Página 1 de 3
Motor DC (PRECISO DE AJUDA!!!)
Enviado: sexta ago 17, 2007 3:18 am
por jmilton
ola, gostaria de saber:
como faço para conseguir um motor que possa gerar 12 v?
o motor 220 w dc gera, 12 v?
qual seria o motor adequado para colocar em meu aerogerador?
tenho um aerogerador de trêz pás medindo, 1 metro cada pá.
por favor se alguem souber responder pelo menos algumas das questões acima, gostaria que me ajudassem
idem
Enviado: sexta ago 17, 2007 11:37 am
por fernandogoulart
também estou querendo arrumar um motorzinho deste pricipalmente se conseguirmos tirar este de algum objeto do dia a dia, tipo máquina de lavar ou etc e tal
Enviado: sexta ago 17, 2007 3:02 pm
por jmilton
por que vc não coloca um dinamo de bicicleta ele jera 12v....6a......é facil de encontrar...custa uns 20,00 reais....
Enviado: sexta ago 17, 2007 3:17 pm
por fernandogoulart
e onde podemos guardar esta energia, é preciso transformar esta energia para acendermos uma lampada de pequeno porte
Enviado: sexta ago 17, 2007 8:14 pm
por fernandogoulart
olá amigos, vejam o que o professor leo me informou sobre motores dc.
caso o professor veja esta mensagem, agradeço imensamente a ajuda.
me envie o link sobre os tais motores ac síncronos [aliás, isso vale para todos, quando fizerem alguma pergunta/dúvida sobre algum artigo do feira de ciências, enviem o link da página --- isso minimiza os esforços de todos!].
acredito que para seu projeto, o mais recomendável seja um motor 12vcc, automotivo, que contém estatores de ímãs permanentes (motor do limpador de pára-brisa, motor do jato de água no vidro frontal, de levantar vidro, da ventoinha etc.). normalmente achados em sucatas de auto-elétrico; o que estraga não é o motor em si e sim as outras partes que não interessam 'para nós'.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala2 ... eoria1.asp
Enviado: sexta ago 17, 2007 11:45 pm
por MrOverclock
eu nao sei muito do assunto, mas das experiencias que já fiz não é assim tão facil
com motores de 12v para produzir 12v precisamos da rotação que ele faz quando o alimentamos com 12v.
ex: se quando o ligamos aos 12v ele faz 800rpm ele precisa de mais de 800rpm para produzir 12v
eu usei um motor de uma impressora (24v) e para conseguir 10volt precisei de uma rajada bem forte nunca chegou aos 12v.
outro exemplo das minhas experiencias, usei um motor que faz rodar a ventoinha que faz circular o ar dentro do habitaculo do carro. com esse motor usei uma roda de 2cm de diametro encostada à roda de uma bicicleta. tive que rodar bem rapido para chegar aos 12v
aqui está:(ele passa a maior parte do tempo na marca dos 10v)
http://www.youtube.com/watch?v=bd1wq-ibru4
portanto o melhor é mesmo usar um motor dc de 110v ou 220v (mais dificil de encontrar), porque esses se produzem 110v a 1100rpm a 120rpm deve fazer perto dos 12v
Enviado: sábado ago 18, 2007 12:42 am
por Dracula
que tal 1 alternador de automovel? umas das diferenças entre dinamo e alternador é que o dinamo (motor de corrente dc) esta muito mais sujeito ao numero de rotaçoes, o alternador tem a vantagem de produzir corrente util com rotaçoes + baixas, é uma das razoes pelo qual hoje em dia os automoveis nao usam dinamos, mas sim alternadores, que mesmo com o automovel ao ralentim gera energia suficiente para alimentar o circuito electrico do automovel. é facil de arranjar qualquer chasso velho tem 1. para uma coisa mais modesta em tamanho, penso que nao sera ma ideia motores de aspiradores recarregaveis, aparafusadoras, etc. se a intençao for produzir uma energia 12v mas de fraca corrente existe sempre a possiblidade de converter por exemplo 6,7,8,9,10v... em 12v, isto ate porque um motor de corrente continua (dinamo) mesmo que alcance rotaçao suficiente para produzir os 12v esta tensao estara sempre sujeita a alteraçoes, ou seja pode a uma dada rotaçao produzir 12v se o vento aumentar produzir 14v ou se diminuir produzir 9v nunca da uma tensao constante. penso que o ideal é usar um sistema de multiplicaçao por engrenagem ou por correias, de forma a que mesmo com pouco vento o dinamo tenha um numero de rotaçoes razoaveis, e depois por um circuito que suba ou desça a tensao de forma a que com muito ou pouco vento se consiga sempre 12v ou um pouco mais se for para carregar uma bateria de 12v. mas para quem tenha espaço, penso que a melhor soluçao é o alternador de automovel.
Enviado: sábado ago 18, 2007 12:51 am
por Dracula
estive a ver o video do mroverclock que segundo ele dificilmente o dinamo gera mais de 10v, deixo uma dica, o dinamo esta a gerar corrente alterna, se a rectificares com 4 diodos ou com uma ponte rectificadora de onda completa seguida de um condensador electrolitico de 470uf ou mais, vais ver que em vez dos 10v suadinhos que conseguiste obter, talvez chegues aos 14v continuos com o mesmo numero de rotaçoes.
Enviado: sábado ago 18, 2007 12:51 am
por MrOverclock
um alternadro de automovel é quase tão caro como uma passadeira rolante de onde se tiram muitos motores dc para fazer aero geradores
depois um motor ao relantim anda nas 900rpm e a "roda" que faz rodar a correia tem normalmente 3 ou 4x o tamanho da do alternador. o que faz com que o alternador ande nas 2000rpm ou mais.
eu no alternador só vejo desvantagens... é certo que em baixas rotações ele produz energia na mesma, mas será suficiente?
depois o sistema de correias para o aerogerador pode vir a provocar atritos demasiado elevados.
já ouvi dizer que um motor ac sem imanes se for activada uma tensão nos electroimanes ele produz uma tensão igual à aplicada nos electroimanes.
Enviado: sábado ago 18, 2007 12:53 am
por MrOverclock
dracula Escreveu:estive a ver o video do mroverclock que segundo ele dificilmente o dinamo gera mais de 10v, deixo uma dica, o dinamo esta a gerar corrente alterna, se a rectificares com 4 diodos ou com uma ponte rectificadora de onda completa seguida de um condensador electrolitico de 470uf ou mais, vais ver que em vez dos 10v suadinhos que conseguiste obter, talvez chegues aos 14v continuos com o mesmo numero de rotaçoes.
não, está mesmo a produzir corrente continua. porque haveria de produzir corrente alternada? é um motor dc comum.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:02 am
por Dracula
tens certeza? um motor dc quando rodado produz corrente ac, experimenta vais ver que tenho razao. olha mede com um multimetro na posiçao de alternada e vais ver que ela esta la.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:12 am
por MrOverclock
o meu multimetro pifou. só tenho aquele voltimetro dc
então sendo assim quando eu rodo o motor na direcção contraria um led também deveria acender ... o que não acontece...
acredito mais que o motor produza na mesma uma onda mas nunca com valores menores que zero.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:13 am
por Dracula
olha visita este link
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_t02.asp
tem la bem documentado e ilustrado a razao porque quando rodas um motor dc ele produz ac. sou novato no forum se estiver a violar alguma regra por postar um link facam o favor de o apagar, a minha intençao foi a melhor.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:21 am
por MrOverclock
eu continuo a achar isto tudo muito estranho!
nessa página diz que é produzida corrente alternada se for um alternador!
neste caso nao é um alternador é um motor/dinamo (dc), vê a ultima parte. lá tem a tal onda sempre positiva
e eu continuo a insistir, um led acenderia nos 2 sentidos se fosse corrente alternada... o que não acontece
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:24 am
por Dracula
tens razao em relacao ao led devia de acender, é possivel que o dinamo tenha um diodo interno ou mesmo ponte rectificadora, é provavel que o tenha. o unico dinamo de bicicleta com que brinquei tem uns 25 anos e nao tem diodo. mas faz assim se quiseres aprender e nao ficar na duvida esquece o teu dinamo arranja um motor dc mete-lhe o led e vais ver que independentemente de rodares pa esquerda ou pa direita ele vai acender, tem atencao que o led por ser um semi conductor é extremamente sensivel a corrente inversa e que na pior das ipoteses podes ficar sem o led.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:30 am
por MrOverclock
isto é um motor dc. retirei-o de uma impressora. até tenho aqui 2 de impressoras diferentes, mas ja´ experimentei os 2.
na garagem tenho 2 motores dc maiores tirados de automoveis (um deles é o do video). por acaso nesse nunca experimentei a cena do led. mas não morro sem o fazer
logo que me lembre experimento.
eu conheço bem o funcionamento de um led
e se estes motores pequenos tivessem ponte retficadora ou algum diodo provavelmente nao rodavam nos 2 sentidos se eu invertesse a polaridade
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:36 am
por Dracula
tinhamos assunto po resto da noite faz o teste do motor dc e com o led e vais perceber onde quero chegar, essa tua confusao é normal eu mesmo em tempos ja a tive, para te fazer perceber o porque deste fenomeno tinha de entrar em promenores de magnetismo, induçao e auto induçao, e irias ficar sempre na tua, se fizeres o teste do motor dc com o led chegas la mais de pressa. tenta nao perdes nada e depois posta aqui se possivel que a gente converça sobre isso.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:40 am
por MrOverclock
então se a tua "teoria" está certa, e o motor produz corrente alternada, ele produz (imaginemos) uma onda que vai dos +12v a -12v? ou não é assim tão linear?
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:44 am
por Dracula
e olha que o motor de impressora provavelmente nao é um motor de escovas normal, mas sim um motor passo a passo o seu funcionamento nao é propriamente igual a um motor dc vulgar. faz o teste com um de brinquedos de putos ou de ventoinha dos xinocas qualquer coisa assim.
Enviado: sábado ago 18, 2007 1:49 am
por MrOverclock
tenho aqui os 2 tipos, tenho 2 "normais" e 2 passo a passo.
estive agora a fazer experiencias com o motor passo a passo e acabei de fazer duas "descobertas". com o motor passo a passo produzo muito mais energia acho que posso arriscar: 4x mais com menos rotação. e se rodar para os 2 lados acende sempre o led.
na experiencia do led para ver se acende apenas liguei o led ao polo negativo e a um dos 4 polos positivos!
começo a acreditar na tua "teoria"
edit: só por curiosidade o passo a passo que usei é este:
http://nisiki.net/catalogues/motors/nmb/pm55l.htm