Página 1 de 1

Aquecedor de òleo antes da BI

Enviado: sábado jun 02, 2007 9:25 pm
por
olá caros amigos,

estou pensando em aquecer o ov fazendo da seguinte forma:
fazer um recipiente de érro para receber o óleo com uma entrada e uma saida para a bi e colocalo preso ao escapamento próximo ao motor mais precisaria ver quanto aquece o cano de descarga para não aquecer demais o óleo. tenho um ford f1000 motor mwm bomba bosh e ae será que funciona?
abraços a todos.

Enviado: sábado jun 02, 2007 10:39 pm
por hynek
cuidado, o ov deve ser aquecido a 75 ºc (+/- 3 ºc). nem mais nem menos. por isso tens de procurar o sistema que aquece e que controla a temperatura. qualquer outra via é um risco.

Enviado: segunda jun 04, 2007 1:52 am
por xptosempre
hynek Escreveu:cuidado, o ov deve ser aquecido a 75 ºc (+/- 3 ºc). nem mais nem menos. por isso tens de procurar o sistema que aquece e que controla a temperatura. qualquer outra via é um risco.

pq 75º, não pode ser 90º?

um abraço
david

Enviado: segunda jun 04, 2007 9:46 am
por visitante
vivam ...

xpto..

a temperatura á entrada da bi não deverá ultrapassar em circunstancia alguma os 70ºc..sob pena de ruptura de alguns elementos desta.. contudo deverá situar-se o mais proximo possivel..

convém tambem ponderar que a elevação de pressão gera aumento da temperatura..

um abraço
[***************]

Enviado: segunda jun 04, 2007 2:16 pm
por xptosempre
viva [***************], apesar de nunca falar-mos és uma pessoa em que tenho muita consideração, tenho lido os teus post's e tenho reparado que és uma pessoa ponderante e com vastos conhecimentos.
quando perguntei 70º e não 90º foi devido ao meu carro, ax1.4, ter o filtro do combustível copulado a cabeça do motor, logo, em principio, estará a sair de lá a 90º ou mais , considerando que perco alguma temperatura nas tubagens, provavelmente não chega a perder os 20º excedentes, muito menos em "alto regime", qual é a tua opinião? é que se cortar o retorno, mais certo será chegar à bomba a mais de 90º.

infelizmente já estou a falar de um carro que não uso, tive um acidente,na segunda feira, bateram-me na mala inutilizando o carro, embora as perguntas se mantenham validas para um novo motor . agora pergunto, como comprei um ax1.5 este veio equipado com bomba lucas e eu tinha uma bosh de reserva para o outro motor, será que esta é compativel com o motor 1.5? não tenho muitos conhecimentos sobre o motor 1.5 nessa área.

um abraço

david

Enviado: segunda jun 04, 2007 2:26 pm
por serges
bolas, tives te azar!

espero que tudo corra bem e creio que o motor 1.5 já é o motor do saxo! um motor mais fiavel do que o teu anterior!

mas isto são opiniões!

sorte para isso!

Enviado: segunda jun 04, 2007 6:36 pm
por xptosempre
tens razão serges , tenho pena porque o outro motor estava muito bom e este motor usa uma bomba lucas e para o outro já tinha outra bosch de reserva, alem da carroçaria do outro estar muito boa, melhor que esta.
este motor é bem melhor que o 1.4, e até tive sorte pois este pareçe estar impecavel, não cria preção, não gasta oleo, não faz fumo e de aspecto esta muito bom

um abraço

david

Enviado: segunda jun 04, 2007 9:17 pm
por manuel
o motor do ax 1.5 é o mesmo que o saxo, uma vez que o saxo tanto é equipado com bomba lucas, como com bomba bosch, penso que talvez seja possivel que alguma das bombas de reserva que possuis dê para colocar nesse motor 1.5. é uma questão de verificar qual é o modelo exacto das bombas e comparar com as que equipam o saxo.

Olá a todos

Enviado: quinta jun 07, 2007 10:56 pm
por
valeu, eu estou colocando tambem antes da entrada da bi um medidor de temperatura desses de radiador e se subir muito acima de 70 eu desvio o ov do aquecedor com uma chave elétríca. é isso ai, já comecei a fazer e o ovu está em minha garagem quase pronto, mais é claro que com todos os cuidados eu tambem começarei com 5,10,15% até ovu 100%.
abraços a todos, rê.