Página 1 de 1

Portugueses falham meta de poupança de energia

Enviado: terça jul 17, 2007 5:11 pm
por luimio
apesar das apostas da comissão europeia (ce) que visam a redução da carga energética para diminuir o impacto do dióxido de carbono e combater as alterações climáticas, os números mais recentes mostram que as necessidades europeias cresceram nos últimos anos: o sector dos serviços é aquele que mais aumentou o seu consumo energético (15,6%), logo seguido do ambiente doméstico (10,8%) e do sector industrial (9,5%). e portugal tem aqui uma importante quota-parte de responsabilidade, adianta o «diário de notícias».

o cenário é traçado num relatório europeu publicado sexta-feira, do centro comum de investigação (cci-o braço científico da ce), que realizou durante 2006 um inquérito intensivo aos estados-membros. os anos em análise vão de 1999 a 2004 e mostram, por exemplo, que o consumo eléctrico no sector residencial (que representa cerca de 30% do total) tem anulado as poupanças globais alcançadas neste sector.

e no domínio doméstico, os portugueses revelam um comportamento que está longe da meta de redução de energia eléctrica. pelo contrário: foi o terceiro país da europa dos 15 que mais aumentou o consumo de electricidade entre 2003 e 2004: 5%, apenas ultrapassado pela irlanda e pela espanha, para uma média europeia de 1,79%.

o relatório assinala que nos países do sul (onde se inclui além dos países da península ibérica, itália, grécia e sul de frança) um dos principais responsáveis pelo aumento do consumo tem a ver com a rápida penetração de equipamentos de ar condicionado e o seu uso intensivo nos meses de verão. e as vendas acompanham a ocorrência de ondas de calor que, segundo os climatologistas, irão aumentar de frequência nos próximos anos.

Imagem

Enviado: quarta jul 18, 2007 10:22 am
por Sa
boas

fechem as empresas de ar condicionado, e proibam o seu uso, incluindo as repartições publicas e bancos.

só nao consigo perceber uma coisa nunca os tugas se preocuparam tanto em poupar energia como agora, e como é que aumentamos tanto a nossa quota de energia. dá que pensar.

Enviado: quarta jul 18, 2007 10:34 pm
por Ferra
fechem as empresas de ar condicionado, e proibam o seu uso, incluindo as repartições publicas e bancos.

se já não fazem muito então assim, só mexiam mesmo era a lingua!

se calhar só pensam que energia é petróleo!... mas vendo o reverso da medalha se é preciso energia e a do petroleo é cara é obvio que a electrica vai aumentar.

Enviado: quinta jul 19, 2007 4:49 pm
por Sa
ferra Escreveu:fechem as empresas de ar condicionado, e proibam o seu uso, incluindo as repartições publicas e bancos.

se já não fazem muito então assim, só mexiam mesmo era a lingua!

se calhar só pensam que energia é petróleo!... mas vendo o reverso da medalha se é preciso energia e a do petroleo é cara é obvio que a electrica vai aumentar.
pois pois é mesmo isso.

Enviado: quinta jul 19, 2007 9:11 pm
por ventoinhas
por acaso o que se nota é que o ar condicionado é bem aproveitado en certos estabelecimentos publicos e privados se houvesse mais umas nocoes de isolaçao e aproveitamento de recursos naturais nao seria tao necesario o ar condicionado pois este quanto mais se utilisar mais provoca o aquecimento e pos ai alem vai ser uma luta constante para ter um pouco de ar fresco

Enviado: sexta jul 20, 2007 12:09 am
por jcn.jnunes
posso dizer-vos que mudei de casa há um ano e instalei ar-condicionado: 4 splits e uma unidade exterior, sistema vrv inverter da daikin.
na casa antiga com aquecedores a óleo, pagava mensalmente uns 40 euros e ao fim do semestre, o acerto era de uns 300 euros a pagar. na nova casa pago 41 euros mensalmente e, depois de um inverno inteiro com aquecimento ligado a noite toda, o acerto foi de -4 euros, ou seja, recebi esse valor.

claro que instalei um sistema que me custou 3600 euros, mas se não pifar dentro de 20 anos, irei poupar muuuuiito!

os sistemas de bomba de calor são, obviamente, muito mais eficientes que aquecedores a óleo ou de iv e são um modo de poupar energia.
repare-se que a perda de energia desde a sua produção até às nossas casas é da ordem de 1/3. de 3000 watts produzidos chegam-nos 1000w. com um sistema de bomba de calor podemos ter eficiências (cop) de 3 ou 4 vezes, ou seja, de 1000watts que chegam às nossas casas podemos rentabilizar 3000w ou 4000w.

ainda somos contra os avac? afinal a nova regulamentação (rsece) prevê a sua utilização em edifícios com área útil superior a 500m2 ou 1000m2 (conforme o tipo de utilização).

disponham
joão nunes

Enviado: sábado jul 21, 2007 12:33 pm
por Ferra
concordo inteiramente com as bombas de calor, mas se calhar o isolamento da nova casa também é diferente...

Enviado: terça jul 24, 2007 4:21 pm
por orbis
subscrevo tudo o que disse jcn.jnunes. aliás, a minha situação é como a sua: também tenho 4 máquinas daikin.