Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$
Enviado: terça out 13, 2020 9:45 pm
Caros membros do fórum,
Após um largo tempo sem interatividade, venho partilhar convosco a minha experiência, limitada quanto baste, relativa ao uso de postos de carregamento, agora que o projeto piloto terminou, e já não há carregamentos gratuitos.
Devo esclarecer em primeiro lugar que os custos foram incorridos com o uso de um cartão Prio Electric. E reportam-se ao mês de agosto e à região de Lisboa. Durante o resto do ano, felizmente, uso a minha wallbox e a tarifa bi-horária da Goldenergy, que me garante um carregamento de 11 cêntimos por kilowatt/hora, em período vazio. Devo também esclarecer que uso o temporizador de carregamento do meu Renault Zoe, para que ele decorra entre as 3h00 e as 8h15, hora em que pego no veículo para me deslocar.
Ora bem, consultando os valores ao fim de um mês (de agosto) e fazendo as contas, obtive um valor dos carregamentos (média) de 40 cêntimos por kilowatt/hora. A maior parte foi feita fora do vazio. Os valores também variam muito consoante o posto, dependendo do operador. Muito diferente do que se passa com os combustíveis fósseis, onde existe uma evidente cartelização.
Ainda assim, o que resulta desta média, em contraste com o carregamento em casa, é um descomunal custo adicional. Se estes custos se mantiverem, não auguro grande futuro aos operadores atuais. Mas como o resultado é uma média, há custos e custos, nem todos são exagerados.
Tendo em conta o cartão que uso e os postos onde carreguei, posso indicar quais os postos mais caros e mais em conta que encontrei nesse período, incluindo as deslocações entre Aveiro e Lisboa:
Mais caros: estações de serviço de Santarém e de Alcochete; Lidl dos Olivais (Lisboa);
Mais em conta: postos lentos da antiga Mobi.e* e postos 22Kwh do Torreshopping e do Helexia de Alhandra.
* Estes postos têm o inconveniente sério de só carregarem a 3,7 Kwh. O Zoe carrega até 22 kwh em alterna (modelos pré ZE 40).
Após um largo tempo sem interatividade, venho partilhar convosco a minha experiência, limitada quanto baste, relativa ao uso de postos de carregamento, agora que o projeto piloto terminou, e já não há carregamentos gratuitos.
Devo esclarecer em primeiro lugar que os custos foram incorridos com o uso de um cartão Prio Electric. E reportam-se ao mês de agosto e à região de Lisboa. Durante o resto do ano, felizmente, uso a minha wallbox e a tarifa bi-horária da Goldenergy, que me garante um carregamento de 11 cêntimos por kilowatt/hora, em período vazio. Devo também esclarecer que uso o temporizador de carregamento do meu Renault Zoe, para que ele decorra entre as 3h00 e as 8h15, hora em que pego no veículo para me deslocar.
Ora bem, consultando os valores ao fim de um mês (de agosto) e fazendo as contas, obtive um valor dos carregamentos (média) de 40 cêntimos por kilowatt/hora. A maior parte foi feita fora do vazio. Os valores também variam muito consoante o posto, dependendo do operador. Muito diferente do que se passa com os combustíveis fósseis, onde existe uma evidente cartelização.
Ainda assim, o que resulta desta média, em contraste com o carregamento em casa, é um descomunal custo adicional. Se estes custos se mantiverem, não auguro grande futuro aos operadores atuais. Mas como o resultado é uma média, há custos e custos, nem todos são exagerados.
Tendo em conta o cartão que uso e os postos onde carreguei, posso indicar quais os postos mais caros e mais em conta que encontrei nesse período, incluindo as deslocações entre Aveiro e Lisboa:
Mais caros: estações de serviço de Santarém e de Alcochete; Lidl dos Olivais (Lisboa);
Mais em conta: postos lentos da antiga Mobi.e* e postos 22Kwh do Torreshopping e do Helexia de Alhandra.
* Estes postos têm o inconveniente sério de só carregarem a 3,7 Kwh. O Zoe carrega até 22 kwh em alterna (modelos pré ZE 40).