Página 1 de 1

Sudeste Asiático vai desenvolver energias alternativas

Enviado: sábado ago 25, 2007 9:12 pm
por luimio
sudeste asiático vai desenvolver energias alternativas

os dez ministros de energia dos países da associação de nações do sudeste asiático (asean) concordaram hoje em colaborar na pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia alternativas, inclusivamente a nuclear, para reduzir a sua dependência do petróleo.

o acordo, assinado pelos ministros durante uma reunião em singapura, também promove a integração do mercado energético da região. a maioria dos países do grupo importa petróleo e gás natural.

«a asean não é uma excepção. como uma das regiões de maior crescimento económico, precisa cada vez mais de aumentar o fornecimento de petróleo», afirmou durante o seu discurso o vice-primeiro-ministro de singapura, shunnugan jayakumar.

a indonésia é o único membro da asean que faz parte da organização dos países exportadores de petróleo (opep), mas há vários anos a sua produção é menor do que a procura. já o pequeno sultanato do brunei exporta cada vez menos petróleo devido à progressiva queda da sua produção.
diário digital