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Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Enviado: terça out 13, 2020 9:45 pm
por JPHespanhaOliveira
Caros membros do fórum,
Após um largo tempo sem interatividade, venho partilhar convosco a minha experiência, limitada quanto baste, relativa ao uso de postos de carregamento, agora que o projeto piloto terminou, e já não há carregamentos gratuitos.
Devo esclarecer em primeiro lugar que os custos foram incorridos com o uso de um cartão Prio Electric. E reportam-se ao mês de agosto e à região de Lisboa. Durante o resto do ano, felizmente, uso a minha wallbox e a tarifa bi-horária da Goldenergy, que me garante um carregamento de 11 cêntimos por kilowatt/hora, em período vazio. Devo também esclarecer que uso o temporizador de carregamento do meu Renault Zoe, para que ele decorra entre as 3h00 e as 8h15, hora em que pego no veículo para me deslocar.

Ora bem, consultando os valores ao fim de um mês (de agosto) e fazendo as contas, obtive um valor dos carregamentos (média) de 40 cêntimos por kilowatt/hora. A maior parte foi feita fora do vazio. Os valores também variam muito consoante o posto, dependendo do operador. Muito diferente do que se passa com os combustíveis fósseis, onde existe uma evidente cartelização.

Ainda assim, o que resulta desta média, em contraste com o carregamento em casa, é um descomunal custo adicional. Se estes custos se mantiverem, não auguro grande futuro aos operadores atuais. Mas como o resultado é uma média, há custos e custos, nem todos são exagerados.

Tendo em conta o cartão que uso e os postos onde carreguei, posso indicar quais os postos mais caros e mais em conta que encontrei nesse período, incluindo as deslocações entre Aveiro e Lisboa:

Mais caros: estações de serviço de Santarém e de Alcochete; Lidl dos Olivais (Lisboa);
Mais em conta: postos lentos da antiga Mobi.e* e postos 22Kwh do Torreshopping e do Helexia de Alhandra.

* Estes postos têm o inconveniente sério de só carregarem a 3,7 Kwh. O Zoe carrega até 22 kwh em alterna (modelos pré ZE 40).

Re: Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Enviado: terça out 13, 2020 10:30 pm
por APHenriques
Os PCN de 3,7kW antigos ainda não estão a ser cobrados pelos OPC... pelo menos alguns. Não admira que sejam os mais baratos, pois só se paga a energia ao CEME. É uma situação temporária, pois nenhum operador vai manter um equipamento sem ter qualquer rendimento do mesmo.

Os postos em espaços comerciais podem ter situações mais vantajosas pois são direccionados para os clientes.
O TorresShopping suporta os custos de OPC dos seus postos, pelo que parece, e bem... pena não ser um exemplo seguido por outros shoppings.

No caso do Lidl julgo que estão todos com o preço de OPC de 0,08€/min. (editei para corrigir preço)
É um bom preço.

discução sobre preços aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 32&t=21931

Re: Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Enviado: quarta out 14, 2020 2:47 pm
por rnlcarlov
Em Lisboa a maioria dos postos Mobie já cobra OPC. Já são raros os casos em que isso não acontece.

Mas o Zoe não é um bom carro para usar os PCRs. Vai ficar sempre um custo muito elevado, logo só mesmo por falta de alternativas viáveis. O LIDL até não é mau de todo para carregamento em DC (fichas Chademo e CCS), mas para carregamentos AC a 22kW é impossível ficar barato.
E os postos do Continente Plug&Charge (Amadora, p. ex.) serão dos mais económicos a carregar a 22kW. Sai a cerca de 0,20-0,21/kWh. Não se usam cartões nenhuns aqui, só app.

Já agora, falando do custo de carregamentos em casa ;) : https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11289768