Aumentar o Índice de Cetano
Enviado: domingo ago 05, 2007 1:03 am
boas,
li algures que o índice de cetano do ov que usamos é relativamente baixo, na ordem de trinta e qualquer coisa contra quarenta e tal no gasóleo e mais de cinquenta no bd, em média.
não encontrei tópico anterior sobre este assunto, por isso pergunto se já utilizaram algum "cetane booster" como dizem os espanhóis do tipo do deste link:
http://www.vegetableoildiesel.co.uk/veggiboost.html
seja esta marca ou não (quero lá saber), a base do produto é comum a todas e trata-se do 2-etil hexil nitrato (se traduzi correctamente )
acham que vale a pena? será que ajuda no relanti a frio? será que evita mexer no avanço da bi?
parece-me que a bi é avançada porque a combustão do óleo é mais retardada (leva mais tempo a dar-se após a injecção) que no gasóleo e isso deve-se ao menor índice de cetano.
reparem que a gasolina ajuda no arranque a frio mas não me parece que aumente o índice de cetano. pelo contrário, as octanas representam uma maior resistência à autocombustão sob pressão elevada. a combustão dá-se mas... é tipo alentejano: mais tarde, tem tempo...
sei que o pessoal aqui é muito ov directo sem aditivos, exceptuando a gasolina, mas...
talvez 1.5 por mil de acetona para aumentar a atomização e 1 por mil de 2-etil hexil nitrato (ver link acima) para recuperar o tempo de atraso na combustão, evitem algumas mexidas no "hardware" da máquina, não?
digam coisas
cumps
ps: quanto aos alentejanos... ê sô um dêlis
li algures que o índice de cetano do ov que usamos é relativamente baixo, na ordem de trinta e qualquer coisa contra quarenta e tal no gasóleo e mais de cinquenta no bd, em média.
não encontrei tópico anterior sobre este assunto, por isso pergunto se já utilizaram algum "cetane booster" como dizem os espanhóis do tipo do deste link:
http://www.vegetableoildiesel.co.uk/veggiboost.html
seja esta marca ou não (quero lá saber), a base do produto é comum a todas e trata-se do 2-etil hexil nitrato (se traduzi correctamente )
acham que vale a pena? será que ajuda no relanti a frio? será que evita mexer no avanço da bi?
parece-me que a bi é avançada porque a combustão do óleo é mais retardada (leva mais tempo a dar-se após a injecção) que no gasóleo e isso deve-se ao menor índice de cetano.
reparem que a gasolina ajuda no arranque a frio mas não me parece que aumente o índice de cetano. pelo contrário, as octanas representam uma maior resistência à autocombustão sob pressão elevada. a combustão dá-se mas... é tipo alentejano: mais tarde, tem tempo...
sei que o pessoal aqui é muito ov directo sem aditivos, exceptuando a gasolina, mas...
talvez 1.5 por mil de acetona para aumentar a atomização e 1 por mil de 2-etil hexil nitrato (ver link acima) para recuperar o tempo de atraso na combustão, evitem algumas mexidas no "hardware" da máquina, não?
digam coisas
cumps
ps: quanto aos alentejanos... ê sô um dêlis