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Trocar carro a combustível fóssil por bicicleta

Enviado: terça jul 17, 2007 7:56 pm
por luimio
trocar carro a combustível fóssil por bicicleta
já pensaram, que se trocarmos o carro por bicicleta pelo menos nos pequenos trajectos, podemos poupar muito combustível, fazer um bem ao nosso coração e evitar as emissões de co2?

eu á cerca de um ano praticamente só usava como meio de transporte o comboio, autocarro e a bicicleta.
já tinha carro mas andava pouco.

na altura só estudava, agora que trabalho e estudo ao mesmo tempo, ando sempre de um lado para o outro, e não tenho hipóteses de andar comboio nem de autocarro (não vivo numa cidade).

ando sempre de carro, mas estava a pensar arranjar uma bicicleta nova para fazer pelo menos casa trabalho (7 km em cada sentido).
para a universidade é mais complicado... (22 km em cada sentido )



Imagem

veja aqui filme sobre copenhaga, a cidade dos ciclistas

veja aqui reportagem da sic "de bicicleta para o trabalho" de 28 de maio de 2006

veja aqui a reportagem da sic sobre a massa crítica de lisboa de maio de 2006

Enviado: quarta jul 18, 2007 10:23 pm
por Ferra
são ideias. depende do tipo de trabalho... onde se vai comer... como se apresentar... (andar de fato numa bicicleta não é mt practico) do tempo... (chuva é muito chata e o calor também...)
quem puder que ande. faz bem á saude!

Enviado: quarta jul 18, 2007 10:47 pm
por jossef
quando estava a 22km do trabalho ia de comboio ou de carro mas agora estou a 10 e vou todos os dias.
como se apresentar... (andar de fato numa bicicleta não é mt practico)
ãndo de "fato" mas vou mais cedo e tomo banho no local de trabalho
... (chuva é muito chata e o calor também...)
entao quando é q andamos de verao mas de noite???
e já agora tenho uma serra que de carro é em 3ª

Enviado: sexta jul 27, 2007 2:47 pm
por celsomenaia
sempre se pode optar por veiculos mais pequenos e economicos, uma mota, ou mesmo uma biciclete electrica sempre ajuda nas subidas

porque deslocar um carro que pesa 1000kg não é uma maneira eficiente de deslocar uma pessoa.

cumprimentos

Enviado: domingo jul 29, 2007 9:51 am
por luis bar
para quem pode e consiga, que faça !!

nisso tou de acordo.

agora, umas questões:

o meu carro gasta 6 litros aos 100; paga 225 € de seguro, o respectivo imp. actual de circulação e de manutenção anual ronda os 250 €. (carro relativamente económico)

todos os dias de manhã leva 4 pessoas para escola e emprego; à tarde trás 3 pessoas; isto num percurso total de 49 km;

fiz as continhas todas e sai muitissimo mais barato que ter 3 (três) passes de trasnporte !

nesta situação não vou pensar em trocar de meio de transporte, mas sim em trocar de combustível;

será que pensei correcto?????

Enviado: domingo jul 29, 2007 12:56 pm
por serges
boas esse é o verdadeiro uso que um veiculo deve ter já que tem quase sempre lotação esgotada, agora custa me é ver nas estradas carros só com uma pessoa isso é que é negativo... no seu caso não penso assim.

Enviado: domingo jul 29, 2007 2:36 pm
por luis bar
mudem-me o combustivel e ai vou eu.............

Enviado: segunda jul 30, 2007 7:27 pm
por Ferra
luis bar Escreveu:para quem pode e consiga, que faça !!
era aqui mesmo que queria chegar...

Enviado: segunda jul 30, 2007 8:54 pm
por luis bar
agora a pergunta mais natural:

e quem não pode???

Enviado: terça ago 07, 2007 1:00 pm
por netcruiser
eu cá vou andando de bicicleta. comecei á cerca de um mês a deslocar-me de bicicleta para o trabalho e só tenho pena de não ter condições para tomar banho quando chego.

cá em casa a politica de deslocação em veículos é a de quem faz mais kms leva o carro menos consumidor. o facto de ter começado a usar a bicicleta libertou a escolha na utilização do menos poluente, ficando o "glutão" estacionado na garagem.

um modo de tornar as deslocações de bicicletas mais fáceis fisicamente, foi usada por mim. é normal toda a gente adquirir bicicletas de tt, conhecidas por btt's, que trazem quadros mais pesados que uma bicicleta de ciclismo e pneus mais largos com rasto de tracção mais agressivo.

para não gastar mais dinheiro na aquisição de uma bicicleta mais leve, aproveitei a velhinha btt, em que troquei os pneus de terra, bastante largos e que provocam um grande atrito, por uns pneus de estrada com a largura 150.
o pneu é mais fino e não tem aqueles pitons, que além de fazerem barulho no asfalto, tiram rendimento á pedalada.

procurem pneus fininhos com rasto de estrada, 150, 135 ou mesmo 120 e montem-nos nas jantes, substituindo os pneus de terra e depois vejam a diferença na pedalada.

é do dia para a noite a diferença. assim dispendem menos energia, fazem menos força na pedalada e transpiram menos. para quem vai trabalhar pode ser uma boa opção.

abraço biciclista