Montemor-o-Velho recebe fábrica de pilhas de combustível
Enviado: segunda mai 07, 2007 10:37 pm
"energia: montemor-o-velho vai acolher fábrica de pilhas de combustível
07.05.2007
lusa
uma unidade para o fabrico de pilhas de combustível deverá começar a ser instalada em outubro em montemor-o-velho, para entrar em funcionamento em 2009, foi hoje revelado.
além da unidade fabril ? que ocupará 2,2 hectares no parque de negócios de montemor-o-velho - será constituído um centro de investigação, num projecto orçado em 70 milhões de euros e que representa a criação de 220 postos de trabalho.
"é a primeira fábrica em que todo o processo de 'assemblagem' de pilhas de combustível vai ser totalmente automatizado", disse aos jornalistas luís vieira, responsável da agni, uma empresa de capitais malaios e norte-americanos que lidera o projecto.
a tecnologia passa pela produção de energia através de pilhas de combustível - um sistema que inclui eléctrodos e membranas empilhados - alimentadas a hidrogénio e oxigénio.
"é o inverso da hidrólise. dou-lhe hidrogénio e oxigénio e vou obter energia e água", explicou.
não existindo, no mundo, hidrogénio em estado puro, a opção da agni passa por o produzir recorrendo, na fábrica, a reformadores, um sistema que, fazendo uso de combustível (hidrocarbonetos), separa o hidrogénio do carbono.
o combustível a utilizar, disse luís vieira, será gás sintético obtido através da utilização de gaseificadores abastecidos a biomassa.
"as pilhas, reformadores e gaseificadores serão produzidos na fábrica" frisou o responsável da agni.
a energia produzida através das pilhas de combustível poderá ser injectada na rede eléctrica nacional e estender-se a múltiplas aplicações, como electrodomésticos ou geradores portáteis.
o presidente da câmara de montemor-o-velho, luís leal, afirmou que está em estudo a utilização daquele sistema no aquecimento da piscina local e na iluminação do castelo.
os contactos da agni com a agência portuguesa de investimento (api) para instalação da unidade fabril em montemor-o-velho iniciaram-se em novembro de 2003, num processo que luís vieira rotulou de "difícil" dado a tecnologia pioneira que envolve, a inexistência de alguns quadros legais e também as mudanças de governo."
em http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1293252
e já que se fala em hidrogénio
"energia
07-05-2007 14:36
especialistas discutem a economia do hidrogénio
vários especialistas internacionais juntam-se no vimeiro, hoje e amanhã, para discutir a possibilidade da utilização do hidrogénio como combustível.
o hidrogénio é um gás não tóxico, abundante e que permite uma energia limpa e sem emissões significativas de gases poluentes.
este combustível poderá no futuro ser utilizado nos transportes públicos, a preços competitivos, ajudando assim o meio ambiente.
o hidrogénio ainda é uma alternativa cujo custo por quilómetro ainda é cerca de 10 vezes superior ao de um autocarro a gasóleo e o preço do veículo, por seu lado, é quase cinco vezes superior ao de um autocarro normal.
no entanto, josé campos rodrigues, um dos impulsionadores deste seminário, diz que “a partir de 2010 vamos ter produtos de mercado já a preços economicamente interessantes”.
recorde-se que a discussão sobre a utilização desta energia como combustível foi relançada pelo presidente da república, em riga, na letónia. cavaco silva disse ser difícil evitar a discussão sobre a energia nuclear em portugal, a não ser que se concretize a utilização do hidrogénio enquanto combustível alternativo."
em http://www.rr.pt/informacaodetalhe.aspx ... 39&zoneid=
07.05.2007
lusa
uma unidade para o fabrico de pilhas de combustível deverá começar a ser instalada em outubro em montemor-o-velho, para entrar em funcionamento em 2009, foi hoje revelado.
além da unidade fabril ? que ocupará 2,2 hectares no parque de negócios de montemor-o-velho - será constituído um centro de investigação, num projecto orçado em 70 milhões de euros e que representa a criação de 220 postos de trabalho.
"é a primeira fábrica em que todo o processo de 'assemblagem' de pilhas de combustível vai ser totalmente automatizado", disse aos jornalistas luís vieira, responsável da agni, uma empresa de capitais malaios e norte-americanos que lidera o projecto.
a tecnologia passa pela produção de energia através de pilhas de combustível - um sistema que inclui eléctrodos e membranas empilhados - alimentadas a hidrogénio e oxigénio.
"é o inverso da hidrólise. dou-lhe hidrogénio e oxigénio e vou obter energia e água", explicou.
não existindo, no mundo, hidrogénio em estado puro, a opção da agni passa por o produzir recorrendo, na fábrica, a reformadores, um sistema que, fazendo uso de combustível (hidrocarbonetos), separa o hidrogénio do carbono.
o combustível a utilizar, disse luís vieira, será gás sintético obtido através da utilização de gaseificadores abastecidos a biomassa.
"as pilhas, reformadores e gaseificadores serão produzidos na fábrica" frisou o responsável da agni.
a energia produzida através das pilhas de combustível poderá ser injectada na rede eléctrica nacional e estender-se a múltiplas aplicações, como electrodomésticos ou geradores portáteis.
o presidente da câmara de montemor-o-velho, luís leal, afirmou que está em estudo a utilização daquele sistema no aquecimento da piscina local e na iluminação do castelo.
os contactos da agni com a agência portuguesa de investimento (api) para instalação da unidade fabril em montemor-o-velho iniciaram-se em novembro de 2003, num processo que luís vieira rotulou de "difícil" dado a tecnologia pioneira que envolve, a inexistência de alguns quadros legais e também as mudanças de governo."
em http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1293252
e já que se fala em hidrogénio
"energia
07-05-2007 14:36
especialistas discutem a economia do hidrogénio
vários especialistas internacionais juntam-se no vimeiro, hoje e amanhã, para discutir a possibilidade da utilização do hidrogénio como combustível.
o hidrogénio é um gás não tóxico, abundante e que permite uma energia limpa e sem emissões significativas de gases poluentes.
este combustível poderá no futuro ser utilizado nos transportes públicos, a preços competitivos, ajudando assim o meio ambiente.
o hidrogénio ainda é uma alternativa cujo custo por quilómetro ainda é cerca de 10 vezes superior ao de um autocarro a gasóleo e o preço do veículo, por seu lado, é quase cinco vezes superior ao de um autocarro normal.
no entanto, josé campos rodrigues, um dos impulsionadores deste seminário, diz que “a partir de 2010 vamos ter produtos de mercado já a preços economicamente interessantes”.
recorde-se que a discussão sobre a utilização desta energia como combustível foi relançada pelo presidente da república, em riga, na letónia. cavaco silva disse ser difícil evitar a discussão sobre a energia nuclear em portugal, a não ser que se concretize a utilização do hidrogénio enquanto combustível alternativo."
em http://www.rr.pt/informacaodetalhe.aspx ... 39&zoneid=