
o avião zephyr, da qinetiq, movido somente a energia solar, voou durante 54 horas, incluindo duas noites, batendo o recorde mundial, que era de 30 horas e 24 minutos do jato da air force global hawk, dos eua.
as tentativas ocorreram no white sands missile range dos eua, no novo méxico. durante o dia, o aparelho, composto por fibra de carbono, voa com energia gerada por silício tão fino como folhas de papel. à noite, são usadas baterias de lítio-enxofre.
durante os testes, o zephyr, lançado manualmente, voou duas vezes. uma das viagens foi de 54 horas a 17 metros de altura e a outra foi de 33 horas e 43 minutos, a aproximadamente 15 metros de altitude.
ambos os voos ocorreram durante tempestades e calor intenso, provando que é possível operar um avião com energia solar, e 18 metros de extensão de asas, pela duração necessária para suportar operações militares.
o zephir, de apenas 30 quilos, pode ser ainda utilizado para observação da terra e suporte de comunicação a necessidades civis, de segurança e defesa.
diário digital