Renault zoe 22kw
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm
Renault zoe 22kw
Olá malta,
Hoje foi dia de levantar o meu primeiro automóvel eléctrico e começar logo com uma viagem Lisboa / Porto, ainda por cima com o mau tempo que se fazia e faz sentir.
O menino é um Renault Zoe, branco, de Dezembro de 2015, com 15.000 km e baterias proprias.
Para uma viagem inaugural, portou-se muito bem. Rola bem, trava bem, acelera bem e tem uma autonomia engraçada para um veículo citadino. Para uma viagem destas, está no limite do aceitável.
Na autoestrada Lisboa / Porto, em todas as áreas de serviço, existe um posto de carregamento...só mesmo 1. Conseguem no maximo carregar 2 carros, desde que a "tomada" seja diferente. Tive que parar 2 vezes, mais ou menos 50 minutos de cada vez para carregar até 99% e sempre como margem de segurança, autonomia suficiente para chegar a próxima área de serviço, caso fosse necessario. Para uma primeira viagem, impecavel. Nada de ansiedade e ainda cheguei a casa com autonomia para 70km. A última vez que carreguei foi na mealhada.
Não houve fotos, devido ao tempo horrível.
Está a carregar na garagem, sem problemas.
P.S. Obrigado Sergio Relvas, sem ti, o menino tinha que vir de camião.
...continua.
Luis Costa.
Hoje foi dia de levantar o meu primeiro automóvel eléctrico e começar logo com uma viagem Lisboa / Porto, ainda por cima com o mau tempo que se fazia e faz sentir.
O menino é um Renault Zoe, branco, de Dezembro de 2015, com 15.000 km e baterias proprias.
Para uma viagem inaugural, portou-se muito bem. Rola bem, trava bem, acelera bem e tem uma autonomia engraçada para um veículo citadino. Para uma viagem destas, está no limite do aceitável.
Na autoestrada Lisboa / Porto, em todas as áreas de serviço, existe um posto de carregamento...só mesmo 1. Conseguem no maximo carregar 2 carros, desde que a "tomada" seja diferente. Tive que parar 2 vezes, mais ou menos 50 minutos de cada vez para carregar até 99% e sempre como margem de segurança, autonomia suficiente para chegar a próxima área de serviço, caso fosse necessario. Para uma primeira viagem, impecavel. Nada de ansiedade e ainda cheguei a casa com autonomia para 70km. A última vez que carreguei foi na mealhada.
Não houve fotos, devido ao tempo horrível.
Está a carregar na garagem, sem problemas.
P.S. Obrigado Sergio Relvas, sem ti, o menino tinha que vir de camião.
...continua.
Luis Costa.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: Renault zoe 22kw
Muitos parabéns pela carro... desejo muitos e bons kms.
Isso é que foi um começo em grande.
Esses postos que usaste tem CCS2 a 50kW e tem a CHAdeMO também a 50kW e uma Type2 a 43kW
Se tiver um carro na CHAdeMO não podes usar a CCS2.
Mas o Zoe tem a vantagem de carregar a 22kW na Type 2 e alguns também a 43kW
Pelo que parece seram mesmo os unicos que conseguem usar em pleno os PCN de 22kW.
Qual foi a tomada que usaste e sabes se o teu dá 43kW na Type 2 ?
Isso é que foi um começo em grande.
Esses postos que usaste tem CCS2 a 50kW e tem a CHAdeMO também a 50kW e uma Type2 a 43kW
Se tiver um carro na CHAdeMO não podes usar a CCS2.
Mas o Zoe tem a vantagem de carregar a 22kW na Type 2 e alguns também a 43kW
Pelo que parece seram mesmo os unicos que conseguem usar em pleno os PCN de 22kW.
Qual foi a tomada que usaste e sabes se o teu dá 43kW na Type 2 ?
-
Ola APHenriques,
Obrigado.
Usei a tipe 2 de 43kw. Na mealhada estava um Hyundai a usar uma tomada e eu utilizei sem sobresaltos a do zoe. Devido a chuva, não deu para estar a ver e a fotografar o carregamento e ecrã do carregador mas no carregamento junto do Hyundai foi bem mais lento do que o primeiro em Leiria e sozinho.
Penso que devido ao ano, o meu carregador deve ser 22kw, depois confirmo.
Luís Costa.
Obrigado.
Usei a tipe 2 de 43kw. Na mealhada estava um Hyundai a usar uma tomada e eu utilizei sem sobresaltos a do zoe. Devido a chuva, não deu para estar a ver e a fotografar o carregamento e ecrã do carregador mas no carregamento junto do Hyundai foi bem mais lento do que o primeiro em Leiria e sozinho.
Penso que devido ao ano, o meu carregador deve ser 22kw, depois confirmo.
Luís Costa.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Parabéns pela máquina!
Com uma viagem inaugural dessas todas as viagens se tornarão fáceis!
Atenção que nem todos os PCR permitem carregamento AC e DC em simultâneo, só alguns!
Com uma viagem inaugural dessas todas as viagens se tornarão fáceis!
Atenção que nem todos os PCR permitem carregamento AC e DC em simultâneo, só alguns!
-
- Membro Silver
Tenho acompanhado a evolução dos preços dos postos públicos. E partilho aqui num tópico de forma a alertar para preços muito elevados.
Só que baseio-me apenas nas tabelas e simulador.
O posto de Leiria é da Propel-Cepsa, o que segundo a tabela é dos mais caros.
Se puderes gostava que partilhasses os valores pagos nestes postos.
O problema é que são pagos por tempo. Seria justo que ligados a Type2 o preço tivesse algum desconto... mas pelo que parece não tem.
Pela tabela, 50min em Leiria teria custado perto de 13.00 euros.
Já na Mealhada tem um melhor OPC e supostamente o mesmo custará 9.50 euros.
confirmas?
Só que baseio-me apenas nas tabelas e simulador.
O posto de Leiria é da Propel-Cepsa, o que segundo a tabela é dos mais caros.
Se puderes gostava que partilhasses os valores pagos nestes postos.
O problema é que são pagos por tempo. Seria justo que ligados a Type2 o preço tivesse algum desconto... mas pelo que parece não tem.
Pela tabela, 50min em Leiria teria custado perto de 13.00 euros.
confirmas?
-
Em Leiria, 0.5€ por utilização, 0.10€ por minuto. 1 hora de carregamento 6 € mais 5 centimos. Total: 6.05€.
Mealhada, 0.0 € por utilização, 0.10€ por minuto. Apenas 5 cêntimos mais barato pelo mesmo tempo de utilização. Na Mealhada, o posto estava a ser utilizado por outra viatura e utilizei a tomada Tipe2 ao mesmo tempo que a outra viatura carregava. Achei o carregamento mais demorado...
Luís.
Mealhada, 0.0 € por utilização, 0.10€ por minuto. Apenas 5 cêntimos mais barato pelo mesmo tempo de utilização. Na Mealhada, o posto estava a ser utilizado por outra viatura e utilizei a tomada Tipe2 ao mesmo tempo que a outra viatura carregava. Achei o carregamento mais demorado...
Luís.
-
- Membro Silver
Não.luisdacosta Escreveu: ↑sábado dez 21, 2019 5:29 pm Em Leiria, 0.5€ por utilização, 0.10€ por minuto. 1 hora de carregamento 6 € mais 5 centimos. Total: 6.05€.
Segundo a tabela o preço por minuto em Leiria é de 0,15€, a não ser que a Type 2 tenha um preço diferente dos carregamentos DC.
Ou seja, deveria ser 9,05€
Viste bem esse preço?
Depois tens de acrescentar o IVA e o custo da energia... o total deve rondar os valores que indiquei.
Certo?
-
Ora bem, devido ao temporal de ontem, acabei por não tirar fotos do carregamento e um pequeno video de como fazer... fica para a proxima.
Certeza, só quando vir os valores que foram debitados no cartão.
Os numeros que falei, estavam afixados na própria máquina. As duas que utilizei eram facturadas ao minuto e não a energia. Vi um video de alguém a utilizar uma das máquinas da A1 e essa era cobrada por kw e não tempo.
Espero não estar enganado...
Certeza, só quando vir os valores que foram debitados no cartão.
Os numeros que falei, estavam afixados na própria máquina. As duas que utilizei eram facturadas ao minuto e não a energia. Vi um video de alguém a utilizar uma das máquinas da A1 e essa era cobrada por kw e não tempo.
Espero não estar enganado...

-
- Membro Silver
São coisas diferentes.
O que viste foram os custos do OPC.
Esses podem ser faturados ao minuto ou ao kWh... ao minuto acaba por ser sempre pior, pois depende do carro.
Mas a somar a isso tens o custo do CEME que é sempre em kWh, pois é a energia consumida no carregador durante a carga.... e essa também tem de ser paga. E que ronda com IVA os 0,20€ por kWh... ou seja, se carregares 20kWh dará aproximadamente 4 euros a somar ao custo do OPC.
O que viste foram os custos do OPC.
Esses podem ser faturados ao minuto ou ao kWh... ao minuto acaba por ser sempre pior, pois depende do carro.
Mas a somar a isso tens o custo do CEME que é sempre em kWh, pois é a energia consumida no carregador durante a carga.... e essa também tem de ser paga. E que ronda com IVA os 0,20€ por kWh... ou seja, se carregares 20kWh dará aproximadamente 4 euros a somar ao custo do OPC.
-
Ok. Entendido. Obrigado pelo esclarecimento.
Foi a primeira vez que utilizei e ainda por cima com um cartão emprestado...
Entretanto o meu cartão da EDP chegou durante o dia de sexta-feira e já pedi para activar.
A ideia é carregar quase sempre em casa e de vez em quando num passeio utilizar os carregadores pagos.
Foi a primeira vez que utilizei e ainda por cima com um cartão emprestado...
Entretanto o meu cartão da EDP chegou durante o dia de sexta-feira e já pedi para activar.
A ideia é carregar quase sempre em casa e de vez em quando num passeio utilizar os carregadores pagos.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Ora muito bem uma boa odisseia, chamar estes carros de citadinos é brincar com a malta em 2006 tinha 60kms com o vento a favor e depois lá foi subindo...
Bem adoro este pequeno enorme carro e invejo muito o 5º lugar nuca me fez falta mas agora é para rir pois é quase sempre no Ampera...
Parabéns pela escolha e agora kms para cima, tenta saber o estado da bateria e estudar um pouco o veiculo para saber o real estado do mesmo, manutenções e locais para visitar para a sua manutenção... já o deves ter feito mas depois partilha com a malta!
P.S.: Não tens de agradecer este é o espirito que deveria existir na comunidade e que continua a existir, depois partilho os consumos/custos pois ainda não apareceu nada!
Bem adoro este pequeno enorme carro e invejo muito o 5º lugar nuca me fez falta mas agora é para rir pois é quase sempre no Ampera...
Parabéns pela escolha e agora kms para cima, tenta saber o estado da bateria e estudar um pouco o veiculo para saber o real estado do mesmo, manutenções e locais para visitar para a sua manutenção... já o deves ter feito mas depois partilha com a malta!
P.S.: Não tens de agradecer este é o espirito que deveria existir na comunidade e que continua a existir, depois partilho os consumos/custos pois ainda não apareceu nada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
É muito difícil alguém ter a mínima ideia do que irá pagar sem recorrer a um Excel ou a uma App.
Até porque há uma diferença entre o que o posto indica como tempo de carregamento e o que é registado na Mobi.e.
Para saber os custos é usar a App Miio. É muito importante saber o dia e a hora uma vez que os custos variam consoante o dia e a hora.
Para saber o que virá na fatura em termos de tempos é consultar o site da Mobi.e.
https://www.mobie.pt/personal-area/history
Imagens relacionadas com o meu ultimo carregamento rápido
Este foi o carregamento, eu tiro sempre esta foto.
Estes são os dados no site da Mobi.e https://www.mobie.pt/personal-area/history
Tem 3 carregamentos no dia 9 mas foi uma pessoa a quem emprestei um cartão que os fez.
Estes são os dados da App Miio. (até tem uma foto do meu carro!)
Até porque há uma diferença entre o que o posto indica como tempo de carregamento e o que é registado na Mobi.e.
Para saber os custos é usar a App Miio. É muito importante saber o dia e a hora uma vez que os custos variam consoante o dia e a hora.
Para saber o que virá na fatura em termos de tempos é consultar o site da Mobi.e.
https://www.mobie.pt/personal-area/history
Imagens relacionadas com o meu ultimo carregamento rápido
Este foi o carregamento, eu tiro sempre esta foto.
Estes são os dados no site da Mobi.e https://www.mobie.pt/personal-area/history
Tem 3 carregamentos no dia 9 mas foi uma pessoa a quem emprestei um cartão que os fez.
Estes são os dados da App Miio. (até tem uma foto do meu carro!)
-
- Membro Silver
Ainda em relação ao meu carregamento de 8 de Dezembro e à App Miio...
É possível ver os preços de TODOS os CEME.
Selecionando as 3 bolinhas à frente do preço de cada CEME tem-se acesso ao detalhe do cálculo.
É possível ver os preços de TODOS os CEME.
Selecionando as 3 bolinhas à frente do preço de cada CEME tem-se acesso ao detalhe do cálculo.
-
- Membro Silver
Uma discrepante na contagem do tempo que não se compreende.
E como são contabilizados os segundos... arredondados para cima ou para baixo, ou mesmo como fração de minuto?
E como são contabilizados os segundos... arredondados para cima ou para baixo, ou mesmo como fração de minuto?
-
Ola malta,
Espero que tenham tido umas boas festas.
Já sei ao certo, quanto gastei na minha viagem inaugural, Lisboa/Porto, no meu Renault zoe, nas duas paragens que fiz para carregar. A primeira em Leiria: 11, 37€ e a segunda na Mealhada: 9,33€. Total: 20.70€, um exagero na minha opinião.
Tendo como comparação o meu classe A, que gasta em media 5 litros de gasóleo , a uma velocidade constante de 100km/h, que foi aproximadamente o que fiz. Custando cada litro de gasóleo aditivado, já nem vou para o dos hipers, 1.45€, gastaria aproximadamente 22€ para fazer a viagem e gastaria menos 2 horas. Afinal, a grande vantagem dos eléctricos, que na minha opinião, era o reduzido custo por km, comparativamente a um veículo de combustão, neste caso é 0.
Luís Costa.
Espero que tenham tido umas boas festas.
Já sei ao certo, quanto gastei na minha viagem inaugural, Lisboa/Porto, no meu Renault zoe, nas duas paragens que fiz para carregar. A primeira em Leiria: 11, 37€ e a segunda na Mealhada: 9,33€. Total: 20.70€, um exagero na minha opinião.
Tendo como comparação o meu classe A, que gasta em media 5 litros de gasóleo , a uma velocidade constante de 100km/h, que foi aproximadamente o que fiz. Custando cada litro de gasóleo aditivado, já nem vou para o dos hipers, 1.45€, gastaria aproximadamente 22€ para fazer a viagem e gastaria menos 2 horas. Afinal, a grande vantagem dos eléctricos, que na minha opinião, era o reduzido custo por km, comparativamente a um veículo de combustão, neste caso é 0.
Luís Costa.
-
- Membro Silver
Pois... eu tenho referido isso mesmo repetidamente.
Mas, a grande vantagem dos elétricos é a possibilidade de carregar em casa com a tarifa bi-horária.
Na utilização de postos públicos, que em breve serão praticamente todos pagos, a diferença para um carro a gasolina ou gasóleo acaba por não ser muita.
Para quem faz viagens, ou seja, não pode abastecer maioritariamente em casa, tanto um híbrido adaptado a GPL ou um GNC farão consumos mais baixos e com um menor custo de aquisição.
Mas, a grande vantagem dos elétricos é a possibilidade de carregar em casa com a tarifa bi-horária.
Na utilização de postos públicos, que em breve serão praticamente todos pagos, a diferença para um carro a gasolina ou gasóleo acaba por não ser muita.
Para quem faz viagens, ou seja, não pode abastecer maioritariamente em casa, tanto um híbrido adaptado a GPL ou um GNC farão consumos mais baixos e com um menor custo de aquisição.
-
- Membro Silver
APHenriques Escreveu: ↑sábado dez 21, 2019 11:03 am Pela tabela, 50min em Leiria teria custado perto de 13.00 euros.
confirmas?
Como podes ver as minhas simulações não falharam por muito...luisdacosta Escreveu: ↑quinta dez 26, 2019 3:15 pm Já sei ao certo, quanto gastei na minha viagem inaugural, Lisboa/Porto, no meu Renault zoe, nas duas paragens que fiz para carregar. A primeira em Leiria: 11, 37€ e a segunda na Mealhada: 9,33€. Total: 20.70€, um exagero na minha opinião.
Ainda pensei que houvesse algum desconto pela utilização da Type 2 com menos potência.
-
Pois.... andaram muito perto mesmo...infelizmente.
No meu caso, 99% das vezes é para carregar em casa na garagem, mas com estes valores não auguro nada de bom. Acaba o negócio lucrativo dos combustíveis, começa o negócio super-lucrativo dos carregamentos de automóveis eléctricos...
Luís.
No meu caso, 99% das vezes é para carregar em casa na garagem, mas com estes valores não auguro nada de bom. Acaba o negócio lucrativo dos combustíveis, começa o negócio super-lucrativo dos carregamentos de automóveis eléctricos...
Luís.
-
- Membro Silver
Ao contrário do que pode parecer, o lucro dos OPC não é muito significativo.
Na verdade esse é um problema para a falta de investimento dos OPC.... mas alguns abusam nos preços, o que implica uma diferença muito grande em relação ao preço de casa. É o caso do Propel-Cepsa.
Já sobre a parcela dos CEME não há muito a fazer.
Na verdade esse é um problema para a falta de investimento dos OPC.... mas alguns abusam nos preços, o que implica uma diferença muito grande em relação ao preço de casa. É o caso do Propel-Cepsa.
Já sobre a parcela dos CEME não há muito a fazer.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
POis infelizmente cada um tem a sua forma de taxar, para mim apos a confirmação do amigo Luis é mesmo a Prio com a taxação ao minuto em que prejudica imenso os utilizadores Zoe e outros que não tenham uma velocidade elevada de carga em que se querem mesmo ter a autonomia desejada é um custo elevado e similar aos de combustão...
Honestamente creio que é injusto e no mínimo revoltante, já em alguns países estão a banir essa forma de taxação...
Aguardemos por novidades pois estamos muitos verdinhos nestas coisas...
Honestamente creio que é injusto e no mínimo revoltante, já em alguns países estão a banir essa forma de taxação...
Aguardemos por novidades pois estamos muitos verdinhos nestas coisas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga