Página 1 de 2

Correia de Distribuição

Enviado: terça abr 17, 2007 8:24 pm
por Captain
olá pessoal,
preciso da ajuda de alguém que saiba e me explique como se muda uma correia de distribuição num motor a gasolina.
renault laguna 1800cc ano 1997.
tenho a certeza que experts e voluntários não faltam.
um abraço a todos,
captain

Enviado: terça abr 17, 2007 9:33 pm
por orbis
não te aconselho a afazer isso a não ser que sejas mecânico. é muito fácil o motor ficar descomandado.

Correia de Distribuição

Enviado: terça abr 17, 2007 9:50 pm
por Captain
obrigado,
gostava de tentar. o facto de não ser mecânico não faz de mim um incapaz.
não leves a mal, mas de cada vez que alguém me fizer uma pergunta, sobre um assunto que não domine, se eu não souber, tento encaminhar essa pessoa para quem sabe.
tenho a certeza que haverá alguém que me vai responder.
um abraço,
captain

Enviado: terça abr 17, 2007 10:38 pm
por manuelcar
olá captain
os manuais haynes dão todos os procedimentos a adoptar para a reparação que pretendes realizar, bem como os cuidados a ter no processo e como se realiza o alinhamento da coisa. eu não tentaria uma coisa dessas sem indicações precisas. por outro lado também não iria a um fórum perguntar como se faz....

Enviado: terça abr 17, 2007 11:03 pm
por escalavardo
epá, isso não vai ser pêra doce.. espero que a cobaia seja algum chaço velho..

Correia de Distribuição

Enviado: terça abr 17, 2007 11:17 pm
por Captain
agradeço a ambos as cautelas que me aconselham a ter.
já agora:
não vai ser uma pêra doce porquê?
ontem estive seis horas debaixo do carro para lhe mudar um apoio.
não comi nem bebi nada durante esse tempo. tinham-me dito que era impossível fazê-lo em casa.
enganaram-se. substitui o apoio!

onde obtenho esses manuais?
cumps,
captain

Enviado: terça abr 17, 2007 11:27 pm
por escalavardo
esses manuais costumam estar disponíveis nas marcas.. não vai ser pêra doce pois é como o orbis diz.. quase de certeza vais desregular o motor. não é bem igual a mudar um apoio.. (se bem que eu não sou mecânico, só falo do que tenho visto fazer).

Enviado: terça abr 17, 2007 11:57 pm
por manuelcar
não sei onde vendem os manuais, mas podes podes encomendar pela net.
http://www.haynes.co.uk/webapp/wcs/stor ... ogid=10001

Correia de Distribuição

Enviado: quarta abr 18, 2007 12:03 am
por Captain
caro escalavardo,
quado eras pequenino e começaste a andar, alguém te disse que ias cair?
ajudaram-te, não foi?
uma coisa é certa, só mexo quando souber. não tiro a antiga sem saber como é. mas ninguém me vai comer 250 ou 300 euros para fazer aquele trabalho.
tenho alguns tópicos sobre como se faz, tenho marcador branco para marcar os pontos nas rodas dentadas e na correia velha, ainda no sítio, e de certeza absoluta, quem vai fazer a substituição sou eu e vai ficar bem.sei muito bem o que acontece se falhar.
por isso, vou esperando que há-de aparecer alguém que me há-de dizer como se faz.
vou esperar.
um abraço,
captain

Enviado: quarta abr 18, 2007 7:53 pm
por escalavardo
claro, é experimentando que se aprende.. só disse que corres riscos.. e se fôr no carro que andas todos os dias, se o avariares, vais sentir pena..

Correia de Distribuição

Enviado: quarta abr 18, 2007 8:15 pm
por Captain
ok.
aquilo não é nenhum bicho de sete cabeças. se fosse, mecânico nenhum conseguia fazer aquele serviço!
há procedimentos. seguindo-os consegue-se. sei que se falhar um dente, adeus válvulas, pistões, etc....enfim, adeus motor. mas não vai acontecer.

vou esperar e pedir ajuda em mais sítios.
há-de aparecer alguém.
um abraço,
captain

Enviado: quarta abr 18, 2007 8:36 pm
por jossef
passo muitas das minhas horas vagas numa oficina land rover e sei q o melhor é ver a primeira vez e depois fazer pois o dizer q é assim ou de outra maneira é diferente do q ver.
podes sempre tentar em cd ou livro o manual de mecanica desse carro.

Correia de Distribuição

Enviado: quarta abr 18, 2007 11:00 pm
por Captain
caro jossef,
plenamente de acordo com a tua sugestão.
mais do que aprender sózinho o que importa é ter uma ideia de como se faz a coisa.
a correia nova vem com duas marcações. a polie da árvore de cames deve ter a sua marcação alinhada com o ponto superior que está marcado na cabeça do motor.
a polie da cambota fica automáticamente alinhada com a sua marcação.
esta é uma parte da operação e dá garantia de não haver movimento.
extraem-se os rolamentos de tensão, monta-se a correia nova com as marcações onde estavam as da correia velha e montam-se os rolamentos tensores novos.
com o rolamento tensor flutuante, dá-se a flecha conveniente à correia.
penso que é isto.

agora, espero contraditórios. aceito todas as sugestões menos uma:
- não faças, porque é complicado ou perigoso.
há uma coisa que se chama planeamento. estuda-se a operação, consulta-se quem sabe, reune-se os meios necessários, pondera-se e ou se avança ou não.
daqui a dias, após receber alguma informação, falar com quem sabe, avanço.
e garanto que tudo vai correr bem.
mais um abraço a todos.
captain

Enviado: quarta abr 18, 2007 11:08 pm
por escalavardo
se correr mal, não tenhas vergonha de depois contar..

mas ao que parece já falas com algum conhecimento, por isso não irá correr mal.

Enviado: quinta abr 19, 2007 7:03 am
por Fry
ele só está a tentar testar-nos já vi que está dentro do assunto.

Correia de Distribuição

Enviado: quinta abr 19, 2007 11:04 am
por Captain
obrigado, fry, pelo apoio.
nas continuo à espera de algum corajoso e desinteressado financeiramente em compartilhar, comigo e convosco, tão importante "segredo".
e quem sabe possa ser o início de uma política de partilha de conhecimento que a acontecer é prova do nosso estado adulto como pessoas, técnicos, curiosos, cientistas, tudo menos "engenheiros, e buscadores de ambientes mais sãos, carteira mais desafogada, ou pelo menos não tão partilhada com os cartéis que nos oprimem, já que o conhecimento divulgado é conhecimento adquirido.
o empirismo é rei e senhor.
nos estados unidos, logo a seguir à segunda grande guerra, o governo disponibilizou aos cidadãos toda a espécie de bugigangas eléctricas, hidráulicas, pneumáticas e mecânicas que passou a ter em excesso e que já não utilizaria mais por ter acabado a sua necessidade.
pessoas simples, com algum jeito para as bricolages e outras com mais formação académica em áreas relacionadas, juntaram-se e com ideias, trabalho e partilha, muitos em garagens e caves, trouxeram à humanidade muitas das invenções e utilidades que hoje usamos e que nem fazemos ideia de como surgiram.
" e se eu fizesse uma coisa assim, para melhorar isto ou aquilo?" pensavam construíam e utilizavam. depois vendiam. a economia passou a funcionar em miríades de pequenas fabriquetas e projectos maiores.
quem não conhece a história da hp? como começou?

é assim, no dia em que aparecer alguém que não se importe de pôr aqui, tim-tim por tim-tim como se faz ou resolve determinada coisa, sem pensar inicialmente e só no curto-prazo nos benefícios alcançáveis, estaremos a caminhar com passos mais largos para uma sociedade melhor.
nem que seja como se mudam fusíveis ou correias de ventoinha...

um abraço a todos
captain

Enviado: quinta abr 19, 2007 11:16 am
por MaDiNfO
1º tiras as tampas todas que a protegem...

2º no carreto da ponta da cambota tens um buraco enfias uma xave de fendas (a marca tem mesmo uma coisa que se enfia la, eu custumo enfiar uma xave sextavada) neste momento tens o bloco no ponto o motor nao mexe.

3º se tudo correu bem na bomba injectora tens outro buraco no carreto que tamem ficou a ponto, ou seja se enfiares uma outra xave vai ficar tamem preso.

4º na arvore de cames tens outro carrecto que tambem ficou a ponto enfia outra xave (se for twin cam tens dois carrectos mete nos 2)

5º neste momento tens o motor trancado e fixo.

6º tiras a correia

7º metes a nova.

8º trocas os tensores (vem com a correia nova normalmente)

9º apertas os tensores.

10º tiras as xaves que puseste nos pontos.

11º com uma chave inglesa, ou de bocas na ponta da combota rodas o motor lentamente, vez se nao oferece prisao nenhuma (se tudo correu bem nao pode aparecer nenhuma prisao).

12º da a chave....

13º se rebentares com a cabeca vavulas martelos e afins nao me venhas culpar...

14º se precisares de mais ajuda diz...

15º .... sei lá .... fica mais giro com 15 pontos :p

Correia de Distribuição

Enviado: quinta abr 19, 2007 3:02 pm
por Captain
caro madinfo,
hoje tornaste o mundo melhor. fizeste com que eu me sinta mais animado e mais feliz.
obrigado!
valeu a pena fazer esta busca e este apelo, já que tinha a certeza que ia encontrar uma pessoa como tu. apelei ao sentido de solidariedade entre pessoas que buscam um mundo melhor e acertei.
fico-te muito grato pela ajuda que me deste, reafirmando a minha convicção na bondade das pessoas. outros beneficiarão dos conhecimentos que aqui deixaste. os 15!
obrigado mais uma vez.
um abraço.
captain

Enviado: quinta abr 19, 2007 5:18 pm
por jossef
tens aqui do melhor em mecanica é membro deste forum tambem.

http://forum.ptmotores.net/

Correia de distribuição

Enviado: quarta abr 25, 2007 10:22 pm
por Captain
caros,
orbis, manuelcar, escalavardo, jossef, fry, madinfo e mesmo a quem não respondeu, ficou escondido, os que fizeram figas para dar certo, os que fizeram para dar raia e a todos os que se interessaram, muito ou pouco. aos indiferentes, não respondo.
é com muita satisfação e alegria que comunico a esta comunidade o seguinte:
- mudar uma correia de distribuição ou de sincronização, não é nenhum bicho de sete cabeças. já poderá ter sido e alguns querem que essa fama se mantenha. com razão, já que se trata, em muitos casos, do seu ganha-pão.
mas, os fabricantes de automóveis querem que as coisas sejam mais fáceis para as suas próprias assistências e vão melhorando as condições para tarefas rotineiras. esta parece-me ser uma delas.
por cá chamamos, às vezes, nomes diferentes a coisas iguais e a pesquisa de informação torna-se mais difícil.
quando fiz busca de "correia de sincronização" em vez de "distribuição" a luz do google acendeu-se. e está mais correcto o termo "sincronização" que o vulgarizado " distribuição". afinal, essa peça sincroniza o movimento da cambota com a(s) arvore de cames ou veio de excêntricos, correcto?
pegando nos ensinamentos que aqui obtive, mais vosso incentivo e aquilo que obtive na net, avancei para a tarefa que me tinha proposto. assim que se retiram as tampas de protecção, vê-se o filme todo. o que eu não sabia era como fazer força e em que local o devia fazer para imobilizar o motor. parti a correia velha. lindo serviço. mas...
por causa disso aprendi o que é o ponto morto superior, e que há (em alguns motores um bujão ao lado da vareta do óleo que permite introduzir uma tranca que fixa a cambota imobilizando o motor. feito isto, acerta-se o pistão do primeiro cilindro para o limite máximo superior (pms), aplica-se a correia nova respeitando as marcações que deverão coincidir obrigatóriamente com as marcações das rodas dentadas da cambota e do veio de excêntricos. estica-se a correia, (flecha de 1 centímetro ou algo menos, já que vai ceder um pouquinho, não devendo ficar esticada demais porque tenderá a "cantar ou zunir"). anda-se com o motor à mão duas ou três voltas e se não bater em nada, está pronto. a partir daqui, as marcações da correia não voltarão a bater certo com as marcações das rodas dentadas dado que estas têm diâmetros diferentes. recoloca-se uma das tampas de protecção e liga-se o motor. deixa-se rodar por breves segundos, sem acelerar. parar o motor. ao mudar a correia, convém verificar o estado do carretos esticadores. em caso de necessidade, substituir.
procede-se à remontagem de tudo o que foi retirado.
convém que não sobrem peças.

e é isto, graças a vocês, sei hoje mais do que sabia quando fiz o meu apelo.
por isso, a minha gratidão.

um abraço a todos,
captain