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Opel ampera

Enviado: segunda ago 21, 2023 1:18 am
por Jsilva ampera
Bom dia a todos os usuários.
Sou proprietário de um Opel Ampera de 2012. O carro já está na minha posse quase um ano. Até agora bastante satisfeito. Problemas zero , já conta na minha mão 20 mil kilometros is tendo um total de 208 mil kilometros. O único senão tenho tido e nos postos de carregamento, já recebi contas astronómicas, uma delas foi no palácio do gelo em Viseu só foi a módica quantia de 20€, só carreguei até 80% por não ter mais tempo para esperar. Noutros postos anda na ordem dos 12€. Este e o primeiro carro eléctrico que tenho não estou familiarizado com estas situações. E normal neste modelo ter estes custos carregamento nos postos? Em casa pelo que vejo na factura da luz anda por volta dos 2€

Re: Opel ampera

Enviado: segunda ago 21, 2023 8:40 am
por serges
Olá muito bem vindo...


Infelizmente estes e outro veículos sem carga rápida e limitados a velocidade máxima de carregamento de 3.4kwh vamos ter sempre este problema pois a maioria dos pontos de carga são por tempo de carga o que nos eleva i então o custo ou temos a sorte de encontrar um posto que paga o que consome sendo este mais favorável...

Tenho um veículo igual e só carrega em casa fora disso o motor a combustão servirá como gerador nas grandes viagens pois o custo de carga será sempre mais caro que o consumo de gasolina...

Que posso dizer a não ser que os decisores acharam que os veículos antigos vão desaparecer e com isso obrigar a todos a trocarem o veículo por um mais recente... nada sustentável pois estes veículos tem um tempo de vida muito considerável mais ainda com a degradação baixa das baterias...

Boa sorte e muitos KMS.

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Re: Opel ampera

Enviado: terça ago 22, 2023 11:00 pm
por accoelho
Exactamente os nossos amperas e outros não compensa carregar nos públicos.
Mais vale queimar gasolina....

Re: Opel ampera

Enviado: segunda ago 28, 2023 3:27 pm
por civic
Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.

Re: Opel ampera

Enviado: segunda ago 28, 2023 3:45 pm
por serges
civic Escreveu:Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.
Tamb€m não p€rc€bo...

Mas honestamente quando falei com quem, diz que nos defende, disse me que eram dores de crescimento...

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Re: Opel ampera

Enviado: segunda ago 28, 2023 3:46 pm
por civic
Em relação ao Ampera, tenho 1 na familia que continua a rolar sem problemas, só mesmo a questão da Opel não fazer a manutenção em viseu, tem que a fazer no Porto.
Alem deste, tenho outro comprado em 2ª mão, mas neste caso o Ampera-e que teve mais uma nota negativa da Opel, por ser um carro não comercializado em Portugal a Opel não qus fazer a manutenção, acabou ppor ter que ir a Espanha e levou logo uma bateria nova, ou seja, esse meu familiar ficou com um Ampera-e com 6 anos e bateria nova.

Re: Opel ampera

Enviado: segunda ago 28, 2023 3:49 pm
por civic
serges Escreveu: segunda ago 28, 2023 3:45 pm
civic Escreveu:Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.
Tamb€m não p€rc€bo...

Mas honestamente quando falei com quem, diz que nos defende, disse me que eram dores de crescimento...

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Os postos de 3,4kw não precisam de grande transporte de eletricidade,
Os proprios municipios deviam incentivar isso, mas há alguns que abominam mesmo a mobilidade elétrica pelas suas ações... ou falta delas.

Re: Opel ampera

Enviado: terça ago 29, 2023 5:38 pm
por Freddy_krueger
ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.

Re: Opel ampera

Enviado: terça ago 29, 2023 6:51 pm
por civic
Freddy_krueger Escreveu: terça ago 29, 2023 5:38 pm ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.
Não queria dizer diretamente o municipio, mas que têm muita força nestas coisas é muito obvio, por exemplo, Mangualde tem 2 PCNs, Tondela tem 4 PCNs e 3 PCRs, isto só pode ser devido à força que cada municipio faz, digo eu... ;)

Re: Opel ampera

Enviado: quarta ago 30, 2023 11:55 am
por Freddy_krueger
sim, sem dúvida.... municipios de interior deviam fazer mais força, pois é onde os OPC's menos se interessam...é um bocado como as juntas agora terem postos de correio...

Re: Opel ampera

Enviado: quarta set 06, 2023 10:47 pm
por zeuz
civic Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: terça ago 29, 2023 5:38 pm ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.
Não queria dizer diretamente o municipio, mas que têm muita força nestas coisas é muito obvio, por exemplo, Mangualde tem 2 PCNs, Tondela tem 4 PCNs e 3 PCRs, isto só pode ser devido à força que cada municipio faz, digo eu... ;)
No Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

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Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 9:38 am
por civic
zeuz Escreveu: quarta set 06, 2023 10:47 pmNo Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

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Pois, o problema é que potencias de 22kw nos postos servem para muito pouca gente, poucos carros têm carregadores dessa potência, ao menos faziam como nos Continentes onde tens vários patamares de potência e pagas em função do que usas, assim tu pagas por usar um de 22kw e usas apenas os 3,7kw. ;)

Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 11:13 am
por zeuz
civic Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta set 06, 2023 10:47 pmNo Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

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Pois, o problema é que potencias de 22kw nos postos servem para muito pouca gente, poucos carros têm carregadores dessa potência, ao menos faziam como nos Continentes onde tens vários patamares de potência e pagas em função do que usas, assim tu pagas por usar um de 22kw e usas apenas os 3,7kw. ;)
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


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Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 11:46 am
por civic
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


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O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)

Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 12:30 pm
por serges
civic Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


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O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)
Concordo plenamente mais vale ter muitos a pouca velocidade que muitos a baixa velocidade...

Por isso a mobie cresceu imenso em 2010 por ser fácil essa potência...

Mas lá está depende de como será taxado pois o minuto matou as motas e os veículos "vintage"...

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Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 3:50 pm
por civic
É obvio que não podes taxar uma potência de 3,7kw ao preço de uma de 22kw, mas é +/- isso que acontece por cá.

Re: Opel ampera

Enviado: sexta set 08, 2023 11:45 pm
por zeuz
civic Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


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O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)
Não tinha pensado nesses dois pontos.

Mas reparo que a maioria das pessoas quer usar um carro com motor eléctrico tal como um carro com motor de combustão: Ir a um lugar específico, abastecer e seguir caminho.

Pessoalmente prefiro a ideia de chegar ao destino, ligar à ficha e fazer o que tenho a fazer.

Também não devemos desprezar o risco de roubo do cabo de carregamento, daí não ser muito conveniente estar a carregar durante a noite.

O ideal seria ligar à ficha, durante a noite, mesmo para quem estaciona na rua. Aí bastaria os pontos de 16A, monofásico. Mas estamos longe desse ideal de sociedade... Imagem

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Re: Opel ampera

Enviado: segunda set 11, 2023 9:44 am
por civic
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:45 pm Não tinha pensado nesses dois pontos.

Mas reparo que a maioria das pessoas quer usar um carro com motor eléctrico tal como um carro com motor de combustão: Ir a um lugar específico, abastecer e seguir caminho.

Pessoalmente prefiro a ideia de chegar ao destino, ligar à ficha e fazer o que tenho a fazer.

Também não devemos desprezar o risco de roubo do cabo de carregamento, daí não ser muito conveniente estar a carregar durante a noite.

O ideal seria ligar à ficha, durante a noite, mesmo para quem estaciona na rua. Aí bastaria os pontos de 16A, monofásico. Mas estamos longe desse ideal de sociedade... Imagem

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É verdade que as pessoas ainda estão a mudar o chip para a realidade EV, mas se o custo de um posto lento for de facto muito mais barato que o outro as pessoas vão mudar rapidamente. ;)
Quanto ao roubo dos cabos é uma coisa que vai deixar de fazer sentido quando ficarem com preços mais baixos, pois a proliferação de EVs vai tornar isso realidade, alem de que as fichas ficam presas, tanto no carro como posto.