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Citroen AX 14D

Enviado: domingo mai 06, 2007 4:07 pm
por Gasolina
boas!

desculpem lá este tópico, mas após umas horas de pesquisa na net, ainda não sei qual é o tipo de bomba deste carro, que em princípio devo adquirir num futuro próximo. o carro é de 1994.

já li que a bomba seria ou rotodiesel ou lucas, pelo que estaria limitado aos 20-30% de ovd.

as minhas perguntas:

1 - posso mudar as bombas injectoras (a marca) para poder utilizar percentagens superiores de ov (não quero comprar um kit, porque o carro não vale o dinheiro)?

2 - para aumentar a temperatura do óleo injectado não bastará aquecer a linha de combustível, em vez do tanque?

cheers!

Enviado: domingo mai 06, 2007 8:59 pm
por manuelcar
olá gasolinas
1 - posso mudar as bombas injectoras (a marca) para poder utilizar percentagens superiores de ov (não quero comprar um kit, porque o carro não vale o dinheiro)?
não sei quanto pensas tu que custa um kit, ou quanto custa uma bomba de injecção, ou quantos quilómetros terá que durar o carro para amortizares esses valores andando a ov 30 no inverno e ov50 no verão. mas o melhor é informares-te e fazeres as contas antes de tomares decisões.
2 - para aumentar a temperatura do óleo injectado não bastará aquecer a linha de combustível, em vez do tanque?
precisamente! tens toda a razão! é isso mesmo que fazemos. mais ainda, tentamos manter o tanque à temperatura ambiente não enviando para lá nada quente.

Enviado: segunda mai 07, 2007 10:40 pm
por Gasolina
olá manuel!

será que este motor 1.4 tem as mesmas bombas que o teu saxo 1.5?

posso fazer como tu e usar 50% de verão e 30% no inverno (ir progredindo até esta concentração, claro)

Enviado: segunda mai 07, 2007 10:50 pm
por manuelcar
pode ser rotodiesel, bosch ou lucas. é melhor procurar a placa de identificação.

Enviado: segunda mai 07, 2007 10:52 pm
por Gasolina
pois. segundo a tabela que está "ali em cima", ele deve levar 20% no inverno e 30% no verão, no máximo. todos esses modelos devem ser rotativos, não?

Enviado: segunda mai 07, 2007 11:44 pm
por manuelcar
sim, todas essas são rotativas.

Enviado: terça mai 08, 2007 12:28 am
por manuel
é fácil identificar a bomba injectora, existira algures nela algum logótipo do fabricante.

Enviado: terça mai 08, 2007 10:46 am
por manuelcar
sim. pode estar gravado no corpo da bomba ou ter uma placa. mas pode estar num local menos visível. podes precisar de um pequeno espelho.