OVD Ibiza GT TDi
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 30, 2007 9:41 pm
OVD Ibiza GT TDi
comecei a usar ovd há cerca de 9meses, depois de uma pesquisa exaustiva acerca deste assunto, sendo que já percorri cerca 20000km, com este combustível.
iniciei-me nestas andanças a ovd20, aumentando progressivamente até ovd80 mesmo durante o inverno (fiz um depósito a ovd100 para experimentar quando começou o calor), mas optei por ovd60, visto que não tenho qualquer tipo de alteração e durante estas experiências notei uma redução no consumo e em termos de performance não noto diferenças significativas.
contudo há algumas questões que me perseguem:
1ª quando uso acima de ovd60, por vezes noto que o turbo entra em safe mode, (além de uma maior dificuldade a pegar a frio, que essa eu percebo o porquê).
2ª quando faço as revisões noto no óleo "velho", depois de repousado, uma espécie de "nata" que fica à superficie.
gostaria que, se alguém souber, me ajude a obter resposta a estas questões.
nota: a mistura que faço é apenas ov/diesel, utilisei apenas os 2% de gasolina no principio e como não notei diferença sem a mesma, deixei de usar.
abraço a todos
iniciei-me nestas andanças a ovd20, aumentando progressivamente até ovd80 mesmo durante o inverno (fiz um depósito a ovd100 para experimentar quando começou o calor), mas optei por ovd60, visto que não tenho qualquer tipo de alteração e durante estas experiências notei uma redução no consumo e em termos de performance não noto diferenças significativas.
contudo há algumas questões que me perseguem:
1ª quando uso acima de ovd60, por vezes noto que o turbo entra em safe mode, (além de uma maior dificuldade a pegar a frio, que essa eu percebo o porquê).
2ª quando faço as revisões noto no óleo "velho", depois de repousado, uma espécie de "nata" que fica à superficie.
gostaria que, se alguém souber, me ajude a obter resposta a estas questões.
nota: a mistura que faço é apenas ov/diesel, utilisei apenas os 2% de gasolina no principio e como não notei diferença sem a mesma, deixei de usar.
abraço a todos
-
- Membro Silver
- Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
-
por andar com estas dúvidas é que decidi juntar-me ao fórum a assim partilhar as minhas experiencias, por forma a ter feedback com as críticas de pessoas mais experientes no assunto.manuelcar Escreveu:sim, seguramente, e despesas grandes que vão muito para além da reparação da bomba de injecção. felizmente finalmente encontraste o sitio certo para aprenderes alguma coisa com a experiência e bom-senso dos outros
ov100 apenas usei um depósito, e foi ja no inicio do verão. quanto a ov80, foram meia dúzia de depósitos, que cm notava os safe mode do turbo (para os evitar tinha de andar a puxar pelo carro) e tipo sentia o carro mais preso, no depósito seguinte baixava a percentagem para ov 60 e nd de safe mode, e nas vezes que usei ov80 tive sempre safe mode, por isso, deixei-me ficar pelo ov60 uma vez que nunca notei nd de nd.biod Escreveu:para tdi e para qualquer motor sem kit.
ov80 no inverno? ov100?
essa nata é o oleo do motor ocntaminado com o oleo vegetal oxidado, essa nata entope-te o sistema de lubrificação do motor e adeus até um dia..
a mn dúvida e será mesmo safe mode pois, o que acontecia era o seguinte, parava o carro bem e quando voltava a pegar nele parecia que não tinha turbo mas se puxase um bocado pelo carro, voltava a ter turbo normalmente, dando-me a ideia de ser tipo carvão/gordura acumulado. o k axam k poderia ser?
ja pensei em ligar o vag com, como sugere o husky, mas não tenho nem conheço ninguém que tenha.
não é possivel fazer um cabo vag com? se alguém souber como que diga.
ja agora só outra coisa, que percentagens me aconselham a usar para não ter problemas?
obrigado pela vossa ajuda.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
pepe...antes de mais efectua uma limpeza ao circuito de lubrificação do motor..( com um bom aditivo para o efeito )..segue bem as indicações do fabricante excepto uma que refere deixar o motor ao relanti durante o periodo indicado..é preferivel aumentar o regime motor para cerca das 1.500 r.p.m. ou mesmo conduzi-lo em regimes moderados..o regime de relanti prolongado é prejudicial a qualquer motor..mais ainda nesta operação..
sem qualquer adaptação para o uso seguro de ov sugeriria que não ultrapásses os 10% no inverno e os 20% no verão..e mesmo assim deverás estar sempre atento a qualquer alteração no comportamento do motor..
tambem é fundamental que no minimo procedas ao redireccionamento do retorno para a linha alimentadora do filtro..
abraços
[***************]
pepe...antes de mais efectua uma limpeza ao circuito de lubrificação do motor..( com um bom aditivo para o efeito )..segue bem as indicações do fabricante excepto uma que refere deixar o motor ao relanti durante o periodo indicado..é preferivel aumentar o regime motor para cerca das 1.500 r.p.m. ou mesmo conduzi-lo em regimes moderados..o regime de relanti prolongado é prejudicial a qualquer motor..mais ainda nesta operação..
sem qualquer adaptação para o uso seguro de ov sugeriria que não ultrapásses os 10% no inverno e os 20% no verão..e mesmo assim deverás estar sempre atento a qualquer alteração no comportamento do motor..
tambem é fundamental que no minimo procedas ao redireccionamento do retorno para a linha alimentadora do filtro..
abraços
[***************]
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
se seguires estas recomendações, pode ser que ainda te safas:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
boas
já andei a ver os links sugeridos e deixaram-me a pensar em fazer umas adaptaçõezinhas para poder usar ovd em maiores percentagens, em segurança.
que adaptações me recomendam e se não ha problema com inspecções e etc? e já agora que valores rondas as mesmas?
com as adaptações há problema se andar só com gasóleo?
mais uma vez obrigada
já andei a ver os links sugeridos e deixaram-me a pensar em fazer umas adaptaçõezinhas para poder usar ovd em maiores percentagens, em segurança.
que adaptações me recomendam e se não ha problema com inspecções e etc? e já agora que valores rondas as mesmas?
mais uma vez obrigada
-
quais são as fundamentais e quais as aconselhadas?[***************] Escreveu:vivam ...
pepe...todas as alterações/adaptações para uso de ov são completamente compativeis para utilizar 100% gasoleo..
abraço
[***************]
quanto é que isso pode custar?
onde é que posso adquirir os componentes par as realizar?
-
- Staff Member
primeiro tens de saber qual bi tens no teu carro. segue os tópicos recomendados, coloca a questão no tópico apropriado e depois podemos estudar as opções.pepe Escreveu:boas
mais uma vez obrigada
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Tipo de BI
ora aqui está, mas isto em termos de percentagens, segundo a tabela mágica traduz-se em 30/40(50) sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o tdi e, 30/55 sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o 1,9d, certo?hynek Escreveu:estás com muita sorte, parabéns:
seat-ibiza/cordoba-1,9 tdi/1997-99/afn/4cyl./1896ccm/81kw/110,16ps/bhp/4150min-1/bosch/rp/
bomba bosch rotativa, muito boa para ov
seat-ibiza/cordoba-1,9 d/1993-99/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp/
igualmente bomba bosch rotativa, muito boa para ov
quanto ao seat ibiza 1.9d é o meu outro carro, que nc andou a ov, mas ja agora informo-me bem p poder inicia-lo neste mundo tb
no que diz respeito a km, geralmente ando cerca de 30000km/ano e, assim sendo, que mods me aconselham e se possivel uma estimativa dos preços das opções.
mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda
-
- Staff Member
Re: Tipo de BI
os dois carros:pepe Escreveu:
ora aqui está, mas isto em termos de percentagens, segundo a tabela mágica traduz-se em 30/40(50) sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o tdi e, 30/55 sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o 1,9d, certo?
quanto ao seat ibiza 1.9d é o meu outro carro, que nc andou a ov, mas ja agora informo-me bem p poder inicia-lo neste mundo tb
no que diz respeito a km, geralmente ando cerca de 30000km/ano e, assim sendo, que mods me aconselham e se possivel uma estimativa dos preços das opções.
mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda
sem adaptação ov25 inverno, ov40 verão
kit de 1 depósito sem ov50 inverno, ov80 verão (investimento entre 350 e 550 €)
kit de 2 depósitos sem ov90 inverno, ov100 verão (investimento entre 390 e 1.350 €)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-