Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
onarres81
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 11:15 pm

Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por onarres81 »

Boa noite,
Venho perguntar a vossa opinião para saber qual a melhor opção para instalar um ponto de carregamento de VE.

Dados:
VE - Tesla Model 3 LR 2024
Consumo diário: <50-75km
Local - lugar de garagem em condomínio, sem ser box; a instalação terá de ser feita através do quadro comum da garagem
Potencia contratada: 20.7 kVa (30A por fase)
Distância do quadro comum ao lugar de garagem: 30 metros

Foi-me sugerido instalar:
- uma tomada Shucko reforçada (16 A) - Efapel/Legrand Green up (podendo desse modo usar o EVSE que vem com a viatura) - 440€ + IVA
ou
- eventualmente instalar uma tomada CEE vermelha de 16A (beneficiando do contador trifásico, mas carregamento limitado a 7.4 KW pelos restantes aparelhos elétricos do condomínio) - 590€ + IVA; se optar por esta tenho de comprar um EVSE trifásico (249€ - mais barato que encontrei - https://pt.daolar.com/).

A primeira solução parece suficiente para o meu padrão de consumo habitual, no entanto com a segunda fico "melhor preparado" para o futuro.

Agradecia os vossos comentários e conhecimentos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por cuttysark76 »

Olá!
É importante saber quanto tempo pode ficar o carro a carregar.
Com um consumo de 15/16Kw/100 kms nesses Tesla, o carro fica carregado a 100% em 1 hora ou em 4 horas, conforme a solução escolhida, para esse percurso de 70kms diário.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
onarres81
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 11:15 pm

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por onarres81 »

cuttysark76 Escreveu: sexta dez 29, 2023 5:08 pm Olá!
É importante saber quanto tempo pode ficar o carro a carregar.
Com um consumo de 15/16Kw/100 kms nesses Tesla, o carro fica carregado a 100% em 1 hora ou em 4 horas, conforme a solução escolhida, para esse percurso de 70kms diário.
Boa noite,
O carro pode ficar dd as 21-22 até às 07:30, facilmente. A intenção é fazer top-up 20-40% ---> 60-80%. Talvez nem precise de carregar diariamente.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por cuttysark76 »

O custo por Kw será igual em ambas as situações?

O EVSE trifásico que descreve é um cabo específico ou é um Wall Charger trifásico?

Não sei como está a política de instalação de Tesla Destination Charger
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
onarres81
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 11:15 pm

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por onarres81 »

cuttysark76 Escreveu: sexta dez 29, 2023 8:57 pm O custo por Kw será igual em ambas as situações?

O EVSE trifásico que descreve é um cabo específico ou é um Wall Charger trifásico?

Não sei como está a política de instalação de Tesla Destination Charger
O custo do kWh é igual para qualquer uma das opções.
Seria para usar com um EVSE portátil ligado a uma tomada CEE 16A de 5P (vermelha).
Tem alguma opinião sobre adaptadores CEE 16A 5P macho para Shucko 16A fêmea (https://evchargers.com.pt/produto/adapt ... ase-macho/) até ter disponível o ESVE trifasico, para uso transitório com UMC Gen 2 que vem com a viatura?


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por cuttysark76 »

Sinceramente, penso que é mais interessante instalar uma wallbox, com as proteções necessárias e uma tomada fêmea para utilizar com os cabos originais do carro.

É uma solução muito mais universal e duradoura.

O EVSE extra não terá qualquer outra utilidade.

Bom ano!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
onarres81
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 11:15 pm

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por onarres81 »

Obrigado pelo seu input!
Votos de um excelente 2024!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por zeuz »

O EVSE é o original? Tenho ideia que dependendo da ponta usada, assim é a capacidade máxima que o EVSE original debita (até um limite de 16A, penso). Ou seja, com ponta Schucko podes usar uma tomada normal, mas com uma ponta para tomadas CEE, monofásica ou trifásicas, o EVSE original também funciona.

Em vez da tomada Legrand GreenUp, ou mesmo a versão low cost da Efapel, optaria por uma tomada CEE 16A, monofásica (tomada azul). É muito mais barata e até mais indicada para funcionar a 16A, contínuos, por várias horas. A tomada Legrand GreenUp é uma tomada Schucko - de boa qualidade, é certo - com um íman, que faz alguns EVSE's funcionarem a 14A. No caso do EVSE original da Tesla, o íman não faz qualquer diferença.

A opção pela instalação trifásica pode vir a dar problemas, porque pode desbalancear a carga entre fases, causando o disparo do disjuntor. Sei que há equipamentos para ajudar a manter esse equilíbrio de carga entre fases, mas o mais certo é não estar incluído nesse orçamento.

Outra coisa a considerar é a protecção dessa tomada. Como vai ser garantido que só tu usas essa tomada? A tomada vai ficar dentro de uma caixa com chave?

Há 3 anos atrás recomendaria um EVSE portátil, mas hoje em dia acredito que seja melhor opção um EVSE fixo (wallbox). São cada vez menos os sítios onde permitem usar uma tomada para carregar e os que permitem também não dá para carregar a mais que 10A, em segurança, logo o EVSE original basta. Com uma wallbox resolves o problema do uso indevido, é mais prático usar para carregar e podes optar por modelos com capacidade WiFi e outras funcionalidades que podem ser interessantes para ti. A wallbox da Tesla é uma boa opção na relação custo/produto.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Concordo com Zeus.... colocar CEE 16 azul (mono) e adaptar evse para esta tomada. Caso queiras manter evse de origem, uma tomada shucko normal também dá e numa instalação recente não deve ser problemático exceptoo se for ara estar MUITAS horas a carregar seguidas... tentar colocar é proteções...nunca são demais.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico

Mensagem por mafgod »

@onarres81 se estiveres interessado num EVSE trifásico (caso o teu da Tesla não permita trifásico com um adaptador) ou uma wallbox trifásica a bom preço, manda-me uma mensagem orivada :-)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”