Página 1 de 1

Papel Reciclado

Enviado: terça jul 17, 2007 7:17 pm
por luimio
papel reciclado

concerteza que todos vocês sabem o que é e, já ouviram falar. mas como nunca é demais relembrar, deixo-vos aqui alguma informação acerca deste assunto, nomeadamente, uma pequena "definição" e as principais vantagens da sua utilização.
Imagem

define-se papel reciclado como o papel produzido com uma tecnologia específica, utilizando como matéria-prima exclusiva o papel usado pelo consumidor. a sua recolha selectiva evita que o papel seja eliminado, recuperando assim a fibra celulósica, a qual, sem esta tecnologia de recuperação, se converteria numa perda económica e ambiental. dispõe-se assim, de um novo produto com uma qualidade equivalente à dos papéis tradicionais, produzidos com posta química.


não se considera como reciclado o produto produzido com papel reutilizado dentro do circuito interno de fabrico de papel ou procedente do circuito de transformação de bobines em resmas, com o objectivo de fabricar produtos de consumo final que se caracterizam por um grau elevado de brancura.

as principais vantagens do papel reciclado na perspectiva do envolvimento natural são:

-diminuição da necessidade de recursos naturais, que aliviará a pressão que existe sobre as massas florestais, permitindo a sua exploração mais racional. isto favorecerá o aumento do coberto vegetal do planeta, contribuindo para absorver o co2 produzido pelos consumos energéticos.

-poupança de 62,5% no consumo de energia primária, ao reutilizar as fibras celulósicas, evitando o emprego de dispendiosos processos químicos ou mecânicos para a sua obtenção.

-poupança de 86% na utilização de água para o fabrico de papel.
-diminuição global de 92% nos níveis de contaminação de água, atmosfera e elementos sólidos.

-diminuição do crescimento das lixeiras, ao evitar a acumulação dos materiais sólidos e recuperar a fibra celulósica. nas sociedades desenvolvidas chega a representar até 30% do volume dos r.s.u. (resíduos sólidos urbanos).

-o papel reciclado pode recuperar-se sucessivamente para voltar à fábrica, já que na sua técnica de fabrico não destroí as fibras nem as suas propriedades físico-mecânicas.

-alta qualidade de produto e, em consequência, grande rendimento, o que benefecia o ambiente pela poupança de recursos que origina.


por isso sempre que possivel optem por usar papel reciclado, mesmo que este por vezes tenha um custo de compra superior.

http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt