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ov directo

Enviado: quinta ago 09, 2007 2:51 pm
por j.eduardo
caros menbros
gostava que alguem se souber me esclareça tenho um citroen xantia 1.9td de 1997
que percentagem devo usar e como
obrigado
josé eduardo

Enviado: quinta ago 09, 2007 4:18 pm
por Fry
xantia-1,9d turbo/1993-98/dhy (xud9te/y)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp

xantia-1,9d turbo/1995-00/dhx (xud9btf/l3)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp

xantia-1,9d turbo/1996-00/dhw(xud99sd/l3)/4cyl./1905ccm/55kw/74,8ps/bhp/4600min-1/lucas/rp

xantia-1,9d/1993-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/47kw/63,92ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

xantia-1,9d/1994-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1/bosch/rp

bi lucas 10%
bi bosch 20/40% inverno/verão.

abraços.

Enviado: quinta ago 09, 2007 4:27 pm
por j.eduardo
por acaso nao me sabes dizer qual a bi que usa, ecomo faço a mistura?
obrigado

Enviado: quinta ago 09, 2007 4:40 pm
por Fry
hipnose... ainda dou um jeito cartomancia sou um zero

a mistura é feita no depósito do veículo, sendo sempre o petrodiesel em primeiro.

abraço.

Enviado: quinta ago 09, 2007 5:18 pm
por klinzter
fry Escreveu:hipnose... ainda dou um jeito cartomancia sou um zero

a mistura é feita no depósito do veículo, sendo sempre o petrodiesel em primeiro.

abraço.
boas fry,

petrodiesel primeiro? não seria melhor o óleo primeiro? é que colocar-mos o óleo primeiro, e dps petrodiesel assim existirá uma mistrura... agr ao contrário....


pelo menos é o que eu faço, primeiro ovd e dps petrodiesel.


cumpris,
jean

Enviado: sexta ago 10, 2007 2:38 am
por manuelcar
desde que garantas que não vai ficar uma concentração excessiva no fundo do tanque, a ordem é indiferente. se quiseres abastecer com 1 litro de ov e 10 de gasóleo, eu diria que a turbulência dos 10 de gasóleo no momento de abastecimento no tanque garantem uma melhor mistura quando adicionados no fim do que o inverso. de resto a regra é: não é razoável correr o risco de ter uma elevada percentagem no fundo do tanque ainda que tenha imenso gasóleo no topo. a gasolina deve entrar sempre no fim, ou misturada com o ov. o risco de ter gasolina em demasiada concentração não é desprezável.

bi

Enviado: sexta ago 10, 2007 1:57 pm
por j.eduardo
ok amigos ja vi a bi, o meu carro tem uma bosh

Enviado: sábado ago 11, 2007 7:13 am
por Jorge Santos
muito sinceramente, não tenho notado diferença, umas vezes coloco 1º o óleo e só depois o diesel, noutras o contrário. parto do principio, que a movimentação do arranque agite o depósito o suficiente para alguma separação que possa haver na mistura.

Enviado: sábado ago 11, 2007 10:13 pm
por manuelcar
a única razão para a recomendação de colocar o ov no final é a de nunca permitir uma percentagem elevada de ov para dentro do circuito. portanto como procedimento genérico este é o mais universalmente seguro. esta é a razão porque a moderação deste fórum recomenda seja seguído, naturalmente em muitas circunstancias é indiferente. por ex: se misturares 1 litro de óleo em 10 de gasóleo, a turbulência provocada pelo abastecimento de gasóleo garante uma melhor mistura logo ainda antes de o carro se mover. naturalmente, desde que cada um esteja consciente dos problemas que se podem pôr, nada obsta a que siga um procedimento diferente consoante as circunstancias. o mesmo se passa para a gasolina, sendo que se houver uma elevada percentagem de gasolina no circuito há também um evidente problema de segurança.

Enviado: terça ago 14, 2007 6:23 pm
por klinzter
bem, eu axu que já fiz asneira...,

eu já ando com 20% de ovd e não coloquei gasolina... e nem óleo 2t, na altura que começei com 20% (à pouco tempo) não me lembrei de colocar a gasolina e óleo 2t, eu já notei que por diversas vezes quando paro o carro (por exemplo num stop) o carro fica um bocado acelerado e após 3/5segundos fica normal (relantin).

estas sintomas será normal para aqueles que não completam a "receita" ?


cumpris,
jean

Enviado: terça ago 14, 2007 9:06 pm
por manuelcar
não creio. a receita, embora recomendada, é facultativa. nomeadamente o oleo 2t parece ser redundante quando se usa ovd ou biodiesel.

Enviado: terça ago 14, 2007 9:59 pm
por klinzter
manuelcar Escreveu:não creio. a receita, embora recomendada, é facultativa. nomeadamente o oleo 2t parece ser redundante quando se usa ovd ou biodiesel.
boas manuelcar,

então é obrigatório a utilização da "receita", no entanto o óleo 2t, qual é % (para cada 10% de ovd) que devo usar?, visto que. não é aplicada a gasolina.?
agora quero ver como é que o meu carro vai-se compotar-se na viagem, vou fazer uma viagem perto de 300kms.

eu já estou a desconfiar do filtro do gasóleo... vamos la ver...

cumpris,

jean

Enviado: quarta ago 15, 2007 2:38 am
por manuelcar
eu fiz ov30 um inverno inteiro antes de mudar o filtro e isto num carro que já tinha 350 mil km a gasóleo. mas se desconfias leva um filtro de reserva e uma chave para trocar em viagem.
esquece o óleo 2t para quem usa ov não é necessário e só te vai encarecer o custo dos combustíveis e colocar dinheiro nos bolsos errados. já a gasolina não se perde nada...

Enviado: quarta ago 15, 2007 3:43 am
por klinzter
hum acabei de chegar da viagem, pelo menos não notei nada, ele puxava bem, e pelo menos não é do filtro do gasóleo (penso eu) mas de qualquer forma irei comprar um para colocar no carro (obrigado pela dica )

já tenho o carro na reserva, e vou passar para 25% ou mesmo 30% de ovd... e também irei adicionar pra ai 0.2/0.5lts de gasolina'95, o que dizem?


cumpris,
jean

Enviado: quarta ago 15, 2007 6:35 pm
por klinzter
bem.... já ando com 30% de ovd e coloquei perto de 15ml de gasolina.

quando eu abri o capó, notei a existência de uma fuga, (subtância gordurosa) na zona onde está o filtro do gasóleo e nas proximidades tem o recipiente para o óleo dos travões e da direcção.

desmontei a capa do filtro do gasóleo, e onde entra o gasóleo tinha uma mancha preta e gordurosa...

manuelcar, isto não será o filtro sujo?? (pois ainda não o troquei).

seja como for,

amanha irei comprar um filtro de gasóleo, e também um filtro para colocar antes do filtro do gasóleo, qual é o filtro que recomendas colocar?


cumpris,
jean

Enviado: quinta ago 16, 2007 1:31 am
por manuelcar
se tens uma fuga tem que ser corrigida. a substancia preta deve-se, seguramente ao gasóleo e isso irá certamente acabar no filtro de combustível. as baixas percentagens e o pouco tempo que levas de ovd levam-me a crer que a lavagem do circuito ainda mal terá começado a ocorrer, vai mantendo o filtro até à próxima mudança de óleo, ou até ele começar a dar sinais de entupimento.
eu, no inverno, faço ov30 e abasteço sempre da seguinte forma: 20 l de gasoleo, 10 litros de ov e meio litro de gasolina. no verão, ov50, 20+20+1.
a percentagem de gasolina flutua um pouco, mas de forma pouco significativa. no segundo tanque faço ov98.

Enviado: sábado ago 18, 2007 7:38 pm
por klinzter
boas,

ufff, a fuga foi devido à troca dos travões que tinha feito...


bem... eu sinto qualquer coisa mal no carro... por vezes noto o carro a engasgar na altura que tiro o pé do acelerador..., quando vou abrandar e quando o motor chega aos 1500rpm's começa a engasgar...

no entanto coloquei mais 20lts de gasóleo e ainda continua na mesma

o que poderá ser?
será um "falso positivo"?

na verdade é que quando troquei o filtro do gasóleo... cheirou-mt a gasolina... (só coloquei +/- 150ml de gasólina)...

cumpris,
jean

Enviado: domingo ago 19, 2007 2:04 am
por manuelcar
a gasolina nota-se sempre ainda que ponhas muito pouca.
esse problema que notas não deve ter nada que ver com o ovd.

Enviado: domingo ago 19, 2007 2:11 am
por klinzter
viva manuelcar,

desde já agradeço a tua resposta, mas eu também pensei nisso, esta tarde (após de ter o carro parado aprox. 2h) verifiquei o nível do óleo... e estava acima do normal....

penso que será isso... de qualquer forma, amanha vou tentar tirar um bocado de óleo e verificar novamente os sintomas.

outra coisa... tendo uma bi com injecção electrónica.. não tem nada a ver pois não ?


cumpris,
jean

Enviado: segunda ago 20, 2007 1:08 am
por manuelcar
estou um cadinho confuso...
diz-me lá qual o teu carro.
a subida do nível de óleo lubrificante pode verificar-se em motores que fizeram muitos quilómetros com elevadas percentagens de ov e isso é um sintoma preocupante. mas creio que não é o teu caso, nem muitos quilómetros nem elevadas percentagens.