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Intervenção do Ministro da Economia...

Enviado: quinta jun 07, 2007 7:15 pm
por Fry
alterações climáticas, inovação e crescimento das economias


2007-05-03 intervenção do ministro da economia na conferência «alterações climáticas, inovação e crescimento das economias», em lisboa

as alterações climáticas que resultam das emissões excessivas de co2 são uma das grandes questões do nosso tempo e alteraram o paradigma entre economia e ambiente. o relatório stern deixou claro que temos de agir rapidamente e de maneira concertada, de forma a evitar danos irreparáveis e de consequências imprevisíveis ao mundo em que vivemos. danos para os cidadãos e para as economias.

as alterações climáticas deixaram de ser uma questão exclusivamente de ambiente. são uma questão de civilização, que envolve escolhas políticas e decisões económicas.

as alterações climáticas são uma questão que exige uma solução global. até agora, a europa tem liderado o processo, mas ela será incapaz de resolver, por si só, uma questão que tem uma natureza global. precisamos convencer os estados unidos e a china, que são os países que emitem mais co2, a sentarem-se à mesa das negociações.

as alterações climáticas exigem uma dupla resposta em termos de política de energia e de política económica:

em termos de política de energia, é necessário fixarmos metas ambiciosas relativamente às emissões de co2, apostar nas energias renováveis e na eficiência energética;
em termos de política económica, é necessário concebermos políticas que compensem, o mais possível, o custo económico de adoptar tecnologias mais limpas.
para nos falar de alterações climáticas, inovação e crescimento económico, temos o prazer de receber no mei o secretário-geral da ocde, sr. angel gurria.

partilho com o secretário-geral da ocde a opinião de que estamos perante um desafio que se pode transformar numa oportunidade, na medida em que será possível estimular a inovação e promover o crescimento económico, desde que sejam tomadas as decisões apropriadas.

o governo português defenderá esta tese durante a próxima presidência da eu, em que as questões energéticas serão um dos principais pontos da agenda. temos autoridade para o fazer, porque portugal está na linha da frente na luta contra as alterações climáticas e na adopção de fontes de energia renováveis.

no que respeita a emissões de co2, o nosso objectivo é de 7,6 ton./ habitante, o que compara com um valor médio de 10 ton. na ue. o governo está a estudar a possibilidade de cortar licenças de co2 para centrais a fuel, de forma a estimular ainda mais a adopção de fontes limpas de produção de electricidade.

nas energias renováveis, estabelecemos o objectivo de produzir 45% da electricidade a partir de fontes renováveis e 10% de biocombustiveis em 2010. em conjunto com a produção de biomassa, tal representa 18% da energia primária produzida a partir de fontes renováveis, o que compara com o objectivo de 20% na eu, mas apenas em 2020.

na área da eficiência energética, já foram tomadas diversas medidas e largo alcance:

certificação energética dos edifícios, que entrará em vigor ainda este ano;
tributação dos automóveis em função das emissões de co2;
criação de uma taxa sobre as lâmpadas mais poluentes.
ao mesmo tempo, existe uma política para compensar o efeito sobre a economia da adopção destas medidas ambientais. inclui o seguinte:

aceleração do programa de energia hídrica, sendo lançada este ano a construção de 800 mw, algo que já não sucedia há mais de 20 anos;
criação de um cluster em torno das renováveis;
simplificação do processo de licenciamento ambiental e de ordenamento do território para novos investimentos.

Enviado: quinta jun 07, 2007 7:16 pm
por serges
vamos ver até onde vão as promessas!

Enviado: quinta jun 07, 2007 7:19 pm
por Fry
gostava de saber que cilindrada tem o carrito do sr. ministro, tão preocupado com o ambiente....

Enviado: quinta jun 07, 2007 7:20 pm
por xptosempre
bem dito fry

Enviado: quinta jun 07, 2007 7:35 pm
por serges
ui acho que é um touareg!

Enviado: sexta jun 08, 2007 12:51 pm
por Levi
os carros de todos os ministros, bem dizendo assim!!! nenhum é inferior a 2000c.c.! o mínimo que podiam fazer era comprarem carros hibridos, tipo o honda civic!

Enviado: sábado jun 09, 2007 7:12 pm
por EnergiaDiesel
levi Escreveu:os carros de todos os ministros, bem dizendo assim!!! nenhum é inferior a 2000c.c.! o mínimo que podiam fazer era comprarem carros hibridos, tipo o honda civic!
existe um ministério em que isso já aconteceu, o ministério do ma.

ver artigo/informação completa em:

http://www.automotor.xl.pt/1106/300.shtm

Enviado: sábado jun 09, 2007 7:16 pm
por EnergiaDiesel
serges Escreveu:vamos ver até onde vão as promessas!
e acrescento o factor "tempo" que neste momento é nos desfavorável!

ou seja já houve muitas promessas na área ambiental e alguns progressos é verdade e alteração de hábitos mas é necessário mais do que isso e a natureza não espera...

Enviado: terça jun 12, 2007 10:02 pm
por Levi
energiadiesel Escreveu:
levi Escreveu:os carros de todos os ministros, bem dizendo assim!!! nenhum é inferior a 2000c.c.! o mínimo que podiam fazer era comprarem carros hibridos, tipo o honda civic!
existe um ministério em que isso já aconteceu, o ministério do ma.

ver artigo/informação completa em:

http://www.automotor.xl.pt/1106/300.shtm
eu sei disso! mas foi um! e não foi para nenhum ministro! estava a falar em mudar completamente a frota toda! o dinheiro que eles não poupariam! já para não falar da redução de c02!