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kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"
Enviado: segunda jun 12, 2006 1:56 pm
por manuelcar
nas secções anteriores deste tópico (cuja consulta se recomenda) o [***************] e o hynek juntaram-se para resolver os dois principais problemas que nos preocupam, a saber: a viscosidade excessiva do oleo e o stress por ela provocado na bomba de injecção, e a má queima que o motor faz (ao nível da injecção) enquanto o motor não aquece. estas soluções fazem parte de um kit que se pretende eficiente económico e fácil de instalar. soluções que nenhum kit comercial ainda resolveu satisfatóriamente, bem como utilizar a criatividade e a tecnologia portuguesa.
assim a solução preconizada consiste no pré-aquecimento do oleo, circulação pelo filtro e pela bomba através do circuito de retorno através da utilização de umabomba auxiliar e aquecimento dos tubos dos injectores para elevar a temperatura destes a um nível optimo.
saúde da boa
manuelcar
Enviado: segunda jun 12, 2006 4:03 pm
por jossef
por aquilo q estou a entender e que já li é um sistema do tipo das maquinas de imperial (isto é do calor) mas q em x do liquido sair fresco, o oleo tem q sair quente para o motor.
será isto??
Enviado: segunda jun 12, 2006 4:11 pm
por visitante
vivam...
jossef...em linhas gerais é isso sim...
mas atenção que o oleo não deverá ultrapassar os 70º á entrada da bomba...
antes da entrada dos injectores quanto mais perto dos 110º/115º..melhor..
um abraço
[***************]
Enviado: segunda jun 12, 2006 4:16 pm
por jossef
então nesse caso a temperatura devia ir desde o deposito até á bomba ijectora com 70º e desta até aos ijectores com + 40º q faz 110º é isso???????
Enviado: segunda jun 12, 2006 4:33 pm
por visitante
vivam...
nem mais jossef...nem mais...essa é a condição ideal..é nisso que o hynek e eu estamos a trabalhar...
um abraço
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Enviado: terça jun 13, 2006 10:26 am
por manuelcar
pois jossef. para além de que a máquina de imperial funciona segundo o principio da bomba de calor, enquanto nós aqui só temos que usar resistencias electricas ou componentes quentes do motor.
Enviado: terça jun 13, 2006 8:59 pm
por jossef
esse sistema n pode ser do tipo das maquinas do cafe??? (ele é imperial agora café ) mas em vez de usar só as resistencias ou os componentes quentes do motor pq n usar tambem transformador de bateria para 220v sei q são caros mas tendo o combustivel no deposito o mesmo passava para um tanque igual ao da maquina do café onde era quente até á temperatura deesejada.
atençao q eu n sei nada disto isto é só uma ideia.
Enviado: terça jun 13, 2006 10:07 pm
por manuelcar
olá jossef
a ideia é boa, mas em vez de usar um deposito de café podemos usar o próprio filtro de combustivel que contém sempre algum oleo de reserva. e em vez de usar um inversor mais uma resistencia de 220v (ambos os componentes consomem energia) podemos usar directamente uma resistencia de 12 v.
saúde da boa!
Enviado: terça jun 13, 2006 10:32 pm
por manuelcar
aqui vai uma ideia do que estamos a falar:
o diesel.therm é um componente de um sistema para ovd utilizando uma pequena vela de incandescência acoplada a uma união de admissão de combustivel ao filtro.
http://www.diesel-therm.com/diesel-therm.htm
custa é 63 libras + portes
Enviado: quarta jun 14, 2006 11:56 pm
por visitante
vivam...
manuelcar...
eu fiz..melhor dizendo..pedi a um torneiro que me fizésse uma peça desse genero..inspirada nos celebres "maçaricos" que algumas ford transit com motor tipo york usavam...na qual daria para colocar dois "banjos" que eram atravessados por uma vela de incandescencia...não resultou muito bem relativamente ao objectivo de elevar os valores da temperatura do combustivel para além de uns "miseros" 15º/20º á entrada da bomba injectora...para gasoleo e biodiesel é interessante...mas para oleo vegetal...não
um abraço
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Enviado: quinta jun 15, 2006 12:00 am
por manuelcar
e já viste o dinheiro que estes tipos pedem por isto?
temos que ter algum cuidado não é?
Enviado: quinta jun 15, 2006 12:05 am
por visitante
manuelcar...
o preço até nem é elevado..atendendo á composição do kit..porque é de um kit que se trata..e da tecnologia envolvida..etc...e se resolvesse os problemas a nivel geral..até que seria bastante simpático...mas não resolve..apenas "descongela" o combustivel para valores aceitaveis pelo filtro...pouco mais
um abraço
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n.b.- não que tenha adormecido na forma...mas até agora.. a solução encontrada é a mais eficaz...
Enviado: quinta jun 15, 2006 12:17 am
por manuelcar
estou convencido que tens razão!
abraço
manuel
Enviado: quinta jun 15, 2006 7:54 am
por eloco
o curioso é que o meu carro tem uma peça para aquecer o gasóleo à entrada do filtro, pelo menos a peugeot à uns 2 anos atrás mandou-me uma carta para casa para eu ir substituir essa peça que na série do meu carro poderia vir com defeito. já agora é um 206 1.4hdi.
Enviado: quinta jun 15, 2006 12:08 pm
por jossef
se colocarmos uma dump valvula e reguladores de pressão será q melhora o sistema ou n valera o dinheiro investido.
Enviado: quinta jun 15, 2006 2:36 pm
por visitante
vivam..
jossef..explica lá melhor o que pretendes com essa ideia...principalmente os reguladores de pressão..
adicionar reguladores de pressão ?..onde ?..para quê ?
um abraço
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Enviado: quinta jun 15, 2006 9:40 pm
por jossef
Enviado: quinta jun 15, 2006 10:06 pm
por visitante
vivam....
jossef...pois quando vi a tua primeira referencia a aplicação de dump valve e reguladores de pressão fiquei na duvida se não estarias a fazer confusão...
agora fiquei com a duvida dissipada..estás a fazer confusão..
depois de ver o link que indicáste...vi que o meu amigo leal está mesmo bem equipado...a maquina de ensaios é identica á dele e a de aferição de injectores é identica á minha...
é que não se adaptam reguladores de pressão em motores diesel..ó regulador de pressão é parte integrante da bomba injectora...quando muito e sem equipamento especial o maximo que consegues é enganar a bomba alterando-lhe o valor de pressão através do regulador de débito de retorno..mas é necessario ter conhecimento profundo do funcionamento da bomba...
como soe dizer-se...muitos anos de prática na arte de virar frangos...
já com um equipamento apropriado e sem desmontar a bomba tambem se consegue alterar os valores de pressão da mesma..mas através de um metodo de tentativa e erro...por defeito e excesso..desmonta-se varias vezes um sub-regulador..desarma-se o mesmo..e por aí fora...
para aumentar a pressão basta uma pequena pancada seca no cilindro bloqueador do sub-regulador tendo o motor a funcionar ás 1.500rpm...só que na maioria das vezes a pancada é superior ao necessario e aí há que desmonta-lo...não aconselho a que o façam se não tiverem munidos da ferramenta propria..
já as dump valves..ou valvulas de descarga..servem apenas para evitar criar sobre-pressões na admissão aquando do efeito travão-motor..quando tiramos o pé do acelerador..evitando assim problemas varios na recuperação seguinte..
uma prática que divulgo agora..é a de "cegar" a junta da valvula egr que muitos motores diesel mais modernos teem...
evita-se a reentrada de gases de escape na admissão..com as inevitaveis fuligens que a longo prazo lá vão criando depósitos nas camaras de combustão e admissões...
um abraço
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n.b.- mas não penses que não te agradeço que tenhas tido essa ideia..em consequencia dela colocáste um link que todos deverão ler com atenção..aquela é a pratica preconizada para quem deseje manter a máquina em condições
Enviado: sexta jun 16, 2006 10:05 am
por jossef
obrigado por o esclarecimento mais uma vez a aprender.
em questão à válvula erg tinha conhecimento dessa operação pois os land rover´s tanto o discovery como o defender tem esse sistema do qual quem sabe tira-o.
Re: kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"
Enviado: sexta jun 23, 2006 3:39 am
por EnergiaDiesel
manuelcar Escreveu:nas secções anteriores deste tópico (cuja consulta se recomenda) o [***************] e o hynek juntaram-se para resolver os dois principais problemas que nos preocupam, a saber: a viscosidade excessiva do oleo e o stress por ela provocado na bomba de injecção, e a má queima que o motor faz (ao nível da injecção) enquanto o motor não aquece. estas soluções fazem parte de um kit que se pretende eficiente económico e fácil de instalar. soluções que nenhum kit comercial ainda resolveu satisfatóriamente, bem como utilizar a criatividade e a tecnologia portuguesa.
assim a solução preconizada consiste no pré-aquecimento do oleo, circulação pelo filtro e pela bomba através do circuito de retorno através da utilização de umabomba auxiliar e aquecimento dos tubos dos injectores para elevar a temperatura destes a um nível optimo.
saúde da boa
manuelcar
manuelcar , pelo que tenho lido (e não é pouco felizmente a inf. por aqui abunda para "curiosos" como eu destas "modernices" positivas para o planeta ) e pelo que acima escreves-te de momento/actualmente não existe nenhum kit de transformação que permita uma utilização a 100% de ovd com um elevado grau de fiabilidade mecãnica médio/longo prazo para a viatura
ou seja para se pôr (se técnicamente possível ) uma viatura nova a utilizar ovd a 100% e com um elevado g. de fiabilidade estamos a falar de que valores