: sábado mar 03, 2007 10:28 am
por hynek
mtavares Escreveu:ola boa noite

mas vale a pena meter bio na caldeira de aquecimento !

ja comprei gasoleo de aquecimento a 0,50€ o litro. se era bom ou nao !! nao faço ideia..

já agora, e se pré aquecerem o bio antes de queimar na caldeira, provávelmente, na pulverização vamos ter gotinhas mais minusculas que ardem melhor.

abraço
mtavares
ao experimentar bd, também aqueci. o arranque não melhorou muito. tive de adicionar gasolina.

Enviado: domingo mar 04, 2007 10:35 pm
por Ferra
boas.
como não conheço os sistemas usados nas caldeiras vou apenas sugerir uma ideia.
se como foi sugerido por outro user o que faz incendiar o gasoleo é o facto de este ser pulverizado sobre uma superficie quente (imagino que seja algo parecido com as velas de pré aquecimento de alguns carros a gasóleo) se calhar o mais simples seria subir a temperatura da mesma, claro que isto iria originar uma menor vida util da mesma. certo?
se como imagino o bd é basicamente ovd sem glicerina e como esta é depois posteriormente queimada (pacotes de leite vazios entre outras opções), que tal evitar todas as operações de produção de bd e queimar o ov directamente na caldeira no caso de se conseguir elevar a temperatura da fonte de ignição? ou a glicerina irá originar mts estragos? é que como o tipo de injecção e precisão do sistema de injecção é mt diferente dos carros, o facto de o ov ser mais "grosso" do que o gasóleo não irá fazer muita diferença, ou irá?

Enviado: domingo mar 04, 2007 10:53 pm
por mtavares
ola boa noite!

a paginas tantas... existe algum componente no gasoleo de queima para este explodir melhor, tipo o chumbo da gasolina..

nem tudo é linear... deve estar escrito em algum lado isso.

ab
mtavares

Enviado: domingo mar 04, 2007 10:56 pm
por orbis
o gasóleo não explode nos motores, quem faz isso é a gasolina. os motores a gasolina são conhecidos também por motores de explosão enquanto os diesel....por combustão interna.

Enviado: segunda mar 05, 2007 9:59 pm
por Ferra
o chumbo (agora substituido por aditivos por causa da poluição) serve para permitir elevar-se a compressão sem que haja detonação e permite tambem alguma lubrificação das sede das valvulas. foi uma coisa mt debatida aquando da substituição do mesmo.
se o gáseole possui algum aditivo para arder melhor não sei...

Enviado: segunda mar 05, 2007 10:06 pm
por orbis
o chumbo não foi substituído por causa da poluição mas porque lixava os catalisadores dos popós a gasosa ao reagir com os metais nobres que entram na sua composição. mas como os catalisadores existem por causa da poluição...indirectamente tens razão.
parece que os aditivos usados para substituir o chumbo são bem piores para o ambiente. felizmente que já muitos poucos carros usam isso.

Enviado: segunda mar 05, 2007 11:59 pm
por escalavardo
orbis Escreveu:parece que os aditivos usados para substituir o chumbo são bem piores para o ambiente. felizmente que já muitos poucos carros usam isso.
o que serviu para substituir o chumbo na gasolina foi o mtb (methyl tert-butyl) e sem dúvida é muito pior para o ambiente, principalmente para a água, pois é extremamente solúvel. a sua remoção também é bastante dificil e dispendiosa.

quanto a poucos carros usarem isso, não é verdade, pois o mtb ainda é bastante utilizado em todas as gasolinas, logo todos os carros a gasolina o usam.

Enviado: sábado mar 10, 2007 10:22 pm
por purify
1º post..

boas a todos!

queria começar por dizer que o mtbe e outros oxigenados como etbe (que é produzido actualmente na refinaria em sines) servem para aumentar o nº de octanas mas também aumentam a razão de oxigenio para melhorar a combustão.
apesar de se infiltrar no solo e ser dificil de remover da água (o mtbe é perceptivel na água de beber mesmo em quantidades muito pequenas), o mtbe é muito menos toxico que os aditivos com chumbo. porque será que o chumbo foi banido em praticamente todo o mundo e o mtbe/etbe/tame são usados por toda a europa?

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Enviado: sábado mar 10, 2007 11:57 pm
por escalavardo
porque o mtbe é um aditivo que causa poluição que não é visivel, ou que afecta poucas pessoas de cada vez que se regista um acidente.. aliás, é muito dificil detectar uma fuga de mtbe.

já os aditivos de chumbo, quando eram usados, afectavam directamente muitas pessoas, e por isso foi banido.

é o velho ditado: "longe da vista, longe do coração"

Enviado: domingo mar 11, 2007 12:29 am
por purify
o mtbe é praticamente consumido na combustão.
só há perigo nos derrames de gasolina ou nos depositos que armazenam os aditivos.

os aditivos com chumbo permitem retardar a combustão até esta se dar de uma só vez.. mas não se transforma em co2 e h2o como os outros aditivos.. o chumbo pb é um metal e continua a sê-lo quando sai do motor e imagino o que é enalar um metal durante muito tempo!

não quero dizer que os novos aditivos não fazem mal, mas tenho a certeza que são melhores que os que tinham chumbo. se calhar andamos mais descansados que os eua porque este assunto não é tão estudado..

os novos aditivos também deviam ser banidos mas, mal por mal, fico pelo mal menor.

Enviado: domingo mar 11, 2007 7:07 pm
por escalavardo
sem dúvida, o mal menor é sempre preferível. só não queria que passasse a ideia que o mtbe é algo muito bom e amigo de nós todos..

Enviado: domingo mar 11, 2007 8:25 pm
por purify
só é amigo de quem o produz $$

estes aditivos são como os aditivos alimentares, melhoram o produto mas não quer dizer que sejam perfeitos. o mtbe ao melhorar a combustão diminui a emissão de compostos que não foram queimados, que é uma boa caracteristica. se os carros andassem a 100%petrod a efeciência seria menor e as emissões seriam muito maiores. e ainda há muito que fazer para melhorar a efeciencia dos motores.

também já tenho lido coisas a falar mal do biodiesel, e aceito que este não é perfeito mas todos concordamos que são mais as vantagens.

Enviado: segunda mar 12, 2007 12:09 am
por MaDiNfO
o chumbo ainda pode ser/é utilizado no jetfuel

Enviado: segunda mar 12, 2007 12:25 pm
por purify
pelos vistos é usado porque o querosene têm um nº de octanas muito baixo ~25 mas não é usado em todos os jetfuel! é também usado em corridas de automobilismo.
é mau saber que este chumbo está a ser espalhado pelo globo (em peguenas quantidades), mas também não queremos ver aviões a cair por falta de potência.

Enviado: sexta mar 16, 2007 7:30 pm
por Ferra
bom e com isto tudo fiquei sem saber se elevando a temperatura para ignição do biodiesel a caldeira funcionava...