Página 1 de 1

Qualidade do Oleo Vegetal

Enviado: domingo ago 12, 2007 10:09 pm
por miguellouro
chamo a urgente atenção de todos os entusiastas do ovd para a norma din 51605, que prescreve as características que o oleo vegetal deve ter para poder ser utilizado como combustível em motores diesel.
desvios dos valores ali prescritos favorecem o surgimento dos muitos problemas técnicos fartamente descritos na literatura especializada.

Enviado: domingo ago 12, 2007 10:20 pm
por orbis
e o que diz essa norma?

Enviado: domingo ago 12, 2007 11:55 pm
por Fry
suponho que se está a referir aos oleos crús, prensados a frio não refinados nem filtrados, não é caro miguellouro? esses realmente não obdecem a essa norma din 51605 defenida pelos alemães. também achamos que o pré-aquecimento de quem usa ovd deve ser tomado em conta, reduzindo assim emissões menos saudáveis.

abraço.

qualidade do ovd

Enviado: segunda ago 13, 2007 10:32 am
por miguellouro
meus amigos, a norma din 51605 está em elaboração há já varios anos pela entidade oficial da alemanha que trata deste assunto. sómente após o despacho definitivo é que os grandes fabricantes de motores se definirão formalmente. aliás é exactamente a falta de um instrumento de controle de qualidade ( uma norma) que impede a distribuição deste combustível em larga escala. todos confiamos na gasolina e no diesel das estações de serviço porque sabemos que as marcas distribuidoras tem rígidos controles de qualidade. em marrocos, por exemplo, já desconfiamos e fazemos decantações e duplas filtrações para garantirmos a viagem. não é assim ? ou o oleo vegetal com que pretendemos alimentar os carros atende à tal norma ou então só serve mesmo para fazer saladas. cuidado minha gente !

DIN 51605

Enviado: segunda ago 13, 2007 10:34 am
por miguellouro
para quem quiser saber mais sobre esta norma e outros assuntos correlatos sugiro qe consultem a wikipedia.

Enviado: segunda ago 13, 2007 10:42 am
por Fry
pois... aí estamos de acordo. o ovd que gasto é mesmo só usado, lavado, seco e filtradinho, quase que dá para as ditas saladas é a norma din 2007 fry após 20.000km o motor está impecável.

abraço.

norma fry

Enviado: segunda ago 13, 2007 7:20 pm
por miguellouro
com todo o respeito pelas tuas pesquisas, meu caro fry, penso que irás descobrir o que já está descoberto. mas espirito de pioneiro é assim mesmo ! com muito gosto te disponibilizarei o material de informação que me leva a chamar a atenção de todos para a existência desta norma.
na grande viagem que tenho pela frente só utilizarei oleo vegetal quando tiver a certeza que é de confiança.

Enviado: segunda ago 13, 2007 8:44 pm
por Fry
se a utilização segura se resumisse á dita norma din 51605... era bem bom

Enviado: segunda ago 13, 2007 9:47 pm
por manuelcar
até essa norma estar definida e em vigor, vale a pena ver a norma weihenstephan que define as normas para o óleo de colza para queima em motores diesel. mas o problema é idêntico, não existe um fornecimento padronizado e organizado excepto na alemanha, e estar a mandar fazer análises de teores como seja acidez, água, cinzas, fosforo, iodo... de cada vez que vamos abastecer...
mas o assunto merece reflexão. se conseguirmos que as empresas de reciclagem utilizem protocolos seguros de lavagem, filtragem e secagem, e mandar analisar periodicamente os resultados, então vamos por bom caminho e eles podem vender os óleos um pouco mais caro do que o fazem actualmente.

normas

Enviado: terça ago 14, 2007 11:52 am
por miguellouro
a norma weihenstephan é a percussora da pré-norma din.
em tudo são técnicamente identicas e só com a diferença que a din é a formalização oficial que a industria terá que aceitar.
face aos riscos que aqui corremos por não termos acesso a oleos vegetais assegurados sugiro que nos associemos para termos um posto de abastecimento com qualidade assegurada e... nosso.

oleo de qualidade assegurada

Enviado: terça ago 14, 2007 11:59 am
por miguellouro
quanto à observação do manuelcar ainda queria dizer que é perfeitamente possível obtermos em portugal óleo vegetal segundo norma din ou weihenstephan.
sinto que os participantes deste forum ainda estão muito dispersos , fabricado suas proprias receitas . penso que é hora unirmos esforços e copiarmos bem o que já foi realizado noutras paragens.

observação do fry

Enviado: terça ago 14, 2007 12:08 pm
por miguellouro
claro que a qualidade assegurada do óleo não é a solução para todas as dificuldades. mas hás de concordar que o "óleo qualquer" pode funcionar como veneno que só mata após um tempinho.
não só as caracteristicas quimicas são importantes como também , p.ex. a compressibilidade pelo facto do óleo vegetal ter sempre uma prejudicial inclusão de gases. estes provocam a (destruidora) cavitação, um fenómeno que leva algum tempo a acontecer.

norma DIN

Enviado: terça ago 14, 2007 3:53 pm
por miguellouro
aqui podem ler uma tabela onde estão indicadas as propriedades que um oleo vegetal combustível deverá apresentar, para ser equivalente ao oleo diesel. em amarelo podem ver os valores do bióleo, que é um ovd refinado e de proveniencia assegurada.
assinalados também estão os testes necessários para a comprovação das características.

Imagem

Enviado: terça ago 14, 2007 9:12 pm
por manuelcar
obrigadinho pela publicação da tabela, brevemente vai ser muito útil.
a associação de utilizadores é um dos motivos deste fórum e objecto de uma associação que está em fase de constituição, mas quanto à existência de um ponto de abastecimento local penso que o melhor é ires estabelecendo contactos com os membros da comunidade que habitam próximo de ti. eu estou a tentar fazer o mesmo por aqui, o concelho mais extenso do pais, mas um dos menos povoados

oleo vegetal com qualidade assegurada

Enviado: terça ago 14, 2007 10:26 pm
por miguellouro
meu caro manuelcar, então sigamos juntos com esta "conspiração" que irá dar certo com certeza. aliás quantos mais pontos de distribuição conseguirmos mais diferidos ficam os custos deste importante controlo da qualidade.
em setembro poderei convocar os colegas participantes do "meu" forum landcruiser para votarmos a situação do ponto de distribuiição mais conveniente.

Enviado: quarta ago 15, 2007 2:33 am
por manuelcar
boa! é esse o espírito!