Os Renault ZOE foram vendidos com dois motores diferentes. Um da Continental e outro da Renault.
O motor fornecido pela Continental foi usado pelos primeiros ZOE e depois nos ZOE baptizados de Q ("Quick" Charge). Quando mudaram para a nomenclatura Q210 e R240 foi quando apareceu o motor da Renault.
Quando apareceu a opção da bateria de 40kWh, voltaram a rever a nomenclatura e mudaram para Q90 ZE40, R90 ZE, R90 ZE40 e R110 ZE40. Portanto, passaram a ter a indicação do motor usado e da bateria usada.
Com o restyling do ZOE, o motor Continental deixou de ser usado, ficando apenas como opção o motor Renault nas variantes R75, R90 e R135.
As variantes com motor Continental podem carregar em AC (trifásico) a 22kW ou a 43kW e têm 88cv.
As variantes com motor Renault podem carregar em AC (trifásico) a 22kW ou em DC a 50kW (opcional) e têm 75cv, 90cv, 110cv ou 135cv.
A opção de carregamento em DC só apareceu com o restyling, por isso todos os ZOE anteriores com motor Renault estão limitados ao carregamento em AC (trifásico) a 22kW.
A nomenclatura Q210 refere-se a motor Continental, 88cv, bateria de 22kW e 210km de autonomia homologada.
A nomenclatura R240 refere-se a motor Renault, 90cv, bateria de 22kW e 240km de autonomia homologada.
A nomenclatura Q90 ZE40 refere-se a motor Continental, 88cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 22kW.
A nomenclatura R90 ZE40 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R110 ZE40 refere-se a motor Renault, 110cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R75 ZE40 refere-se a motor Renault, 75cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE40 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE50 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 50kW.
A nomenclatura R135 ZE50 refere-se a motor Renault, 135cv, e bateria de 50kW.
Alguns proprietários dos R240, em regime de aluguer, fizeram a actualização para a bateria de 40kWh.
Salvo erro, os ZOE R90 ZE tinham uma diferença de menos de 5.000€ para a mesma versão com bateria de 40kWh (ZE40), daí serem raros. Não duraram muito tempo no catálogo de opções. Terá sido um destes que compraste.
Os R75 ZE40 são destinados primariamente a clientes frota (car-sharing, rent-a-car, etc.) e tenho ideia que não são comercializados no nosso país. No entanto estão a chegar ao mercado nacional de usados por via da importação.
https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Zoe