Página 1 de 2
Enviado: quinta ago 23, 2007 8:54 pm
por Junglas
"ron novak's do-it-yourself water injection system"
leiam que tem interesse.
numa primeira aproximação, com uma proporção de 90% de água destilada e 10% de metanol, o carro está mais forte em rpms baixas, responde mais rapidamente ao pedal de acelerador pelo que para obter o mesmo andamento, é necessário dar menos carga de acelerador.
não posso especificar qual a redução de consumo, mas penso que é seguro apontar para uma redução de consumo na casa dos 5-10%.
quando tiver feito médias com dois depósitos de gasolina gastos, já posso dar valores mais precisos. neste momento ainda só rolei meio depósito com esta brincadeira e o ponteiro da gasolina está um pouco acima do que seria normal, mas ocmo disse, não posso precisar valores sem mais experimentação.
Enviado: sexta ago 24, 2007 5:41 pm
por Brandara
explique com maior pormenor esse sistema
Enviado: sexta ago 24, 2007 6:06 pm
por klinzter
não estará a falar sobre está
página???
cumpris,
jean
Enviado: sábado ago 25, 2007 8:11 pm
por Ferra
junglas Escreveu:"ron novak's do-it-yourself water injection system"
leiam que tem interesse.
numa primeira aproximação, com uma proporção de 90% de água destilada e 10% de metanol, o carro está mais forte em rpms baixas, responde mais rapidamente ao pedal de acelerador pelo que para obter o mesmo andamento, é necessário dar menos carga de acelerador.
não posso especificar qual a redução de consumo, mas penso que é seguro apontar para uma redução de consumo na casa dos 5-10%.
quando tiver feito médias com dois depósitos de gasolina gastos, já posso dar valores mais precisos. neste momento ainda só rolei meio depósito com esta brincadeira e o ponteiro da gasolina está um pouco acima do que seria normal, mas ocmo disse, não posso precisar valores sem mais experimentação.
penso que deve também analisar a corrosão que vai acontecer no motor e seus agregados...
Enviado: sábado ago 25, 2007 11:31 pm
por Junglas
klinzter
sim, esse é o sistema que tenho implementado.
ferra Escreveu:
penso que deve também analisar a corrosão que vai acontecer no motor e seus agregados...
não aumentas a humidade do ar acima do que é normal existir no inverno nos países nórdicos... e ainda não vi nenhum motor lá a enferrujar por dentro...
Enviado: domingo ago 26, 2007 7:25 am
por casta_baga
junglas Escreveu:klinzter
sim, esse é o sistema que tenho implementado.
ferra Escreveu:
penso que deve também analisar a corrosão que vai acontecer no motor e seus agregados...
não aumentas a humidade do ar acima do que é normal existir no inverno nos países nórdicos... e ainda não vi nenhum motor lá a enferrujar por dentro...
hum!
no ano passado durante uma semana daquelas de menos 25 graus, o meu tdi não pegou, porque o diesel continha bastante água.. se fosse num clima bastante humido já iria pegar....
com esse sistema, tentar pegar um carro durante noites de menos 25 graus secos, não sei o que vai acontecer....
humidade é bastante relativa, onde eu vivo é bastante seco, por vezes com menos 10 graus e 20% de humidade, o solinho até bronzeia. mas no oeste por exemplo menos 3 graus e humidade é piore que aqui para os humanos mas não para os carros...... só um exemplo...
Enviado: domingo ago 26, 2007 12:12 pm
por Ferra
junglas Escreveu:klinzter
sim, esse é o sistema que tenho implementado.
ferra Escreveu:
penso que deve também analisar a corrosão que vai acontecer no motor e seus agregados...
não aumentas a humidade do ar acima do que é normal existir no inverno nos países nórdicos... e ainda não vi nenhum motor lá a enferrujar por dentro...
então vamos ter um motor que vai trabalhar no verão num ambiente de inverno e no inverno num ambiente de um inverno rigososo.
acrescido do efeito corrosivo do metanol!
Enviado: segunda ago 27, 2007 12:38 am
por Junglas
bom, 400kms mais tarde e com um consumo de 250ml da mistura de água e metanol mais tarde, posso dizer que o carro está com um trabalhar mais certinho, possivelmente devido ao efeito de limpeza que o vapor de água exerceu.
250ml de água e metanol consumidos com 32l de gasolina.
ou seja, 7.8ml de água apor cada litro de gasolina consumido, o que dá o quê? 3 ou 4 gotas de mistura por cada litro de gasolina consumido? bem, de facto isto deve ter um poder de corrosão enorme. meia dúzia de moléculas que ajudam no processo de combustão, por certo, queimam por completo um motor por dentro... ainda que mal pergunte, quantos carros é que por aí andam que usam alcool como único combustível? e quais são as alterações que o motor sofre para usar alcool?
o diesel conter água por causa do frio? não me parece lá muito credível... por onde é que a água entrou? é que a 25º negativos, a água está no estado sólido já há muito tempo... misturada com o gasóleo, só entraria se tivesses abastecido com combustível já contaminado. as gasolineiras fazem mesmo muito disso. já houve uma aqui na região de lisboa que teve graves problemas por causa disso. esteve inclusivé encerrada (não era possível abastecer) durante vários meses.
Enviado: quarta ago 29, 2007 4:16 am
por casta_baga
junglas Escreveu:
o diesel conter água por causa do frio? não me parece lá muito credível... por onde é que a água entrou? é que a 25º negativos, a água está no estado sólido já há muito tempo... misturada com o gasóleo, só entraria se tivesses abastecido com combustível já contaminado. as gasolineiras fazem mesmo muito disso. já houve uma aqui na região de lisboa que teve graves problemas por causa disso. esteve inclusivé encerrada (não era possível abastecer) durante vários meses.
sim exactamente, o diesel já continha água e ate´ demais... a água foi passando passando pelo filtro do diesel até que uma manhá, já não passava mais...
hahahhha, nem me quero lembrar do que passei...
ahhhah
Enviado: quinta ago 30, 2007 11:34 am
por Junglas
casta-baga mas isso significa que o problema era teres uma quantidade de água acima do aceitável no gasóleo. não é com 250ml em 32l que tens problemas...
Enviado: quinta ago 30, 2007 12:57 pm
por Brandara
atenção aos motores common rail direct injection essa quantidade de água é muito prejudicial...
Enviado: quinta ago 30, 2007 11:11 pm
por Junglas
brandara Escreveu:atenção aos motores common rail direct injection essa quantidade de água é muito prejudicial...
common rail é no sistema de injecção.
water injection é nada mais do que vapor de água e metanol que entra pelos colectores. nunca chega a tocar nos injectores, rampas d einjecção ou qualquer outro componente do sistema de injecção.
Enviado: sexta ago 31, 2007 5:19 am
por casta_baga
junglas Escreveu:casta-baga mas isso significa que o problema era teres uma quantidade de água acima do aceitável no gasóleo. não é com 250ml em 32l que tens problemas...
talvêz tenhas razão mas, por acaso já fizeste alguam ideia do que é menos 20 graus por exemplo?
práticamente tudo congela, as estradas ficam cobertas de gelo durante semanas...
eu até gosto quando esta solinho...
Enviado: segunda set 03, 2007 12:19 am
por Junglas
casta_baga Escreveu:
talvêz tenhas razão mas, por acaso já fizeste alguam ideia do que é menos 20 graus por exemplo?
práticamente tudo congela, as estradas ficam cobertas de gelo durante semanas...
eu até gosto quando esta solinho...
já vivi num país nórdico, onde um dia
ameno de inverno tem temperaturas da ordem dos -5 ou -6 ºc.
e adicionar água ao gasóleo é um erro. a temperatura de congelãmento sobe em direcção à temperatura de congelamento da água. o gasóleo só por si, dificilmente congela com esse tipo de teperaturas...
Enviado: segunda set 03, 2007 11:57 am
por visitante
vivam ...
a injecção de agua é um procedimento com muitos anos.. creio ter sido primeiramente aplicado em motores de aviões..ex: super constellation super g..que diferia..entre outros items..da versão normal exactamente pela injecção de agua..possibilitando-lhe voar a altitudes superiores e adquirindo tambem uma maior velocidade de voo..
existem porem alguns cuidados a tomar na sua utilização..só deverá ser ligado o sistema após o motor ter atingido a sua temperatura normal de funcionamento..devendo tambem ser desligado antes da parada do motor..
a pratica que detenho da utilização deste sistema..por ora só em motores a gasolina..revela a existencia de mais benificios para alem da mera adição de potencia..como uma manutenção de limpeza de camaras, valvulas e velas de ignição e melhores indices de emissão de gases..
a melhor forma de utilização é obtendo a adição da agua na sua forma de vapor..e fazendo com que o mesmo participe na combustão entrando o mais proximo possivel do local da ocorrencia..este é o factor que por enquanto obsta a que já o tenha experimentado em motores diesel..
abraços
[***************]
p.s.- por me ter apercebido de alguma confusão..a agua nunca é misturada á gasolina..e para quem queira experimentar em motores diese..ou ao gasoleo no deposito..
Enviado: segunda set 03, 2007 9:39 pm
por Junglas
[***************], sei que na ii guerra mundial se utilizava este sistema (injecção de água) nos aviões para aumentar a sua potência no momento da descolagem. se já teria sido utilizada anteriormente, não sei...
actualmente utiliza-se este tipo de solução para provocar um arrefecimento químico em veículos com temperaturas elevadas no ar de admissão (motores sobre-alimentados) onde a mistura de água e metanola ajuda a baixar as temperaturas do ar. menores temperaturas = menos detonação = pressões mais elevadas. ajuda também a utilizar taxas de compressão mais elevadas e misturas mais pobres.
é necessário muito cuidado com a solução que se utiliza. excesso de vapor de água pode causar dificuldades no ciclo otto. sempre que se opta por utilizar vapor de água (típicamente o reservatório fica ligado a um capilar de cobre enrolado nos colectores de escape) é necesário haver válvulas de corte para não saturar os colectores de admissão com vapor de água. esse vapor irá condensar quando o motor é desligado e pode causar dificuldades no arranque a frio ou proporcionar a formação de oxidações ou depósitos calcários...
em termos de benefícios, a "limpeza a vapor" do interior do motor é sempre uma mais valia, bem como a redução das temperaturas de funcionamento do motor.
o sistema que estou a utilizar é o sistema mais básico (que a pouco e pouco vai ficando cada vez mais complexo, por questões de segurança e d eoptimização eheheh), mas é apenas uma pedra de aquário a fazer borbulhar a mistura de água e metanol. a próxima alteração, caso opte por manter este sistema "ad-eternum" é colocar a entrada de ar para o reservatório, próxima de ua zona quente, como os colectores de escape, por forma a facilizar a vaporização da mistura.
Enviado: domingo nov 04, 2007 3:08 pm
por visitante
...
junglas..excesso de vapor de água pode causar dificuldades no ciclo otto..
exactamente por isso que até ao momento só utilizei esse sistema em motores a gasolina..pela depressão causada pela admissão..o que causa o tal efeito venturi..só "puxa" enquanto existe aceleração..não é nada conveniente que o vapor se introduza nas cameras quando o motor está em trabalho "travão-motor"..
pela mesma razão apontei que o sistema só deverá ser colocado em funcionamento quando o motor tiver atingido a sua temperatura de cruzeiro e deverá ser desligado antes de desligar o motor..claro que este ligar/desligar pressupõe a aplicação de um ou mais de entre uma panoplia muito diversa de dispositivos que cumpram com o objectivo..
agora que já disponho de mais tempo..entre outras razões..irei abordar mais a fundo este sistema de forma a o poder implementar em qualquer motor diesel..já que em motores a gasolina já o implementei fazem muitos anos..contando com a preciosa ajuda de um engº aeronautico..
claro que relatarei as experiencias e resultados..como de costume..
abraço
[***************]
p.s.-não entendi bem essa da pedra de aquario..poderia explicar ?..grato..
Enviado: segunda nov 05, 2007 8:56 am
por visitante
...
junglas..
afinal já entendi..creio.. a função da pedra de aquario..acaba por produzir..de forma muito limitada quase o mesmo efeito que o sistema pantone na sua parte final..o que acaba..no seu caso e no meu entender..por não se tratar do sistema de injecção de h2o que á partida supuz numa outra variante..
abraço
[***************]
Enviado: quarta nov 07, 2007 9:14 am
por visitante
vivam ...
junglas..
o diesel conter água por causa do frio? não me parece lá muito credível... por onde é que a água entrou?
por condensação..o proprio ar que entra no deposito..como todo o ar..contem h2o..como este..em estado liquido.. no deposito..por diferença de densidades..se vai depositando no fundo..eis o motivo do "milagre" da aparição de agua..
nos tanques/depositos abastecedores acontece o mesmo..apesar de haverem casos em que existiu desonestidade ou descuido..o que agrava o problema nestes casos..
não é por acaso que desde fazem muitos anos existem filtros de combustivel depuradores de agua..e muitas viaturas disponham de um alerta indicativo de quantidade superior à pré-preconizada no filtro..porque no desenho desses filtros foi considerada a presença de agua como elemento de retenção de "lamas"..
e agora uma curiosidade..existencia de vida organica num deposito de gasoleo..garanto que é mais real que a possibilidade de existir em marte..
abraço
[***************]
Enviado: quarta nov 07, 2007 9:42 am
por visitante
vivam ....
isto é state-of-the-art..
http://www.coolingmist.com/pagedisplay. ... key=diesel
tambem dispõe de exemplos para gasolina..
abraços
[***************]