OVD Ibiza GT TDi

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jul 30, 2007 9:41 pm

OVD Ibiza GT TDi

Mensagem por Pepe »

comecei a usar ovd há cerca de 9meses, depois de uma pesquisa exaustiva acerca deste assunto, sendo que já percorri cerca 20000km, com este combustível.
iniciei-me nestas andanças a ovd20, aumentando progressivamente até ovd80 mesmo durante o inverno (fiz um depósito a ovd100 para experimentar quando começou o calor), mas optei por ovd60, visto que não tenho qualquer tipo de alteração e durante estas experiências notei uma redução no consumo e em termos de performance não noto diferenças significativas.
contudo há algumas questões que me perseguem:

1ª quando uso acima de ovd60, por vezes noto que o turbo entra em safe mode, (além de uma maior dificuldade a pegar a frio, que essa eu percebo o porquê).

2ª quando faço as revisões noto no óleo "velho", depois de repousado, uma espécie de "nata" que fica à superficie.

gostaria que, se alguém souber, me ajude a obter resposta a estas questões.

nota: a mistura que faço é apenas ov/diesel, utilisei apenas os 2% de gasolina no principio e como não notei diferença sem a mesma, deixei de usar.

abraço a todos

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

da maneira como andas a arriscar, nao tarda estas a ter despesas extras no motor.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim, seguramente, e despesas grandes que vão muito para além da reparação da bomba de injecção. felizmente finalmente encontraste o sitio certo para aprenderes alguma coisa com a experiência e bom-senso dos outros

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

isso do oleo do motor parecer nata nao tem nada a ver com o ov... usa o bp visco 5000 10w40 vais ver que é o oleo prefeito... o safe mod nao tou a ver que esteja relacionado com o ov mas sempre podes ligar ao vag com e ves logo a razao....

kokas
Membro
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 1:00 pm

Mensagem por kokas »

pois....para um tdi estas a arriscar muito!!

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

para tdi e para qualquer motor sem kit.

ov80 no inverno? ov100?

essa nata é o oleo do motor ocntaminado com o oleo vegetal oxidado, essa nata entope-te o sistema de lubrificação do motor e adeus até um dia..

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pepe »

manuelcar Escreveu:sim, seguramente, e despesas grandes que vão muito para além da reparação da bomba de injecção. felizmente finalmente encontraste o sitio certo para aprenderes alguma coisa com a experiência e bom-senso dos outros
por andar com estas dúvidas é que decidi juntar-me ao fórum a assim partilhar as minhas experiencias, por forma a ter feedback com as críticas de pessoas mais experientes no assunto.
biod Escreveu:para tdi e para qualquer motor sem kit.

ov80 no inverno? ov100?

essa nata é o oleo do motor ocntaminado com o oleo vegetal oxidado, essa nata entope-te o sistema de lubrificação do motor e adeus até um dia..
ov100 apenas usei um depósito, e foi ja no inicio do verão. quanto a ov80, foram meia dúzia de depósitos, que cm notava os safe mode do turbo (para os evitar tinha de andar a puxar pelo carro) e tipo sentia o carro mais preso, no depósito seguinte baixava a percentagem para ov 60 e nd de safe mode, e nas vezes que usei ov80 tive sempre safe mode, por isso, deixei-me ficar pelo ov60 uma vez que nunca notei nd de nd.

a mn dúvida e será mesmo safe mode pois, o que acontecia era o seguinte, parava o carro bem e quando voltava a pegar nele parecia que não tinha turbo mas se puxase um bocado pelo carro, voltava a ter turbo normalmente, dando-me a ideia de ser tipo carvão/gordura acumulado. o k axam k poderia ser?
ja pensei em ligar o vag com, como sugere o husky, mas não tenho nem conheço ninguém que tenha.
não é possivel fazer um cabo vag com? se alguém souber como que diga.
ja agora só outra coisa, que percentagens me aconselham a usar para não ter problemas?
obrigado pela vossa ajuda.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

pepe...antes de mais efectua uma limpeza ao circuito de lubrificação do motor..( com um bom aditivo para o efeito )..segue bem as indicações do fabricante excepto uma que refere deixar o motor ao relanti durante o periodo indicado..é preferivel aumentar o regime motor para cerca das 1.500 r.p.m. ou mesmo conduzi-lo em regimes moderados..o regime de relanti prolongado é prejudicial a qualquer motor..mais ainda nesta operação..

sem qualquer adaptação para o uso seguro de ov sugeriria que não ultrapásses os 10% no inverno e os 20% no verão..e mesmo assim deverás estar sempre atento a qualquer alteração no comportamento do motor..

tambem é fundamental que no minimo procedas ao redireccionamento do retorno para a linha alimentadora do filtro..

abraços
[***************]

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pepe »

boas
já andei a ver os links sugeridos e deixaram-me a pensar em fazer umas adaptaçõezinhas para poder usar ovd em maiores percentagens, em segurança.
que adaptações me recomendam e se não ha problema com inspecções e etc? e já agora que valores rondas as mesmas?
com as adaptações há problema se andar só com gasóleo?
mais uma vez obrigada

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

pepe...todas as alterações/adaptações para uso de ov são completamente compativeis para utilizar 100% gasoleo..

abraço
[***************]

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pepe »

[***************] Escreveu:vivam ...

pepe...todas as alterações/adaptações para uso de ov são completamente compativeis para utilizar 100% gasoleo..

abraço
[***************]
quais são as fundamentais e quais as aconselhadas?
quanto é que isso pode custar?
onde é que posso adquirir os componentes par as realizar?

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

fazer umas adaptaçõezinhas
o problema é esse adaptaçõezinhas
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

pepe Escreveu:boas
já andei a ver os links sugeridos e deixaram-me a pensar em fazer umas adaptaçõezinhas para poder usar ovd em maiores percentagens, em segurança.
que adaptações me recomendam e se não ha problema com inspecções e etc? e já agora que valores rondas as mesmas?
com as adaptações há problema se andar só com gasóleo?
mais uma vez obrigada
primeiro tens de saber qual bi tens no teu carro. segue os tópicos recomendados, coloca a questão no tópico apropriado e depois podemos estudar as opções.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Tipo de BI

Mensagem por Pepe »

hynek Escreveu:estás com muita sorte, parabéns:
seat-ibiza/cordoba-1,9 tdi/1997-99/afn/4cyl./1896ccm/81kw/110,16ps/bhp/4150min-1/bosch/rp/

bomba bosch rotativa, muito boa para ov

seat-ibiza/cordoba-1,9 d/1993-99/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp/

igualmente bomba bosch rotativa, muito boa para ov
ora aqui está, mas isto em termos de percentagens, segundo a tabela mágica traduz-se em 30/40(50) sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o tdi e, 30/55 sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o 1,9d, certo?
quanto ao seat ibiza 1.9d é o meu outro carro, que nc andou a ov, mas ja agora informo-me bem p poder inicia-lo neste mundo tb
no que diz respeito a km, geralmente ando cerca de 30000km/ano e, assim sendo, que mods me aconselham e se possivel uma estimativa dos preços das opções.
mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda

hynek
Staff Member
Staff Member

Re: Tipo de BI

Mensagem por hynek »

pepe Escreveu:
ora aqui está, mas isto em termos de percentagens, segundo a tabela mágica traduz-se em 30/40(50) sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o tdi e, 30/55 sem kit, 80 com kit 1d e 100 com kit 2d, para o 1,9d, certo?
quanto ao seat ibiza 1.9d é o meu outro carro, que nc andou a ov, mas ja agora informo-me bem p poder inicia-lo neste mundo tb
no que diz respeito a km, geralmente ando cerca de 30000km/ano e, assim sendo, que mods me aconselham e se possivel uma estimativa dos preços das opções.
mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda
os dois carros:
sem adaptação ov25 inverno, ov40 verão
kit de 1 depósito sem ov50 inverno, ov80 verão (investimento entre 350 e 550 €)
kit de 2 depósitos sem ov90 inverno, ov100 verão (investimento entre 390 e 1.350 €)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pepe »

neste momento não me é possível comportar um investimento desses, por isso acho que vou passar para ov40 para evitar ter problemas.
logo que encha o próximo depósito, vou aqui postando as alterações verificadas.

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

pepe és de que zona??

Autor do tópico
Pepe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pepe »

moro na zona de sesimbra, mais propriamente na cotovia

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

se vieres cá a lisboa diz que eu tenho o cabo diagnostico...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”