Dudidas de maçarico

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
pgomes78
Membro
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:10 am

Dudidas de maçarico

Mensagem por pgomes78 »

olá.
tal como já disse na minha apresentação, espero amanhã fechar negocio com um renault clio 1.9 de 98.
como tenho um familiar que me arranja cerca de 30l de óleo vegetal usado por semana, esta vai ser minha opção.
a favor tenho que este óleo não vem muito sujo pois naquela casa fazem questão de o usar poucas vezes de modo a garantir qualidade ao cliente.
assim sendo vou começar por fazer decantação do óleo e em seguida a sua filtragem.
como filtro estava a pensar fazer um de varias camadas que passo a descrever:
a ordem é de baixo para cima: ganga (ou outro tecido. uma vez que tenho possibilidade de observa-los num microscópio electrónico irei ver vários tipos de tecido para ver qual tem menos diâmetro de passagem. mais tarde darei novidades sobre tal experiência), 2 guardanapos, filtro dos ares condicionados automóveis e por “lã de vidro” usada em aquários. com isto e uma vez que possuem diferentes tipos de capacidade de filtragem, sendo a de cima a mais larga e a de baixo mais apertada, penso conseguir uma melhor filtragem e progressiva.
depois farei a lavagem e secagem e aqui surge duvidas:
a lavagem faz-se com 30% de água? basta uma lavagem, sendo esta fortemente mexida? ou convém repetir o processo mais que uma vez? se sim quantas?
a secagem será feita numa garagem, logo sem sol.
veio-me à ideia duas hipóteses:
ajudada por uma resistência de 300w (para 75l de óleo) daquelas usadas nos aquários que atinge 34ºc. será que chega?
outra hipótese era comprar uma fritadeira daquelas de inox que tem resistências que funcionam mergulhadas e mete-la no barril. nesta hipótese tenho apenas medo de possíveis queimaduras resultantes de algum azar.
como sei que depois que o óleo está seco e pronto a usar?
já muito li por aqui mas continuo na dúvida nos pontos da lavagem e secagem pelo que todas as opiniões, sugestões e críticas são bem vindas.
desde já obrigado a todos que possam ajudar.
um abraço,
Pedro Gomes

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

começa a fazer experiências com pequenas quantidades a lavar e a secar, ganhas calo rápidamente. o oleo está seco quando tiver a transparência de novo. ao sol seca, mas leva vários dias. com uma resistência é muito mais rápido.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
pgomes78
Membro
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:10 am

Mensagem por pgomes78 »

olá.
e achas a resistência de aquário chega para o efeito ou melhor uma mais potente?
um abraço,
Pedro Gomes

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”