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Duvida quanto a mistura

Enviado: quarta jul 04, 2007 12:25 am
por abc
hoje comecei a por ovd no carro, comecei com 95% gasoleo 5% ovd, mas dada a boa compatibilidade da minha bomba no proximo abastecimento tou a pensar em paxar ja para 15% de ovd e como tal vou por 17l de gasoleo e 3l de ov. como ja li aqui no forum um topico sobre mistura, gostava de saber a vossa opinião sobre se devo por 15% de gasoleo directo e depois misturar 2l de gasoleo com 3l de ov ou se com uma percentagem tão baixa não irá fazer diferença?

outra questão é se em vez fazer uma mistura no garrafão, não posso tb por 15l de gasoleo, os 3l de vd e os restantes litros de gasoleo por cima? será que depois com o andamento n irá haver mistura?

duvidas de um novato

Enviado: quarta jul 04, 2007 10:17 am
por hynek
com estas percentagens não há problema nenhum. podes abastecer primeiro gasóleo e depois meter o ov. ao andar isso mistura-se.

Enviado: quarta jul 04, 2007 4:09 pm
por abc
tks

so mias uma kestão para percursos pekenos como 30km/dia posso usar 50% ovd ou devo ficar pelos os 30%? é que ja vi quem dissesse que na ha problema em 50/50 e outros a dizer que sim...

ja percebi que se for uma viagem grande por fazer 50/50 agr percurso +/- citadino é k tou na duvida...

Enviado: quarta jul 04, 2007 4:25 pm
por hynek
para vários percursos curtos e poucos km/dia é melhor ov30. nestas pequenas distâncias o motor nem aquece como deve ser. por isso é melhor não abusar. para distâncias maiores, se a bi for das boas, podem ser usadas percentagens mais elevadas.

se o carro começar fumar mais, se perder potência, aumentar consumo, se deixar trabalhar com suavidade (ouve-se ruído da combustão, detonação) - é sintoma de abuso no ov. como remédio atestar só com gasóleo e aproveitar uma viagem maior (uns 100 km) para limpar os circuitos. o melhor seria numa autoestrada e puxar bem por ele, tipo prego a fundo. até ficar tudo ok.

Enviado: quarta jul 04, 2007 4:42 pm
por abc
mais uma vez obrigado!

sendo a minha bi compativel, quer dizer que posso ir daqui ao algarve com 50/50 certo? o que para mim ea um espectaculo :p

os meus colegas ate se tao a passar que nao falo noutra cs a não ser no ovd e todos dizem k sou maluko, isto pk soa pessoas fechadas que não investigam as cs....

este forum ta mm demais!

Enviado: quarta jul 04, 2007 5:05 pm
por hynek
abc Escreveu:mais uma vez obrigado!

sendo a minha bi compativel, quer dizer que posso ir daqui ao algarve com 50/50 certo? o que para mim ea um espectaculo :p

os meus colegas ate se tao a passar que nao falo noutra cs a não ser no ovd e todos dizem k sou maluko, isto pk soa pessoas fechadas que não investigam as cs....

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sim, podes ir com ov50 até algarve, sem problema. ao chegar lá (10 km antes), abasteces com gasóleo para baixar a percentagem.

boas férias!

Enviado: quarta jul 04, 2007 5:49 pm
por faria
boas,
eu em viagens longas cheguei a fazer % perto dos 100%...

quando inicio a viagem de 500/600km, arranco com gasoleo e ando para ai 10/15km, após essa distancia o motor está já na temperatura normal de funcionamento... encosto, encho o deposito com oleo e arranco logo de seguida... aqui já tenho perto de 100% ov... pouco antes de acabar a viagem (10/15km) paro e volto a encher o deposito com gasoleo ou ov30/40. assim quando for dar arranque no dia seguinte o circuito já está "ferrado" com gasoleo e já não tem o ov100... e com isto consigo fazer 500/600 km a um custo de .60€/litro... e sem riscos para a mecanica uma vex que o motor só come ov100 enquanto está quente...

mas isto sou eu, claro...

Enviado: quarta jul 04, 2007 5:53 pm
por abc
hynek Escreveu:
abc Escreveu:mais uma vez obrigado!

sendo a minha bi compativel, quer dizer que posso ir daqui ao algarve com 50/50 certo? o que para mim ea um espectaculo :p

os meus colegas ate se tao a passar que nao falo noutra cs a não ser no ovd e todos dizem k sou maluko, isto pk soa pessoas fechadas que não investigam as cs....

este forum ta mm demais!
sim, podes ir com ov50 até algarve, sem problema. ao chegar lá (10 km antes), abasteces com gasóleo para baixar a percentagem.

boas férias!
infelizment n vou ja para o algarve apenas estava a dar como exemplo

mas fazendo eu bodyboard ao fim de semana fui mt´s quilometros, para 200km deveo ov40? ou ov30? ultima pergutna e e não xateio mais pois ja começo a ficar com uma noção das coisas

proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro

Enviado: quarta jul 04, 2007 10:40 pm
por hynek
[quote="abc"]

infelizment n vou ja para o algarve apenas estava a dar como exemplo

mas fazendo eu bodyboard ao fim de semana fui mt´s quilometros, para 200km deveo ov40? ou ov30? ultima pergutna e e não xateio mais pois ja começo a ficar com uma noção das coisas

proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro [/quote

até podias andar ov50. importa aquecer o motor com uma percentagem segura, i.e. ov30. desde que o motor se mantém quente (aguenta quente umas 2 ou 3 horas, mesmo parado), podes andar a ov50. depois tens de passar para ov30, para ficar preparado para um novo arranque a frio.

basta fazer um investimento reduzido (uns 200 a 300 €) e podes aumentar a percentagem para ov80.

Enviado: quarta jul 04, 2007 11:10 pm
por
olá a todos
hynek, aproveitando o gancho, poderia me dizer qual a temperatura
mais ou menos do motor na entrada da bi quando o motor esta
quente como vc diz pronto para usar ov50
abraços rê .

Enviado: quinta jul 05, 2007 12:04 am
por hynek
rê Escreveu:olá a todos
hynek, aproveitando o gancho, poderia me dizer qual a temperatura
mais ou menos do motor na entrada da bi quando o motor esta
quente como vc diz pronto para usar ov50
abraços rê .
se tiver realimentação do retorno, a temperatura chega aos 55 ºc. se não tiver, a temperatura na entrada da bi é igual ao que chega do depósito.

quando o motor está aquecido, a bi também está, passa funcionar como permutador e aquece o combustível que passa. assim a mistura passa atingir uns 45 ºc, temperatura com que chega aos injectores, onde aquece ainda mais, e vai ser atomizada com uns 60 ºc.

depende muito do motor e das condições ambientais (temperatura do ambiente). estas temperaturas foram medidas no meu lr, durante verão 2006.

Enviado: quinta jul 05, 2007 1:06 am
por manuelcar
olá faria
eu compreendo a tua lógica, mas infelizmente a coisa não funciona assim.
do lado da bomba de injecção, o facto de o motor estar quente não faz grande diferença. podes consultar as tabelas e verificar que uma temperatura de 40º não reduz suficientemente a viscosidade do óleo para este passar por um filtro de 4 ou 5 microns com facilidade. todo o esforço adicional é suportado por uma bomba de injecção que foi desenhada para o gasóleo (!). provavelmente ela não vai partir logo, mas vai seguramente durar menos tempo do que gostarias. do lado da injecção talvez não haja problema, pelo menos é nisso que os fabricantes de kits 2t apostam, mas ainda assim convém ter em mente que a menos de 150º o padrão de atomização produzido pelos injectores é diferente. portanto, no meu ponto de vista, para um carro afinado e que não fuma demasiado, o teu procedimento é correcto para uma mistura não superior a ov50. ov100 exige adaptações a dois níveis.

Enviado: quinta jul 05, 2007 11:05 am
por abc
hynek Escreveu:
abc Escreveu:
infelizment n vou ja para o algarve apenas estava a dar como exemplo

mas fazendo eu bodyboard ao fim de semana fui mt´s quilometros, para 200km deveo ov40? ou ov30? ultima pergutna e e não xateio mais pois ja começo a ficar com uma noção das coisas

proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro [/quote

até podias andar ov50. importa aquecer o motor com uma percentagem segura, i.e. ov30. desde que o motor se mantém quente (aguenta quente umas 2 ou 3 horas, mesmo parado), podes andar a ov50. depois tens de passar para ov30, para ficar preparado para um novo arranque a frio.

basta fazer um investimento reduzido (uns 200 a 300 €) e podes aumentar a percentagem para ov80.
obrigado peloa a ajuda!

eu tou a pensar nisso, mas o jipe não é meu e a minah mãe é muito eskesita... para ela o que n é "padrãp" não presta... tou a tentar convencê-la a adapatar o kit pelo menos para ov80 o que ja era muito bom!! mas tá difcil

Enviado: quinta jul 05, 2007 1:19 pm
por manuelcar
acena-lhe com as alterações climáticas e com a responsabilidade individual

Enviado: sexta jul 06, 2007 2:34 am
por
valeu hynek,

estou trabalhando no retorno, porem antes preciso resolver um probleminha na bombinha manual, mais já estou muito contente
com o que disse, talvez eu consiga aumentar bastante a temperatura
do meu óleo claro que com o limite até os 75º
apesar que pelo que tenho aprendido aqui mesmo com um bom
aquecimento antes da bi, vou ficar no máximo nos 80% e no segundo
tanque 30%, é isso.

abraços a todos rê.