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E o CO2 x OVD ......
Enviado: sábado mar 24, 2007 8:34 am
por tractortp
pois é amigos, eu levei a minha sv à ipo só para testar o co2.
uma agradavel surpresa, com 50% de ovd, mediu 77g/km.
não sei ainda qual o valor de fábrica, mas um auris 2.0 d4d ( ecológico ) tem no catálogo 144g/km.
mais uma vantágem ecológica do ovd.
Enviado: sábado mar 24, 2007 7:41 pm
por Biod
Enviado: sábado mar 24, 2007 7:58 pm
por tractortp
thank's
180g para 77g é uma diminuição bem considerável com 50%, o que será quando tiver a 100% ovd ..........
tentem ir à ipo fazer o teste e metam aqui os resultados para a gente comparar.
é um assunto importante, pois as emissões de co2 estão a servir para cálculo de ia e num futuro próximo vai influenciar outros impostos
Enviado: domingo mar 25, 2007 11:15 pm
por orbis
nunca vi fazerem esse teste nos carros diesel nos ipo. o que tenho visto fazer são testes de opacidade que medem a quantidade de partículas emitidas, não os gases.
Enviado: domingo mar 25, 2007 11:19 pm
por tractortp
fui eu que pedi para fazerem o teste de co2, inclusive tive de ir a uma ipo tipo "b" para isso.
em breve irei passar o sv pra 5 lugares e o valor de co2 é relevante para o cálculo do ia.
Enviado: segunda mar 26, 2007 9:32 am
por Biod
mas o valor do co2 que é considerado para calcular o ia a pagar na conversao para 5 lugares é o de 180 g/km. o representante da marca passa uma declaração com esse valor
Enviado: segunda mar 26, 2007 10:16 am
por tractortp
eu posso pedir alteração do valor, tenho de ir à ipo " b ", ele passam atestado para alteração do valor no livrete e homolgação.
dessa forma fica válido o valor de 77 ou menos.
a ipo tipo " b " , são aquelas que estão registradas para atestar alterações às homolgações das viaturas.
Enviado: segunda mar 26, 2007 10:47 am
por orbis
estive a ver e reparei que aqui na zona de coimbra já quase todos os ipo são dessa categoria. e eu que pensava que só alguns (poucos) é que eram.
Enviado: segunda mar 26, 2007 2:14 pm
por manuelcar
mas estão a falar de co2 ou co?
porque o co2 resulta da combustão de qualquer matéria orgânica. e o que está em questão não é a quantidade de co2 libertado, mas o seu impacto no aumento do efeito de estufa, sendo que apenas os combustíveis fósseis são contabilizados à luz do protocolo de kioto. por aí estamos a proceder bem, uma mistura de ov30 reduz as emissões em 30%.