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Enviado: quarta jun 14, 2006 9:55 am
por eloco
eu para já estou a gastar.
peugeot 206 1.4hdi
20%wvo/75%diesel/5%gasolina mais meio litro de óleo 2t por depósito.

Enviado: quarta jun 14, 2006 1:29 pm
por manuelcar
mercedes 190 d - 1986
citroen saxo 1996
20 l gasoleo+ 10 l oleo+ 2l gasolina+ 0,5 oleo 2t

Enviado: quarta jun 14, 2006 1:37 pm
por batatinhas
bon dia, eu sou o batatinhas 1ª vez num forum, desculpem se estiver mal metida a mensagem. voltando aõ assunto eu tenho um mb 240d que ja anda a 100% no tempo morno e a 85% ovd-15% gasoleo no frio

Enviado: quarta jun 14, 2006 1:51 pm
por tractortp
continuo a usar no land cruiser:

26% ovd + 70% diesel+3.5% gasolina.

na proxima aumento para 40-55-5.


abraços

Enviado: quarta jun 14, 2006 1:55 pm
por luimio
batatinhas Escreveu:bon dia, eu sou o batatinhas 1ª vez num forum, desculpem se estiver mal metida a mensagem. voltando aõ assunto eu tenho um mb 240d que ja anda a 100% no tempo morno e a 85% ovd-15% gasoleo no frio
bem vindo a este fórum!!
podes fazer uma apresentação aqui

Enviado: quarta jun 14, 2006 2:10 pm
por jossef
então aqui está o meu:
land rover discovery 1992
15% de ovd
aumentado para 25% para julho

Enviado: quarta jun 14, 2006 3:23 pm
por visitante
vivam..

fiat punto td60 1997
275.000kms..(destes mais de 100.000 em experiencias diversas)
oleo vegetal novo em percentagens variadas desde hão cerca de 60.000kms.

presentemente : oleo vegetal 90%..gasoleo 10%..3 litros de gasolina e 1 litro de oleo 2t

abraços
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QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?

Enviado: quarta jun 14, 2006 11:19 pm
por Zé_de_VConde
corsa 1.5d
faz hoje duas semanas que lhe comecei a meter ov, fui aumentando as % e desde à cerca de 500km ando com 25%ov e 75%diesel
durante cerca de 10km andei com quase 100% ov (motor estava quente quando meti óleo, o arranque do motor foi feito com mistura que estaria nas tubagens e bomba, e depois foi o percurso até à bomba - 10km, antes de arrefecer já tinha diesel no depósito)

neste momento o meu problema é arranjar o óleo a bom preço ... nos supermercados fica no minimo a cerca de 0,75€ por litro (plus em garrafões 3l) ... alguém sabe onde mais barato?
qual a melhor marca ou especificação?

Enviado: quinta jun 15, 2006 12:12 am
por manuelcar

.

Enviado: sexta jun 16, 2006 12:14 am
por Papalitros
eu já fiz mais de 5000km com ovd.

comecei com 20% mas já vou em 75%.

sempre com 5% de gasolina.


abraço

Enviado: sexta jun 16, 2006 5:28 pm
por paulo_fi
maverick 2.7td de 94 ~5000 km a 50%
audi 80 1.6d ~10000 km a 50%

Enviado: sexta jun 16, 2006 7:14 pm
por pasc
boa tarde a todos e parabéns pelo fórum.

tenho acompanhado as experiências aqui relatadas com interesse.
apesar de haver cá em casa um carro, possivelmente ideal para utilizar ovd, ainda não me iniciei. as razões para isso são as seguintes:

-o carro em causa tem para mim algum interesse com clássico e foi sujeito a um restauro de pintura e está como novo. bom para guardar na garagem e dar uns passeos de vez em quando.

-já não faz tantos km como antes visto haver outro carro cá em casa que o bate em economia que usa um combustível concorrente (gpl).

antes que me esqueça, o carro é um mercedes 220d (w123) de 1978. com uma bomba bosch em linha.

no entanto como está a chegar o verão estou tentado a experimentar com uma percentagem de 10-15 por cento de ov. o carro tem um sistema, que lhe foi montado há anos para aquecer o gasóleo com o líquido de refrigeração.

assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam), por outro continuo com algum receio de eventuais depósitos que se possam criar nos injectores ou mesmo nos cilindros.

desde já agradeço as ajudas que me possam dar para estes meus dilemas.

um abraço a todos.

Enviado: sexta jun 16, 2006 9:41 pm
por visitante
vivam...

pasc...
relativamente a :
pasc Escreveu:
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam)
engano teu meu amigo..engano teu...

o gasoleo disponivel hoje em dia..exagerando um pouco..é veneno para essas motorizações..á semelhança do que aconteceu com tantos motores a gasolina que sofreram com o fim da gasolina com chumbo....

mesmo utilizando o gasoleo como combustivel..(e sendo a bomba injectora do teu merk provida de auto-lubrificação..tem um carter de oleo proprio e tudo..que caso não saibas deverá ser mudado todos os 10.000kms..um dos segredos da longevidade desses motores...) a bem desse sistema de injecção impõe-se como indispensavel a adição de uma percentagem minima de 2% de oleo 2t...

finalizo informando que a motorização do teu merk é tão sómente das mais aptas a serem adaptadas á utilização de oleo vegetal como combustivel

um abraço
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Enviado: sexta jun 16, 2006 10:03 pm
por pasc
[***************] Escreveu::d vivam...

pasc...
relativamente a :
pasc Escreveu:
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam)
engano teu meu amigo..engano teu...

o gasoleo disponivel hoje em dia..exagerando um pouco..é veneno para essas motorizações..á semelhança do que aconteceu com tantos motores a gasolina que sofreram com o fim da gasolina com chumbo....

mesmo utilizando o gasoleo como combustivel..(e sendo a bomba injectora do teu merk provida de auto-lubrificação..tem um carter de oleo proprio e tudo..que caso não saibas deverá ser mudado todos os 10.000kms..um dos segredos da longevidade desses motores...) a bem desse sistema de injecção impõe-se como indispensavel a adição de uma percentagem minima de 2% de oleo 2t...

finalizo informando que a motorização do teu merk é tão sómente das mais aptas a serem adaptadas á utilização de oleo vegetal como combustivel

um abraço
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obrigado pela ajuda,

por acaso já sabia da questão da mudança de óleo do cárter da bomba, o que faço todos os 5000 km. obrigado pelas ajudas. também agradeço o conselho do òleo 2t, mas 2% de 65l são 1,3 l x5€, dá mais 6,5€ por cada depósito... puxadote.

Enviado: sexta jun 16, 2006 10:08 pm
por visitante
vivam...

pasc...nunca deu bom resultado poupar na farinha para gastar no farelo...pois não ?

um abraço
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Enviado: sexta jun 16, 2006 10:19 pm
por pasc
é verdade, se calhar também estava errado quando seguia um conselho que me deram numa oficina, que consistiam em, de vez em quando, acrescentar um litro de óleo quando atestava o depósito. mas óleo de motor tipo 15w40. felizmente nunca tive problemas. calculo que este procedimento não aquecia nem arrefecia.

Enviado: sexta jun 16, 2006 10:43 pm
por visitante
vivam...

pasc..o oleo 15w40 já não é grande ideia...provoca fumos e a sua queima na combustão é muito dificil...mais ainda que o oleo vegetal..deixa demasiados residuos..

um abraço
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Enviado: sexta jun 16, 2006 11:22 pm
por paulinho
eu actualmente uso uma mistela que consiste numa mistura de oleo novo, oleo usado em baixas percentagens (previamente filtrado 3x) + gasoleo+ gasolina .

o uno nao se queixa ate agora, mas quando rebentar compra-se outro porque aos preços que os vejo é tipo carro descartavel.

abraços
paulo

Enviado: sexta jun 16, 2006 11:32 pm
por visitante
vivam...

paulo...eu não concordo com essa tua postura tipo "cascadeur"...

uma coisa é ter um interesse em experimentar.. conscientemente ( estudando..avaliando..ponderando..etc...) alternativas aos combustiveis instituidos...

outra coisa é enfiar algo pelo deposito adentro e assumir uma postura tipo "que se lixe..se der o estoiro não se perde grande coisa"..

isto poderá ser interpretado como imbuido de uma certa dose de agressividade..mas não é...é apenas a minha posição de respeito em relação á mecanica em todas as suas envolventes e vertentes..nada mais...

um abraço
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Enviado: sábado jun 17, 2006 12:57 am
por manuelcar
olá pasc, bem vindo ao forum!
parabéns pelo teu carro! fazes bem em conservá-lo e preocupares-te com ele. se usas o carro apenas para alguns passeios de fds, não vale a pena preocupares-te com a quantidade de gasoleo que queimas, ainda que possas poupar uns centavos e reduzir um pouco o impacto ambiental pelo seu uso, se o usas pouco não vale a pena. é no carro do dia-a-dia e das grandes viagens que vale a pena poupares. o uso do oleo 2t é como o fernando diz, eu tenho uma motoca 2t e sei o que esse oleo pode fazer por um motor, e mais ainda por um diesel que tem melhores condições para o queimar totalmente e tem um circuito de injecção para lubrificar. se fizeres alguma experiencia com o outro carro, não te esqueças de a relatar aqui.
saúde da boa!