Bio-diesel na India
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Bio-diesel na India
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro
- Registado: sábado jan 27, 2007 6:34 pm
-
- Membro
-
- Membro
-
olá josé correia
parece, que temos alguém a trazer aqui a este fórum o sector primário dos ov, fica desde já aqui os meus parabéns.
gostava de fazer uma pergunta acerca desta planta, no que diz respeito à carência de água para o seu desenvolvimento, será muita?
parece, que temos alguém a trazer aqui a este fórum o sector primário dos ov, fica desde já aqui os meus parabéns.
gostava de fazer uma pergunta acerca desta planta, no que diz respeito à carência de água para o seu desenvolvimento, será muita?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro
olá tó miguel
o nosso clima não é propicio para a agricultura de sequeiro porque só chove no inverno. é no verão que necessitam de agua para se desenvolverem. de qualquer maneira vou fazer a experiencia quer em sequeiro quer em regadio. pelas consultas que fiz na internet parece que se adaptam bem à falta de agua, mas não sei até que ponto compromete a produção.
com os melhores cumprimentos,
josé correia
o nosso clima não é propicio para a agricultura de sequeiro porque só chove no inverno. é no verão que necessitam de agua para se desenvolverem. de qualquer maneira vou fazer a experiencia quer em sequeiro quer em regadio. pelas consultas que fiz na internet parece que se adaptam bem à falta de agua, mas não sei até que ponto compromete a produção.
com os melhores cumprimentos,
josé correia
-
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado abr 29, 2006 5:47 am
0lá jose correia eu estou com uma plantaçao de mamonas e girassol estas sementes aguentam bem o nosso clima (regiao centro).como é que vais extrair o oleo por prensa continua ou hidráulica é que estou a pensar em construir uma continua mas falta-me alguns elementos de funcionamento se souberes algo gostaria de partilhar informação
até breve
rato
até breve
rato
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm
Extracção de óleo
rato
graças á pesquisa de internet todos nós podemos ser sábios... tal qual eu!
as indicações de como extrair óleo de sementes de rícino (mamona) existem por aí ...
vê por exemplo => http://www.aboissa.com.br/mamona/index.htm
onde também acrescentam esta importante informação:
""a prensagem das amêndoas é feita a frio, obtendo-se o óleo límpido, incolor e brilhante, livre do tóxico ricina,""
por outro lado creio que qualquer lagar de azeite, triturará e espremerá, pelo menos numa fase de experimentações, as sementes trituradas.
para uma experiência em menor escala:
""como preparar óleo de mamona
separe apenas as mamonas verdes (não deixar talos ou folhas);
antes de triturar as mamonas é necessário torrá-las (assim como se torra café, mas não precisa torrar tanto) para retirar a agua e facilitar a retirada do óleo.
soque as mamonas inteiras em um pilão ou triture-as com outro instrumento;
depois coloque o bagaço em uma panela com água e cozinhe até que o óleo solte do bagaço;
filtre o líquido separando o bagaço;
volte o líquido para fervura para evaporar a água. o que sobrar é o óleo de mamona.""
e a respeito da planta ainda acrescento:
""mas não são apenas o óleo e a torta que têm aplicações ou que podem resultar em ganhos por parte dos produtores, uma vez que, da mamoneira, tem-se o aproveitamento completo da planta, pois suas folhas servem de alimento para o bicho da seda e, misturadas à folhagem, aumentam a secreção láctea das vacas. sua haste, além de celulose própria para a fabricação de papel, fornece matéria-prima para a produção de tecidos grosseiros. vários cuidados agronômicos devem ser considerados na produção comercial da mamona, como espaçamento, época de plantio, sanidade de mudas e sementes, manejo adequado do solo, capinas, adubação nitrogenada, entre outros""
graças á pesquisa de internet todos nós podemos ser sábios... tal qual eu!
as indicações de como extrair óleo de sementes de rícino (mamona) existem por aí ...
vê por exemplo => http://www.aboissa.com.br/mamona/index.htm
onde também acrescentam esta importante informação:
""a prensagem das amêndoas é feita a frio, obtendo-se o óleo límpido, incolor e brilhante, livre do tóxico ricina,""
por outro lado creio que qualquer lagar de azeite, triturará e espremerá, pelo menos numa fase de experimentações, as sementes trituradas.
para uma experiência em menor escala:
""como preparar óleo de mamona
separe apenas as mamonas verdes (não deixar talos ou folhas);
antes de triturar as mamonas é necessário torrá-las (assim como se torra café, mas não precisa torrar tanto) para retirar a agua e facilitar a retirada do óleo.
soque as mamonas inteiras em um pilão ou triture-as com outro instrumento;
depois coloque o bagaço em uma panela com água e cozinhe até que o óleo solte do bagaço;
filtre o líquido separando o bagaço;
volte o líquido para fervura para evaporar a água. o que sobrar é o óleo de mamona.""
e a respeito da planta ainda acrescento:
""mas não são apenas o óleo e a torta que têm aplicações ou que podem resultar em ganhos por parte dos produtores, uma vez que, da mamoneira, tem-se o aproveitamento completo da planta, pois suas folhas servem de alimento para o bicho da seda e, misturadas à folhagem, aumentam a secreção láctea das vacas. sua haste, além de celulose própria para a fabricação de papel, fornece matéria-prima para a produção de tecidos grosseiros. vários cuidados agronômicos devem ser considerados na produção comercial da mamona, como espaçamento, época de plantio, sanidade de mudas e sementes, manejo adequado do solo, capinas, adubação nitrogenada, entre outros""
-
- Membro
-
- Membro
-
- Membro Dedicado
-
- Membro
-
- Novo membro
- Registado: quarta abr 18, 2007 1:37 am
o ano passado tambem vim de moçambique com algumas sementes de jatrofa na bagagem.esperei pela primavera e plantei mas nada agora não sei se é do clima ou da variadade que não se adapta ou a epoca de sementeira não é a mais certa mas tambem no inverno não tou haver o solo tambem não sei controlei o ph fertelizei o basico agua tambem não faltou etc etc tambem ja pensei que pode -se ser agua em demasia ? não sei como é que fizeram ai por torres novas
guarda
nuno marques
guarda
nuno marques
-
- Membro Dedicado
-
- Novo membro
- Registado: quarta abr 18, 2007 1:37 am