Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Responder

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Estado: Desligado

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt » quarta fev 12, 2020 10:03 am

Em jeito de curiosidade comento que é muito difícil reunir consensos de interesses, e tentar-se levar uma causa avante.
Em cerca de 1 mês a petição acima só conseguiu reunir 30 participantes. Se o objetivo seria chegar a 4000 para pelo menos ser falado na meia bola, ficou muito aquém.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 » quarta fev 12, 2020 10:37 pm

Freddy_krueger Escreveu:
terça jan 28, 2020 3:51 pm
Só por curiosidade... alguém sabe quando vai ser possível ter mais de 6 paineis apenas com a comunicação via serup do instalador... e já agora eu já tenho 6 paineis... posso expandir... ou tenho de cancelar os 6 e no caso de instalar outros 6 paineis, passar a declarar 12? enfim... era só para saber... estava a pensar investir em mais uns paineis e quem sabe umas baterias para reduzir custo energia noturno.
O limite não é a quantidade de paineis mas sim a potência total dos mesmos.
Esses paineis são para quê?
Se for como na microprodução é só comunicares o aumento de potência, se for para consumo estás é limitado a potência instalada, que penso que agora foi alterada.

Freddy_krueger
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger » quinta fev 13, 2020 8:31 am

alexjp4 Escreveu:
quarta fev 12, 2020 10:37 pm
Se for como na microprodução é só comunicares o aumento de potência, se for para consumo estás é limitado a potência instalada, que penso que agora foi alterada.
Pois... eu sei que limite era 1500w mas tb sei que normalmente se intala 6 paineis de +250w e só se declara os 1500w... não percebo como fazem, mas fazem...

A ideia pode ser continuar a ser autoconsumo (se colocar baterias ou comprar 2º carro elétrico) ou dependendo da legislação eventualmente vender excesso... não está ainda nada muito claro para consumidor.
"Freddy Krueger"
Fotovoltaico: 6 Paineis Autoconsumo
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod » sexta fev 14, 2020 3:22 pm

rocker_pt Escreveu:
quarta fev 12, 2020 10:03 am
Em jeito de curiosidade comento que é muito difícil reunir consensos de interesses, e tentar-se levar uma causa avante.
Em cerca de 1 mês a petição acima só conseguiu reunir 30 participantes. Se o objetivo seria chegar a 4000 para pelo menos ser falado na meia bola, ficou muito aquém.
eu partilhei nas redes sociais mas poucos ou nenhuns amigos têm kits de autoconsumo, este assunto passa-lhes ao lado.

Aqui o forum, desconfio que só uns 20 constumam participar nele regularmente..

Enviei para o grupo parlamentar do PAN e não tive resposta

n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Mensagem por n4rs » sexta fev 14, 2020 6:04 pm

Ainda neste tópico, e corrijam-me se estou errado.
Tendo em conta este novo enquadramento, para instalações de autoconsumo de 350W até 4kw, é sempre preferível registar como nova UPAC (e desta forma vendo o excedente à rede), do que como MCP (assim ofereço o que injeto na rede), desde que já tenha um contador dos novos da EDP, pois assim não tenho quaisquer custos extra (Portaria n.º 16/2020 indica que até 30kw o Registo de UPAC com injeção na RESP é isento de taxa).

Não vejo outros custos ou obrigações extra que não tenha já com MCP.

Estou correto?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt » sexta fev 14, 2020 9:05 pm

Biod Escreveu:
sexta fev 14, 2020 3:22 pm
Enviei para o grupo parlamentar do PAN e não tive resposta
E eu enviei para todos os grupos parlamentares pequenos, enviei mensagem para algumas organizações ambientais que encontrei, e por fim coloquei no fb. Resposta de um fb user foi que o o link da petição poderia ter virus...
É um burro a tentar empurrar a carroça para a frente e 10 para trás. Assim é muito difícil fazer alguma coisa se nós nunca nos organizamos numa só voz
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”