Biodiesel - Pior a emenda que o soneto!
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Biodiesel - Pior a emenda que o soneto!
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João Prates
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ola joao.prates
já reparámos que adoras intervir neste forum que o enriquece e valoriza.
ficamos gratos pela tua informação mas para os mais antigos é old news ´
nós sabemos que o petróleo é dificil de substituir por outra energia, sendo solução, a diversificação de várias. o biodiesel ou o oleo vegetal não podem ser considerados substitutos únicos e isso todos nós ja sabemos.
a investigação não pára e outras soluções vão surgir.
o exemplo de carros a ar comprimido, elétricos, hibridos etc serão opções circunstânciais, enquanto as pesquisas não nos apontarem para outras resoluções, como o hidrogénio ou outras.
se fizermos biodiesel só de oleos usados também será uma gota de água num vasto oceano de necessidades.
será que só há terrenos férteis onde existem florestas? vamos com calma e ocupemos o nosso vasto alentejo abandonado, com o cultivo de oleajinosas.
abraços
já reparámos que adoras intervir neste forum que o enriquece e valoriza.
ficamos gratos pela tua informação mas para os mais antigos é old news ´
nós sabemos que o petróleo é dificil de substituir por outra energia, sendo solução, a diversificação de várias. o biodiesel ou o oleo vegetal não podem ser considerados substitutos únicos e isso todos nós ja sabemos.
a investigação não pára e outras soluções vão surgir.
o exemplo de carros a ar comprimido, elétricos, hibridos etc serão opções circunstânciais, enquanto as pesquisas não nos apontarem para outras resoluções, como o hidrogénio ou outras.
se fizermos biodiesel só de oleos usados também será uma gota de água num vasto oceano de necessidades.
será que só há terrenos férteis onde existem florestas? vamos com calma e ocupemos o nosso vasto alentejo abandonado, com o cultivo de oleajinosas.
abraços
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ue estuda impor nova barreira ao etanol
29 março, 2007 - 06:33h délcio rocha
uma nova barreira pode atrapalhar os planos do brasil de tornar o etanol uma commodity internacional e se transformar em um dos maiores exportadores do mundo. em bruxelas, a união européia (ue) começa a elaborar uma lei que exigirá que os exportadores de biocombustíveis de todo o mundo certifiquem que seus produtos são sustentáveis em termos ambientais. sem a certificação, a idéia é que o combustível não seja autorizado a entrar no mercado europeu.
técnicos da comissão européia explicam que a barreira não deve ser considerada ilegal, pois será aplicada tanto aos produtores de etanol dos 27 países da europa quanto aos estrangeiros. "todos terão de ser certificados", afirmou um técnico europeu ao estado. a meta da ue é que, até 2020, 10% de sua frota de carros esteja consumindo etanol. o objetivo faz parte dos planos de bruxelas de redução de emissões de gás. "não queremos, porém, que nossa meta ocorra graças ao desmatamento ou a problemas ambientais em outras partes do mundo. não faria sentido", disse o técnico.
para o ex-vice primeiro-ministro da holanda, laurens jan brinkhorst, a certificação ambiental terá de ser baseada em critérios concretos. "caso contrário, será acusada de ser um álibi para protecionistas", disse. a ue, no entanto, reconhece que precisará importar o combustível em "quantidades significativas" se não quiser afetar a produção de alimentos no bloco. "sabemos que teremos de importar o combustível e isso pode ser uma oportunidade para o brasil", disse michael mann, porta-voz para temas agrícolas na união européia.
fonte: o estado de s. paulo
29 março, 2007 - 06:33h délcio rocha
uma nova barreira pode atrapalhar os planos do brasil de tornar o etanol uma commodity internacional e se transformar em um dos maiores exportadores do mundo. em bruxelas, a união européia (ue) começa a elaborar uma lei que exigirá que os exportadores de biocombustíveis de todo o mundo certifiquem que seus produtos são sustentáveis em termos ambientais. sem a certificação, a idéia é que o combustível não seja autorizado a entrar no mercado europeu.
técnicos da comissão européia explicam que a barreira não deve ser considerada ilegal, pois será aplicada tanto aos produtores de etanol dos 27 países da europa quanto aos estrangeiros. "todos terão de ser certificados", afirmou um técnico europeu ao estado. a meta da ue é que, até 2020, 10% de sua frota de carros esteja consumindo etanol. o objetivo faz parte dos planos de bruxelas de redução de emissões de gás. "não queremos, porém, que nossa meta ocorra graças ao desmatamento ou a problemas ambientais em outras partes do mundo. não faria sentido", disse o técnico.
para o ex-vice primeiro-ministro da holanda, laurens jan brinkhorst, a certificação ambiental terá de ser baseada em critérios concretos. "caso contrário, será acusada de ser um álibi para protecionistas", disse. a ue, no entanto, reconhece que precisará importar o combustível em "quantidades significativas" se não quiser afetar a produção de alimentos no bloco. "sabemos que teremos de importar o combustível e isso pode ser uma oportunidade para o brasil", disse michael mann, porta-voz para temas agrícolas na união européia.
fonte: o estado de s. paulo
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um pouco de objectividadenós sabemos que o petróleo é dificil de substituir por outra energia, sendo solução, a diversificação de várias. o biodiesel ou o oleo vegetal não podem ser considerados substitutos únicos e isso todos nós ja sabemos.
a investigação não pára e outras soluções vão surgir.
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não percebi se isto foi uma tentativa do sarcasmo ou falta de informação, por isso, para não haver dúvida alguma:madinfo Escreveu:ja para nao falar que o ovd ou biodisel emite muito mais enxofre que o diesel...
mas deixemos isso para segundas nupcias....
bd nem ovd emitem poluição na base de enxofre por uma razão muito simples - este combustível é livre de enxofre
Um abraço
Hynek
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http://journeytoforever.org/biodiesel_nox.htmlnitrous oxides (nox) are reported by several researchers to be increased with biodiesel. however, our own data shows a reduction in nitrous oxides, very consistently, throughout all these [dynamometer] tests. nox started at 6.2 gm/mile for diesel and goes down to around 5.6 gm/mile with 100% ester (biodiesel), with slightly more reduction with ree (rapeseed ethyl ester) than rme (rapeseed methyl ester)... emissions results for 100 percent ester compared with diesel control fuel show a 53% reduction in hc (hydrocarbons), a 50% reduction in co (carbon monoxide), 10% reduction in nox and 13.6% increase in pm (particulate matter)." -- "toxicology, biodegradability and environmental benefits of biodiesel", charles l. peterson and daryl reece, professor and engineering technician, department of agricultural engineering, university of idaho, 1994
alguém pode traduzir isto por favor?
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boasfry Escreveu:ue estuda impor nova barreira ao etanol
29 março, 2007 - 06:33h délcio rocha
uma nova barreira pode atrapalhar os planos do brasil de tornar o etanol uma commodity internacional e se transformar em um dos maiores exportadores do mundo. em bruxelas, a união européia (ue) começa a elaborar uma lei que exigirá que os exportadores de biocombustíveis de todo o mundo certifiquem que seus produtos são sustentáveis em termos ambientais. sem a certificação, a idéia é que o combustível não seja autorizado a entrar no mercado europeu.
técnicos da comissão européia explicam que a barreira não deve ser considerada ilegal, pois será aplicada tanto aos produtores de etanol dos 27 países da europa quanto aos estrangeiros. "todos terão de ser certificados", afirmou um técnico europeu ao estado. a meta da ue é que, até 2020, 10% de sua frota de carros esteja consumindo etanol. o objetivo faz parte dos planos de bruxelas de redução de emissões de gás. "não queremos, porém, que nossa meta ocorra graças ao desmatamento ou a problemas ambientais em outras partes do mundo. não faria sentido", disse o técnico.
para o ex-vice primeiro-ministro da holanda, laurens jan brinkhorst, a certificação ambiental terá de ser baseada em critérios concretos. "caso contrário, será acusada de ser um álibi para protecionistas", disse. a ue, no entanto, reconhece que precisará importar o combustível em "quantidades significativas" se não quiser afetar a produção de alimentos no bloco. "sabemos que teremos de importar o combustível e isso pode ser uma oportunidade para o brasil", disse michael mann, porta-voz para temas agrícolas na união européia.
fonte: o estado de s. paulo
concordo sim senhor com estas restriçoes, só é pena que para outras produçoes industriais nao se passe assim tais como a metalomecanica, industrias de cortumes e texteis, a propria produçao de energia, dos paises exportadores para a u.e. o que é que adianta nos u.e. andarmos a produzir energia limpa, a tratar residuos se depois vamos comprar a esses paises que nao têm o minimo de protecçao ambiental onde neste momento sao postas a trabalhar centrais a carvao todas as semanas.
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fry,
qualquer coisa como,
alguns investigadores afirmam que as emissões dos oxidos nitrogenados (nox) aumentam.
no entanto, eles (univers. idaho) obtiveram dados em que estas emissoes diminuem.
as emissões de nox no diesel obtidas foram de 6,2gramas/milha e no biod 5,6gramas/milha. e as emissões de nox (de biod) a partir de etanol são ligeiramente menores que a partir do metanol.
para o biod(b100) obtiveram uma redução de 53% na emissão de hidrocarbonetos e de monoxido de carbono diminuiram para metade. e emissões de particulas solid ou liquid entre os 10 nanometros e os 100 microm. (particulate matter) aumentaram em 13,6%.
se calhar viram a escala ao contrário.. , o que tenho lido é que aumenta 10%!!
qualquer coisa como,
alguns investigadores afirmam que as emissões dos oxidos nitrogenados (nox) aumentam.
no entanto, eles (univers. idaho) obtiveram dados em que estas emissoes diminuem.
as emissões de nox no diesel obtidas foram de 6,2gramas/milha e no biod 5,6gramas/milha. e as emissões de nox (de biod) a partir de etanol são ligeiramente menores que a partir do metanol.
para o biod(b100) obtiveram uma redução de 53% na emissão de hidrocarbonetos e de monoxido de carbono diminuiram para metade. e emissões de particulas solid ou liquid entre os 10 nanometros e os 100 microm. (particulate matter) aumentaram em 13,6%.
se calhar viram a escala ao contrário.. , o que tenho lido é que aumenta 10%!!
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http://www.sciencedaily.com/releases/20 ... 080511.htm
se calhar é mais confusão, mas... pode valer a pena ler
se calhar é mais confusão, mas... pode valer a pena ler
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Autor do tópico - Membro Silver
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Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:58 am, editado 1 vez no total.
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"não se trata de riscos futuros, tratam-se de factos reais que já estão a acontecer neste preciso momento! são hectares e hectares de floresta dizimada para promover a monocultura de vegetais que alimentam a indústria de biocombustível. "
a culpa desse tipo de situações advém da ganância, e não é só no biodiesel. um exemplo simples: no inicio das preocupações com a segurança automóvel, a ford tinha problemas num modelo que explodia com uma pancada na retaguarda, pois o deposito estava mal situado. a ford fez as contas e chegou à conclusão que: era mais barato deixar as pessoas morrer queimadas no automóvel e pagar as indemnizações do que mudar as linhas de montagens.
mas se olharmos com outros olhos, isto pode gerar investimento e o aproveitamento de terrenos até aqui abandonados, como disso o fry, parte do alentejo está abandonado, o reaproveitamento do mesmo pode passar por produzir oleaginosas ou montar painéis solares. temos exemplos de zonas de deserto, em israel e na arábia saudita pelo menos, da conversão de zonas secas em zonas aráveis através da dessalinização e transporte da agua do mar.
"biodiesel não é solução em grande escala. patrocionar o uso de biodiesel é dar publicidade a estes senhores que destoiem o planeta a troco de uns tostões, e continuar a alimentar os construtures automóveis que não fazem nada para inovar, é continuar a alimentar a produção dos motores de combustão interna, não faz absolutamente nada para promover a evolução dos meios de transporte e das verdadeiras fontes de energia alternativas, que nos têm de salvar a todos. "
realmente os construtores são uns dos culpados, mas não estão sós, nós também o somos com o nosso comodismo. não deixamos de comprar os carros e consequentemente eles não deixam de os produzir.
"temos" de desmonopolizar o sector para poderem aparecer alternativas viáveis e com perspectivas de vingarem economicamente. isto é fulcral, não estão a imaginar uma indústria a produzir com prejuízo só porque o ambiente está piorar e é preciso mudar. não me parece.
"o biodiesel não ajuda em nada a resolver o problema, apenas o contorna. o problema continua por resolver."
o grande problema, neste momento, da combustão dos hidrocarbonetos são as emissões de co2 que estão a aumentar o efeito de estufa e aí, o biodiesel é uma das soluções, quanto a isso não há ou não deveria haver dúvidas. em relação aos outros gases emitidos aquando da combustão do mesmo são um problema menor neste momento.
"um dos factos apresentados diz tudo: uma razia na floresta tropical de 5.6 milhões de hectares para plantar soja apenas pode contribuir para baixar as emissões de co2 da europa em 0.3%, é ridículo o ganho e criminoso o custo! "
até pode não baixar as emissões de co2 mas, o importante é a origem do mesmo e não a quantidade emitida, ou seja, se é carbono neutro ou não. a destruição das florestas que deveriam ser preservadas ou reflorestadas, seja para produção de oleaginosas ou para obter madeira para as nossas casas e móveis, vão continuar a ser derrubadas, isto é um facto.
a culpa desse tipo de situações advém da ganância, e não é só no biodiesel. um exemplo simples: no inicio das preocupações com a segurança automóvel, a ford tinha problemas num modelo que explodia com uma pancada na retaguarda, pois o deposito estava mal situado. a ford fez as contas e chegou à conclusão que: era mais barato deixar as pessoas morrer queimadas no automóvel e pagar as indemnizações do que mudar as linhas de montagens.
mas se olharmos com outros olhos, isto pode gerar investimento e o aproveitamento de terrenos até aqui abandonados, como disso o fry, parte do alentejo está abandonado, o reaproveitamento do mesmo pode passar por produzir oleaginosas ou montar painéis solares. temos exemplos de zonas de deserto, em israel e na arábia saudita pelo menos, da conversão de zonas secas em zonas aráveis através da dessalinização e transporte da agua do mar.
"biodiesel não é solução em grande escala. patrocionar o uso de biodiesel é dar publicidade a estes senhores que destoiem o planeta a troco de uns tostões, e continuar a alimentar os construtures automóveis que não fazem nada para inovar, é continuar a alimentar a produção dos motores de combustão interna, não faz absolutamente nada para promover a evolução dos meios de transporte e das verdadeiras fontes de energia alternativas, que nos têm de salvar a todos. "
realmente os construtores são uns dos culpados, mas não estão sós, nós também o somos com o nosso comodismo. não deixamos de comprar os carros e consequentemente eles não deixam de os produzir.
"temos" de desmonopolizar o sector para poderem aparecer alternativas viáveis e com perspectivas de vingarem economicamente. isto é fulcral, não estão a imaginar uma indústria a produzir com prejuízo só porque o ambiente está piorar e é preciso mudar. não me parece.
"o biodiesel não ajuda em nada a resolver o problema, apenas o contorna. o problema continua por resolver."
o grande problema, neste momento, da combustão dos hidrocarbonetos são as emissões de co2 que estão a aumentar o efeito de estufa e aí, o biodiesel é uma das soluções, quanto a isso não há ou não deveria haver dúvidas. em relação aos outros gases emitidos aquando da combustão do mesmo são um problema menor neste momento.
"um dos factos apresentados diz tudo: uma razia na floresta tropical de 5.6 milhões de hectares para plantar soja apenas pode contribuir para baixar as emissões de co2 da europa em 0.3%, é ridículo o ganho e criminoso o custo! "
até pode não baixar as emissões de co2 mas, o importante é a origem do mesmo e não a quantidade emitida, ou seja, se é carbono neutro ou não. a destruição das florestas que deveriam ser preservadas ou reflorestadas, seja para produção de oleaginosas ou para obter madeira para as nossas casas e móveis, vão continuar a ser derrubadas, isto é um facto.
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como também já foi dito, o bidiesel e o etanol são uma solução a prazo, para poder reduzir as emissões de co2 até aparecer uma alternativa, que na minha opinião, vai ser o hidrogénio produzido através da electrólise da água. é a única substância em quantidade suficiente para substituir o petróleo e com a vantagem de voltar a ser água.
é claro que tem custos mas, como tudo no inicio. não podemos comparar com a exploração de petróleo que tem mais de cem anos de evolução.
é claro que tem custos mas, como tudo no inicio. não podemos comparar com a exploração de petróleo que tem mais de cem anos de evolução.
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é possível também absorver co2 da atmosfera fazendo passar o ar por uma mistura de água com soda. absorve o co2 do ar e baixa o ph da água, pode ser uma solução para neutralizar a água das lavagens do biodiesel. já há um projecto de árvores artificiais com o intuito de absorver co2 do ar, deu um dia destes no programa biosfera na rtp2.
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