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OV

Enviado: sexta mai 25, 2007 11:06 am
por Tiago_Marques
boas..tambem sou novo membro e gostava que me esclarecessem umas duvidas se faz favor..

tenho um seat ibiza de 1996 1.9 diesell, e gostava de aplicar ov, gostaria de saber os cuidados a ter e as percentagens q posso utilizar de ov.. convém mudar o óleo do motor e o filtro de gasóleo mais frequentemente?

obrigado pela atenção prestada..
abraço e continuem com este forum..muito bom

Enviado: sexta mai 25, 2007 11:10 am
por serges
tem carro a gasóleo e pretende contribuir para um ambiente melhor?

se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando óleo vegetal (ov) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:

1- abasteça c/ €20, junte-lhe 1 lt de ov (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- abasteça c/ €20, junte-lhe 2 lts de ov e faça 500km's;
3- abasteça c/ €20, junte-lhe 3 lts de ov e faça 500km's;
4- abasteça c/ €20, junte-lhe 4 lts de ov e faça 500km's;
5- abasteça c/ €20, junte-lhe 5 lts de ov e faça 500km's;

com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o ov. preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.

chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do ov).

entretanto e enquanto "vai fazendo km's", vá lendo os diferentes post's do fórum, vá colocando as suas questões, porque quando chegar ao 5º patamar já está confiante - a utilização de ov para si é uma realidade - e vai querer ir mais além, e também utilizar ov usado. chegado a este ponto, é altura de também começar a introduzir 2% de gasolina (sobre o total do abastecimento: 25lts = 0,5lt) para optimizar a mistura.

ao prosseguir, informe-se bem (já que está por sua conta e risco e as reparações não são baratas), certifique-se de qual a bomba injectora da sua viatura, os cuidados a ter com o óleo usado, para em consciência e em função da sua realidade, ao incrementar a utilização de ov, adoptar aquele que para si será o melhor sistema, podendo passar ou não pela instalação de um kit de pré-aquecimento.

para terminar, devo adverti-lo(a) que caso tenha um furo ou o rádio não funcione, a culpa não é do ov. very happy


saudações oleosas


aviso: recomenda-se não iniciar a introdução de ov, enquanto a sua viatura estiver dentro da garantia (será uma desculpa para a retirarem).
by jorge santos



se fizeres uma pequena pesquisa tens tudo por aqui!

Enviado: sexta mai 25, 2007 11:13 am
por jossef
e já abora bem vindo e uma apresentaçao n ficava nada mal.

Enviado: sexta mai 25, 2007 1:21 pm
por hynek