Página 1 de 1
Famílias podem produzir e vender electricidade
Enviado: quinta ago 16, 2007 11:20 pm
por luimio
famílias podem produzir e vender electricidade
as famílias portuguesas vão deixar de ser meros consumidores de electricidade.
a partir do próximo ano, os clientes de baixa tensão normal podem também produzir energia eléctrica em casa para auto-consumo e vender o excedente.
segundo o «jornal de negócios», uma revolução está prestes a acontecer no sector da energia em portugal. os quase seis milhões de consumidores de electricidade existentes no país, em baixa tensão normal (btn), são agora os novos potenciais produtores de energia eléctrica.
o jornal refere que o governo está já a ultimar o decreto-lei que deverá ser publicado em setembro para regulamentar a microgeração e permitir que os portugueses instalem soluções para produzir electricidade para auto-consumo e venda do excedente.
in: forumenergia.eu
Enviado: sexta ago 17, 2007 12:10 am
por hynek
já não era sem tempo, nos países nórdicos este sistema já funciona uns 30 anos. um pequeno gerador na garagem, movido por motor a propano-butano, gasolina ou mesmo a gasóleo, gere electricidade para consumir e vender, gere calor para aquecer casa e água.
penso instalar logo que sair o decreto-lei, penso instalar este sistema, movido a ov. mas como estamos em portugal e como as coisas ditas costumam ser diferentes da realidade, aguardo para ver.
Enviado: sexta ago 17, 2007 1:02 am
por Biod
como é que a electricidade sai da nossa casa para o exterior?
Enviado: sexta ago 17, 2007 1:14 am
por hynek
através do mesmo quadro que serve para abastecer a casa. tem de ser alterado para fazer contagem da energia recebida e fornecida à rede. isso quer dizer que não podes ultrapassar uma certa potência que será injectada na rede, há limites quanto à potências de curto-circuito do ponto de recepção.
Enviado: sexta ago 17, 2007 10:10 am
por crazyscientist
era mesmo sem tempo, mas vou esperar para ver quais as condicionantes que os nossos legisladores vão inventar para lixar o sistema todo.
Enviado: sexta ago 17, 2007 12:13 pm
por BigBenBiker
viva,
e antes de electricidade produzida "em casa" entrar no tal quadro adaptado, tem de passar por algum aparelho que lhe eleve a tensão até 220v (e faça mais alguma coisa)?
obrigado,
bbb
Enviado: sexta ago 17, 2007 1:07 pm
por crazyscientist
deve haver pessoas mais entendidas na matéria que eu, mas penso que vais precisares de inversores e estabilizadores de corrente.
Enviado: sábado ago 18, 2007 12:24 pm
por pvtereceira
hynek Escreveu:
penso instalar logo que sair o decreto-lei, penso instalar este sistema, movido a ov. mas como estamos em portugal e como as coisas ditas costumam ser diferentes da realidade, aguardo para ver.
que querias dizer com ov?
Enviado: domingo ago 19, 2007 12:20 am
por hynek
ov - óleo vegetal.....
o gerador irá produzir electricidade em conformidade com o ponto de recepção - monofásico de 220 v ou trifásico de 400 v. não precisa de conversores nem elevadores de tensão.
em princípio basta ter um motor assíncrono com rotor em curto-circuito como gerador. quando as rotações deste motor-gerador atingem aproximadamente velocidade igual à frequência da rede - 50 hz, é feita ligação à rede, trabalha como motor enquanto não se fornece carga. depois começa gerar energia eléctrica e fornecer à rede. ainda precisa de condensadores para corrigir o factor de potência e mais alguns componentes de segurança......
Enviado: domingo ago 19, 2007 12:46 pm
por pvtereceira
mas já agora sabes o preço que vai ser pago por cada kwh?é que depende de onde é produzido, se for eólico tem um preço, fotovoltaico tem outro por gerador não sei.
se puderes posta ai.
obrigado.
Enviado: segunda ago 20, 2007 10:40 am
por hynek
pvtereceira Escreveu:mas já agora sabes o preço que vai ser pago por cada kwh?é que depende de onde é produzido, se for eólico tem um preço, fotovoltaico tem outro por gerador não sei.
se puderes posta ai.
obrigado.
preços não sei, temos é aguardar.
eólica e solar está altamente subsidiada, senão não seria viável.
no caso de produção doméstica o preço também deve ser suficientemente interessante para viabilizar o investimento. acho que será 7 ou 8 cent/kwh. talvez mais.
Enviado: segunda ago 20, 2007 10:52 am
por pvtereceira
bom pelo que sei fotovoltaico é de 46 centimos, já eolico é de 6 a 7 centimos por kwh.
estas são as ideias.
Enviado: segunda ago 20, 2007 12:20 pm
por hynek
pvtereceira Escreveu:bom pelo que sei fotovoltaico é de 46 centimos, já eolico é de 6 a 7 centimos por kwh.
estas são as ideias.
eólica tem outro tipo de compensação. quando produz menos que uma certa quantidade (média), recebe subsídio. isso permite instalação dos parques eólicos nos lugares onde a média de velocidade de vento é mais baixa.
Enviado: segunda ago 20, 2007 6:23 pm
por Brandara
utilizar uma parte do tereno para criar uma micro-central fotovoltaica seria adequado caso ocorram subsidios para a instalação e claro está tenha uma boa exposição solar
Direcção-geral de energia recusa pedidos de ligação à rede
Enviado: quinta ago 23, 2007 9:41 pm
por luimio
e isto agora???
________________________________________________________
direcção-geral de energia recusa pedidos de ligação à rede
a direcção-geral de geologia e energia decidiu que em setembro não vai aceitar novos pedidos de informação prévia (pip) para ligação à rede de instalações de produção de electricidade em regime especial, à excepção da hídrica e da fotovoltaica.
num despacho, datado de 1 de agosto, o director-geral de energia, miguel barreto, justifica a decisão com o «esgotamento da capacidade disponível da rede para receber mais potência».
as únicas excepções à apresentação de pedidos de informação prévia para ligação à rede, durante o período de 1 a 15 de setembro, serão para os aproveitamentos hidroeléctricos, já com o titulo de utilização do domínio hídrico, e para as centrais fotovoltaicas com potência inferior ou igual a 5 kilowatts, revela a «lusa».
«o novo quadro regulamentar introduzido pela publicação da lei da água e as recentes metas definidas pelo governo para a energia hídrica, que visam revitalizar o potencial ainda por explorar, veio enquadrar a necessidade de promover as centrais hidroeléctricas», refere o despacho.
no caso da energia fotovoltaica, a direcção-geral de energia refere que será dada prioridade a projectos em escolas promovidos por instituições privadas de solidariedade social (ipss), por terem como duplo objectivo sensibilizar as camadas mais jovens para a utilização de energias renováveis e canalizar a totalidade das receitas de venda de energia eléctrica para acções de solidariedade social.

Enviado: quinta ago 23, 2007 9:46 pm
por orbis
são coisas diferentes. as famílias produzem a 220v e em pequenas quantidades. injectam essa energia directamente na rede local.
Enviado: segunda ago 27, 2007 5:55 pm
por hynek
orbis Escreveu:são coisas diferentes. as famílias produzem a 220v e em pequenas quantidades. injectam essa energia directamente na rede local.
exactamente, a energia produzida será consumida pelos vizinhos, assim evita-se o transporte da energia e as perdas.