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saber se o citroen pode utilizar oleo vegetal
Enviado: terça mai 22, 2007 12:29 pm
por batataboy
eu tenho um citroen zx 1.9d com uma bomba injectora lucas e gostaria de saber se posso utilizar oleo vegetal e qual a quantidade certa??
Enviado: terça mai 22, 2007 12:32 pm
por serges
boa tarde, bem vindo antes de mais...
vou mover o post para o local certo mas devia fazer uma breve apresentação do modelo em si tipo ano, modelo, motor!
obrigado!
Enviado: terça mai 22, 2007 12:40 pm
por husky
perde algum tempinho a ler o forum e tiras as coclusoes...
Enviado: quarta mai 23, 2007 4:11 pm
por manuelcar
esses carro tanto pode vir com bombas bosch, lucas ou rotodiesel. tens que ser mais específico.
Enviado: quinta mai 24, 2007 12:36 pm
por husky
mais umas bombas queimadas...ihhi
Enviado: segunda mai 28, 2007 9:58 pm
por batataboy
olá amigos... novamente por aqui ando
a minha bomba é uma lucas tipo-xud 101. instalada no motor 1905 da citroen ando a espermentar com ovd a 50% já modifiquei o retorno e por enquanto está tudo normal.. será que vor ter problemas mais tarde.. friso que este tem um pré aquecimento do combustivel que está ligado ao sistema de refrigeraçao do motor...
abraços
Enviado: segunda mai 28, 2007 10:25 pm
por manuelcar
olá batataboy
xud qq coisa deve ser a referencia do motor e não da bomba. mas se é lucas ov50 está fora de questão. parabéns pelo permutador, esse componente é muito importante para quem queima ovd. infelizmente, só por si não autoriza as percentagens que usas. com a alteração do retorno e o permutador estás muito bem para o ov30, na minha opinião.
Enviado: segunda mai 28, 2007 10:41 pm
por hynek
batataboy Escreveu:olá amigos... novamente por aqui ando
a minha bomba é uma lucas tipo-xud 101. instalada no motor 1905 da citroen ando a espermentar com ovd a 50% já modifiquei o retorno e por enquanto está tudo normal.. será que vor ter problemas mais tarde.. friso que este tem um pré aquecimento do combustivel que está ligado ao sistema de refrigeraçao do motor...
abraços
aumenta para ov50 quando tiveres poupado €€€ para uma nova bi. vai dar berro.
o teu carro é este:
citroen-zx-1,9d turbo/1996-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas/rp/no-tank
mas podes comprar uma bi bosch da segunda mão e aumentar as percentagens. por exemplo deste modelo:
citroen-zx-1,9d turbo/1993-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp/
se quiseres que eu pergunte quanto custa (tenho um amigo numa casa das peças usadas) envie-me um mail.
Enviado: terça mai 29, 2007 8:21 pm
por batataboy
boa noite... já ando de volta da serralharia a ver se ponho um aquecimento do combustivel antes da bomba para aquecer antes de dar á chave... vamos lá ver se resulta.. mas vou ter que diminuir para os 30% por enquanto.
abraços e até um dia destes
Enviado: terça mai 29, 2007 8:33 pm
por manuelcar
olá batataboy
talvez colocando o aquecimento imediatamente antes do filtro. é aqui que existe a maior restrição à passagem do combustível.
Enviado: terça mai 29, 2007 9:07 pm
por batataboy
olá.. entao tudo bem manuelcar??
estou a entender mas o meu sistema é fabrico artesanal e as resistensias vao estar em contacto com o combustivel, em principiu nao vou ter problemas pois nao ?? desde que ao haja ar na canalizaçao nao havera perigo de incendio acho eu... mas amanha já o terei a funcionar para ver se resulta e logo dou noticias.
os meus cumprimentos
Enviado: terça mai 29, 2007 10:01 pm
por manuelcar
cuidado com as resistências em contacto com o combustivel. de que resistências estamos a falar?
Enviado: terça mai 29, 2007 10:41 pm
por batataboy
pois eu tb me espliquei mal.... sao velas de incandescencia, axo que nao haverá perigo penso eu
Enviado: terça mai 29, 2007 10:57 pm
por hynek
batataboy Escreveu:pois eu tb me espliquei mal.... sao velas de incandescencia, axo que nao haverá perigo penso eu
não faças coisas destas, se não tiveres um aquecimento com capacidade de atingir a temperatura de 75 ºc e manté-la, é melhor continuar só com ov30.
se procurares por aqui, há gente que experimentou. os resultados não fora satisfatórios.
Enviado: terça mai 29, 2007 11:23 pm
por manuelcar
as velas de incandescência atingem temperaturas da ordem dos 800-900º, não é seguro colocá-las em contacto com o combustível, tens que ter uma superfície de permuta e um termocontacto que a desligue uma vez atingida a temperatura correcta. mais vale utilizar uma resistência mais fraca, ou procurares uma forma segura de aquecer o próprio filtro.