Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Responder

Autor do tópico
jpr
Novo membro
Novo membro
Registado: terça ago 13, 2019 2:43 pm
Estado: Desligado

Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por jpr » quarta ago 14, 2019 9:51 am

Bom dia,

Esta é a minha primeira participação, embora tenha passado os últimos dias neste fórum a ler com muito interesse e a aprender sobre o mundo dos VE, que é novo para mim.

Todos os dias faço uma deslocação de cerca de 200km (ida e volta) para o trabalho em Lisboa, maioritariamente em transportes públicos, o que tem um impacto considerável na minha qualidade de vida pelo facto de perder 4 horas do dia em deslocações.

A alternativa de utilizar o meu veículo a gasóleo diáriamente está fora de questão pelos valores implicados ( cerca de 7l/100km + 10€ portagens é fazer as contas).

Dada a autonomia baixa dos VE até agora, cheguei a considerar um híbrido, que não será tão económico, mas com a chegada de novos modelos com maior autonomia ( como o Zoe de 2020) levam-me a repensar a opção VE.

Sendo que os 200km serão feitos essencialmente em autoestrada sinuosa (A8) espero um consumo um pouco superior pelo que 300-400 kms de autonomia deixa-me mais confortável para poder carregar apenas em casa, onde tenho box para carro pequeno.

Estou a considerar adquirir um até ao final do ano / início de 2020.

Sendo que nem a minha carteira, nem a minha garagem, conseguem comportar um Tesla , qual a vossa sugestão de VE (ou outro), considerando a oferta atual e o que está para vir?

Obrigado pela ajuda!

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por t3lmo » quarta ago 14, 2019 10:30 am

Para esse tipo de requisitos:
- 200 km em AE;
- sem carregamentos intermédios;
- com margem para o inverno;
- uso de AC ou aquecimento (para viagens longas)
- necessidade de muita eficiência (em AE)
- 300-400 kms de autonomia

Aconselho a gama da Hyundai: Kauai Electric 64 kWh ou o (futuro) Ioniq Electric 64 kWh, com autonomias de 450 km reais (ou 350 a 120 km/h) e consumos de ~13 kWh/100.
Com um PVP superior está o Tesla Model 3 que terá resultados semelhantes mas um pouco mais de consumo.

Não aconselho:
- Zoe ZE40 pois é pouco eficiente em AE (fará uns 200 km em AE sem margem de manobra). Pode ser que o novo venha melhor;
- Leaf (2.0 ou 3.0) pois sem refrigeração ativa das baterias é uma roleta russa em AE para fazer 200 km seguidos se necessário;
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 60.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 51.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 40.000km

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 » quinta ago 15, 2019 11:38 pm

Vêm aí muitos veículos eléctricos com 50kwh, com capacidade para fazer esses 200kms a 120kmh, Opel, Peugeot, VW, Citroen, Etc... O conjunto (Bateria, Motor e possibilidade de carga) dos carros do grupo PSA são muito interessantes e estarão aí em 19/20.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

APHenriques
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Mensagem por APHenriques » sexta ago 16, 2019 11:06 am

Eu sou contra a utilização veículos particulares nas viagens de rotina para Lisboa.
A cidade está atulhada de veículos. Mesmo os elétricos ocupam espaço.

Não sabendo qual o ponto de partida, mas sendo o percurso pela A8, implicará certamente passar por Torres Vedras... Onde existe uma linha de autocarros pela AE diretos ao Campo Grande...
Seria possível usar um EV até Torres Vedras?
Nesse caso não seria necessária tanta autonomia ... talvez até um Zoe original.

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Mensagem por pedrosilva » sexta ago 16, 2019 12:05 pm

Um EV quanto mais anda mais compensa vs combustível.

Eu concordo que devia haver menos carros nas cidades especialmente por causa da poluição do ar e auditiva, problema que o EV não tem.

Para entrarem menos carros na cidade devia haver mais e melhores transportes públicos, sendo o problema em causa na A8/zona Oeste não há dúvida que o transporte ferroviário está muito mal aproveitado nesta zona.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”