Página 1 de 1

Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: segunda set 14, 2020 4:02 pm
por Paulo Esteves
Boa tarde.

Vou abrir aqui o meu post sobre o mim cooper 100% elétrico.
Na senda de alcançar as minhas deslocações a custo zero (carregamentos do carro com energia FV) comprei a peça fundamental. O carro. Os painéis solares já tenho, embora a necessitar de ajustes para este carregamento. 2kw irá ser insuficiente.
Estou a aguardar que receba a matrícula para o ir buscar e depois colocarei fotos.
Não é o melhor carro elétrico para se ter devido, sobretudo, à pouca autonomia. Mas as decisões são tomadas em casal e acabamos por nos decidir por este em detrimento do Hyundai Kauai.
Irei deixar um testemunho para outros sobre o que irei poupar por mês, dado que atualmente gasto 160/180 euros em combustíveis.

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: segunda set 14, 2020 6:14 pm
por serges
Boa...

Muito bem fez uma boa escolha honestamente gosto do Kona mas o mini tem qualquer coisa de... Assim como.o Honda...

Fico a espera de novidades e obviamente partilhe o seu projecto solar...

Abraços

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: segunda set 14, 2020 8:02 pm
por becosemsaida
Desde ja parabens pela aquisicao.

Pelas contas que apresenta na despesa em combustiveis: 160/180€ por mes e fazendo as contas (erradas) por alto.

170€ em 95 (1.30€/L) = 130L, contando que tem um "guloso" que gasta 10L/100km sao 1300km mensais,
170€ em Diesel (1.20€/L)= 142L, contando uma media de 8L/100KM sao 1775Km mensais.......

O Mini tem ANUNCIADO uma autonomia de 232km (que raramente deve fazer) as suas viagens nao devem ser muito longas senao passa mais tempo "agarrado" ao posto de carga do que a andar.

Isto nao e para "gozar" ou dissuadir de qualquer compra mas somente uma coisa que flagela quase todos os condutores de BEV. A autonomia de um veiculo eletrico acessivel ainda esta muito abaixo do que se necessita.

MAis uma vez parabens pela aquisicao, vou estar de olho neste db......

Beco

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: segunda set 14, 2020 8:53 pm
por APHenriques
(Y) Bem vindo,
Parabéns pelo carro.
E cá estamos para acontanhar.

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: terça set 15, 2020 8:02 am
por Freddy_krueger
Penso que o Mini deve fazer na boa 150kms diários sem preocupações o que é o normal para o comum utilizador...

Ideal é ter sempre mais autonomia do que a que se necessita... idealmente 30-50% mais para evitar elevados ciclos da bateria e sua rápida degradação. O meu normal é 50/70kms/dia, mas tenho um carro que faz 200kms na boa (Leaf 40kwh)... neste caso comprei com mais bateria do que no dia-a-dia pois passou a ser também carro principal de passeios e viagens em família.

Queremos ouvir mais relatos. Do contacto que vi do Bjorn Nyland no Youtube (canal TeslaBjorn), o Mini Cooper SE é bem catita :)

Se possível solicita um plano de manutenção para poupares algum... pagas a manutenção de # anos in advance mas a um preço bem mais acessível....

Abraço e aguardamos novidades

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: quarta set 16, 2020 10:06 pm
por Emanuel Couto
Meus parabéns :)

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: sexta out 09, 2020 9:22 pm
por Mumia
Parabéns pela escolha... acima de tudo tem é de servir para o que queremos, e outra coisa fundamental, gostarmos do dito!! :)

curioso com os relatos... venham de lá histórias, opiniões e claroooooo fotos :)

Muitos e bons Km's! :)

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: quarta out 14, 2020 10:15 am
por Paulo Esteves
Bom dia.
Vou fazer aqui uma atualização e no final deixo uma questão.
Já recebi a viatura e já fiz uns 600km.
O meu foco neste post não será o carro, pois existe bons vídeos do youtube em português, mas sim o carregamento deste com os painéis solares.
Como já tinha dito tenho 2,25kw(pico) de fotovoltaica Off grid. Nesta altura do ano dá uns 1,7kw.
Respondendo à minha própria questão. Sim. É possível carregar o carro com o meu sistema FV sem Wall box específica para o efeito.
O carregador que acompanha o carro permite carregar até 10 amperes (+/- 2Kw).
O Mini permite carregar em 3 modos, baixo, reduzido e máximo. 6, 8 e 10 amperes, respetivamente.
Com os tais 6 amperes(baixo) a 220 voltes estamos a falar de 1,4KW (+/-)

Problema. Uma eternidade para carregar o carro. Apenas dá para carregar entre as 11h00 e as 17h30 em FV.

Solução. Aumentar de 8 para 16 painéis FV e passar dos atuais 2,25KW pico, para 4Kw. Desta forma será possível a qualquer altura do ano carregar com 10 amperes hora e creio, a começar mais cedo no dia e terminar mais tarde. Ou seja, mais horas de carregamento com mais potência.

Vou fazer os meus testes e logo me decido se vale a pena ou não este investimento em mais 8 painéis, que já não será assim muito grande.

A questão que colo é se posso colocar aqui o link de um vídeo de youtube para mostrar isto mesmo. Sem efeitos comerciais porque não sou nada dessas coisas. Será a melhor forma de vós mostrar o que em cima escrevo. Não pretendo desrespeitar as regras do fórum

Obrigado

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: quarta out 14, 2020 10:30 am
por cuttysark76
A única forma de carregar mais rápido, seria tendo um conjunto de baterias estacionárias que pudessem acumular toda a produção diária...

Uma ou duas Tesla Powerwall...

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: quarta out 14, 2020 11:46 am
por Paulo Esteves
Tenho 4 baterias de 250Ah, 12v. UP-TF250 AGM(gel)
Ligadas em série 48v. O inversor é de 48v.
O sistema off grid é mesmo com baterias.
As baterias que fala devem ser excelentes, mas um investimento que dificilmente se recupera.
Neste preciso momento (11h45) está enviar para o carro toda a produção FV e vai buscar 11A (a 48voltes) às baterias.

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: quarta out 14, 2020 12:00 pm
por Freddy_krueger
As powerwall não estão ainda disponíveis por cá (Portugal)... mesmo na Europa, não é em qualquer lado que existem...
Eu tenho 1,5kw solar autoconsumo e tento carregar Leaf (com EVSE regulável) no fdsemana da mesma forma... carrego a 6,2amp mas faço toda a gestão manualmente.... Carrega lento mas aproveita-se a produção fotovoltaica toda :)...

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Enviado: sexta out 16, 2020 7:47 am
por jmlflorencio
Pode colocar aqui um vídeo, sem problema.