Página 1 de 3
Energia Solar para....automóveis
Enviado: terça set 25, 2007 9:01 pm
por DV82
olá a todos!
com esta loucura (que só peca por ser tardia) com a economia e ecologia por parte dos construtores automóveis, veem-se agora projectos inovadores, arrojados e futuristas entre os quais se destacam futuros carros movidos por motores eléctricos, alimentados por baterias, cuja carga é assumida por um motor de combustao que acciona um gerador, e pela energia aproveitada das travagens.
com isto tudo, o que venho perguntar aos entendidos, é se consideram que uma instalaçao de um painel solar por exemplo num tejadilho de um desses carros, seria benéfico para que, ao deixarmos o carro estacionado na rua enquanto nos encontramos no trabalho, ou mesmo em andamento, desse uma ajuda considerável a carregar essas mesmas baterias para que a independencia dos combustiveis fosseis fosse ainda maior?
imaginem chegar ao fim de um dia de trabalho, pegar no nosso carro e vermos as baterias recarregadas sem termos gasto um tostão.
mandem postas
Enviado: terça set 25, 2007 9:08 pm
por orbis
benéfico seria, mas a energia produzida seria insignificante face às necessidades do veículo. ora, atendendo ao preço dos painéis.....
Enviado: quarta set 26, 2007 5:44 pm
por toze_feup
no estado actual do desenvolvimento de energia solar penso q tenho q dar razão ao orbis.
mas mesmo assim a toyota prevê no novo prius considerar isso como um opcional (o tecto em paineis fotovoltaicos), assim como a pessoa poder aumentar a autonomia do carro em modo totalmente electrico a partir da ligação durante a noite do carro a uma ficha electrica na garagem, é o chamado plug-in hybrid.
existe inclusivé uma empresa nos eua que faz a alteração aos prius actuais para funcionarem nesse modo, a alteração é cara e dificilmente compensará económicamente, no entanto é viável tecnologicamente e uma demonstração q com boa vontade e sabedoria tudo se faz. concerteza a toyota o fará melhor e mais barato esperamos...
a ideia é a pessoa arrancar de manhã e poder escolher entre modo hibrido ou modo totalmente electrico (em q terá um limite de velocidade em km/h e uma autonomia com a versão actual do prius de 50km). para muitas pessoas se calhar ir e vir para o trabalho todos os dias serão esses 50km e para esses as idas à bomba seriam diminutas e só em tiradas mais longas o que já era uma poupança muito muito boa.
passando a fase do solar ao lado e dos hibridos como os conhecemos, a honda tem já nas estradas a rolar o honda fcx desde 2005 totalmente electrico e com autonomias na ordem dos 300km (ou 300milhas não posso precisar), movido a células de combustivel em q essa energia poderá provir de fontes limpas como sejam a energia eólica ou solar entre outras, esse sim é o próximo nível dos constructores e em q a honda já está à frente há alguns anos embora nos bastidores no que concerne à europa. no japão e nos eua as empresas a partir de 2008 podem já comprar frotas desses veiculos e servirem de bancos de testes à marca e ao mesmo tempo serem amigas do ambiente.
um artigo curto sobre o carro aqui:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m19533.shl
ou aqui
http://ocandura.spaceblog.com.br/21393/ ... a-em-2008/
já antes deste fcx 2008 existia um pequeno utilitario denominado fcx 2005 que andou a ser testado nos eua em pequena escala de produção, podem também ver o artigo aqui:
http://www.autoinforme.com.br/main_noti ... ticia=2483
cumps
Enviado: quarta set 26, 2007 6:28 pm
por serges
realmente a performance existente nos painéis solares não chegaria para quase nada na ajuda a carregar as baterias de um suposto veiculo eléctrico...
Enviado: quarta set 26, 2007 8:16 pm
por DV82
obrigado a todos pelas respostas!
serges Escreveu:realmente a performance existente nos painéis solares não chegaria para quase nada na ajuda a carregar as baterias de um suposto veiculo eléctrico...
podes quantificar isso para ficarmos com uma ideia?
isto é, um painel solar, quantos kv poderá acumular, durante por exemplo 8h?
e uma bateria de um suposto automovel semi-electrico, necessitará de quantos kv para se carregar desde o vazio ate ao estado de cheia?
e finalmente, será um gerador accionado por ummotor de combustao suficiente para recarregar as baterias em questão?
Enviado: quinta set 27, 2007 10:03 am
por orbis
estás a fazer confusão com as unidades amigo: talvez seja kva e não kv. pois a questão é que com um dia de sol dificilmente passaríamos de um kva.
Enviado: domingo set 30, 2007 1:55 pm
por DV82
na revista da ah de 21 de setembro, veio numa coluna referente a um projecto a ser realizado por alunos de coimbra:
- o veiculo tem a denominaçao de veil (veículo eléctrico isento de licença de conduçao) que originalmente era a diesel, convertido para locomoçao atraves de um motor electrico.
o proximo passo deste projecto será montar paineis solares no tejadilho e capot.
a minha ideia inicial seria, nos futuros carros a desenvolver por exemplo pela gm, em que o motor de locomoçao é um motor electrico, cujo gerador de energia está acoplado a um motor de combustao, no caso o conhecido 1.3 cdti, se seria possivel juntar um painel fotovoltaico no tejadilho para ajudar a carregar as baterias! e nunca como unico meio de fonte de energia.
um carro estacionado cerca de 9 horas diarias na rua, tempo de horario laboral, poder-se-ia conseguir alguma carga para as baterias adicional.
Enviado: segunda out 01, 2007 1:04 pm
por toze_feup
conseguir consegue-se sempre alguma coisa. agora o problema é q o custo não justificaria o incremento pelo menos para já. repara que para existir esse painel, para além do preço dele, tem q existir um circuito de carga das baterias independente para o painel entre outros circuitos de controlo de carga. no entanto penso que um painel fotovoltaico por exemplo de 12v 75w com o circuito regulador e respectiva bateria de 12v fica por volta de 300€ e estamos a falar de muito pouca potencia. 75w/h acumuladas de carga no caso e eficiencias de 100% estamos a falar grosseiramente de 750w acumulados ao fim das 10h com o carro ao sol. 750w é ligeiramente mais do que um cavalo vapor que é acumulado durante 10horas...na teoria e a grosso modo armazenaria energia para mover um motor de 1cv durante uma hora (idealmente e sem perdas e em regime de carga constante).quando estamos a falar que para locomover um carro como estamos habituados necessitamos de pelo menos 65-70cv dá pra ver que o somatório das 10h de carga de um fotovoltaico nas condições de desenvolvimento actual dificilmente se faria notar na economia de um veiculo mesmo de baixa gama.repare-se que por exemplo se tivessemos 10 modulos e em condições ideais se conseguiria armazenar 7500w ou seja pouco mais de 10cv durante essas 10h, que dariam apenas 15% das necessidades do veiculo durante uma hora (pressupondo que o veiculo tinha tejadilho suficiente para levar os 10 modulos e em condições ideais sem perdas), com um custo à volta dos 3mil € (a subida do custo e da potencia do circuito de controlo não é proporcional mas mts vezes é exponencial preco/potencia quando se passam certos valores, pois o circuito tem q ser mais complexo).
para não falar que para se ter 10h de sol, ter-se-ia que deixar o carro completamente ao sol o dia todo e todos os dias, e num dia em que existissem mesmo 10h de sol...ou seja nem seria todo o ano nem seria em todas as condições ou todos os dias. para não falar que de verão o carro ficaria tórrido o que leva depois a outros problemas, desde degradação precoce nos plásticos até possíveis problemas eléctricos (rádio, manómetros, controlo do a/c em que alguns dos circuitos integrados tem 1 regime de temperatura máxima à volta dos 60º durante x tempo) por exposição continuada e prolongada do carro a altas temperaturas interiores.
na minha opinião e o que fará mais sentido no futuro mais próximo 5-6 anos e em todas as condições será mais a futura instalação de fotovoltaicos em habitações para carga dos chamados plug-in hybrids como o futuro prius ou de células de combustível como o novo honda fcx totalmente eléctrico (outros seguir-lhe-ão o rasto), por vários motivos, a area de paineis pode ser bastante maior e com bastantes maiores potencias mesmo com menor eficiencia por m2 para reduzir os custos dos paineis, estão expostos todo o dia sem haver preocupações, o volume e o peso das baterias deixa de ser tão crítico como num veiculo, podem-se carregar vários carros durante a noite com o q foi acumulado nas baterias durante o dia, e não apenas um carro, para não falar que ao fim de meia duzia de anos se decidirmos trocar de carro, o investimento fica connosco para o próximo veículo...acho q não é preciso dizer muito mais não é?...
espero ter ajudado,
cumps!
Enviado: segunda out 01, 2007 6:03 pm
por DV82
muito obrigado toze-feup, era de uma resposta assim que eu procurava.
de facto, desconhecia os valores possíveis de obter com um painel fotovoltaico, e por isso perguntei.
já agora, porque disseste que para já, com paineis fotovoltaicos nao se podem esperar grandes resultados? preve-se para breve uma revoluçao na eficiencia dos mesmos?
melhores cumprimentos
Enviado: segunda out 01, 2007 9:20 pm
por toze_feup
aquilo que ouvi mais recentemente é que existe tecnologia em estudo em laboratóro e que poderá atingir a fase de produção daqui a 2 anos, em que 15cmx15cm de painel conseguem já agora (hoje em dia) em testes gerar tantos w como um painel de 1m2 com a tecnologia produzida actualmente e de forma + barata mas sobretudo a maior vantagem é q não necessitarão de tanta intensidade de luz ou seja podem dar bom rendimento durante mais dias no ano.
daí que a juntar à maior banalização dos veiculos hibridos plug-in e celulas de combustivel no futuro próximo, a solução que falei comece a fazer algum sentido, assim como outras ideias surgirão não só a nivel do solar...a carga desses veículos poderá também começar a ser feita por energia eólica doméstica, entre outras soluções, caldeiras de aquecimento a biodiesel/gás natural que ao mesmo tempo que aquecem as habitações no inverno tenham processos de cogeração q gerem electricidade para as necessidades domésticas, neste campo a honda tem já no japão alguma capacidade eléctrica instalada a nível de cogeração doméstica com caldeiras deste tipo e em breve os próprios eua vão aderir a isso nas zonas mais frias e/ou remotas do interior.
já desde 2004 que a honda está a vender no mercado japonês este tipo de conjunto caldeira/gerador pode ver um artigo de 2004 aqui:
http://world.honda.com/news/2004/c041020.html
mais recentemente também comercializada nos eua (no japão são já 50mil lares com este tipo de aquecimento/gerador)
http://www.honda.dk/sw3744.asp?pid=8823
o custo é que não ajuda...7500€ aproximadamente...dá para muito gasóleo/gasolina de 1 caldeira normal e do carro de andar tds os dias...mas como sempre ser ecológico sai caro!
cumps!
Enviado: sexta out 26, 2007 12:33 am
por Bluesky
depende do ponto de vista.se pensarmos nos danos colaterias causados pelas tempestades geradas pelo aquecimento global induzido pelo uso dos combustiveis, nao só sai barato, como amortiza e a partir dai sao gingas. a questao é vencer a inercia inicial e o esforço financeiro que aparentemente nao é seguro. convem recorrer a profissionais qualificados e sobretudo haver uma mudança global nas escolhas que fazemos, para poderemos ter material apropriado com preço de serie (consumo comum)
Enviado: domingo out 28, 2007 1:54 pm
por toze_feup
de facto a inercia inicial é o principal factor de desencorajamento dos sistemas ditos "verdes" bem como os pobres resultados muitas vezes obtidos depois de bastante investimento, mts vezes por má instalação outras vezes pq o sistema já de si tem mts falhas graves.
esperemos q as coisas mudem, pq ainda se vende mt gato por lebre caro.pode ser q nos próximos tempo cresça a informação sobre este tipo de assuntos e já existam menos argoladas.
qt ao aquecimento global, n digo q n seja causado em parte pelos combustiveis fosseis, no entanto acho q o grande problema é ser 1 recurso limitado com fim proximo (menor do q 100 anos) neste momento e convém encontrar soluções ou depender o minimo dele já agora nesta altura.
a malta tem q se informar é q a tese de aquecimento global por co2 já está a perder alguma credibililidade mm junto dos mais "verdes" e informados. claro q devemos poluir o menos possivel, é quase como se em casa menos sujarmos menos temos pra limpar, e contra isso nada. no entanto a tese actual e mais forte para a principal causa das alterações climatéricas globais é a deplecção ou enfraquecimento do campo magnético da terra com consequente inversão do norte magnético, algo q acontece uma vez a cada 600mil a 1 milhão de anos e q por registos geológicos devidamente estudados mostra-se q provoca alterações climáticas e morfologicas como as q estamos a passar neste momento (degelos, tempestades, inundações e outras). nem tudo é o q parece...
cumps!
Enviado: domingo out 28, 2007 6:59 pm
por orbis
??????
nunca ouvi tal coisa. onde se pode arranjar informação sobre isso?
Enviado: domingo out 28, 2007 9:31 pm
por toze_feup
ora bem o modelo climático q estou a falar já existe desde 2003, desde q foram descobertas mais algumas relações entre alterações climáticas e factores "externos" a nós mas de influencia mt mais complexa.
um dos sites onde podem encontrar o modelo climático mais recente da terra é este:
http://personals.galaxyinternet.net/tunga/nccm.htm
aqui fica o excerto do q vos estou a a dizer:
the intensity of the earth’s magnetosphere (earth’s magnetic field strength) (im) will directly affect global temperature. as the earth’s magnetic field strength declines, charged particles from outer space (cosmic rays) and from the sun (solar charged particles) will find it easier to break through the magnetic shield that protects earth. these particles then interact with humid air in tropical, subtropical and mid-latitude environments to produce tiny water droplets that become basic building blocks in forming clouds. these clouds moderate earth’s temperature by reflecting solar radiation. this element of the natural climate change model is predominant during the transition times of magnetic pole reversals when the field strength approaches zero. earth has sustained an appreciable loss (~5%) of magnetic field strength during the last century, most of this occurring since 1980.
quanto ao efeito de estufa nós "ajudamos" com as nossas emissões tudo bem, mas os vulcões activos ajudam muito mais segundo o mesmo modelo...e esse é dos factores menos importantes para as alterações climáticas da terra segundo a hierarquia do site, não só pq as concentrações de co2 são pekenas no nosso planeta como nós nem somos os maiores emissores de co2 do planeta!
the concentration of carbon dioxide in the atmosphere (cc) in high concentrations affects global temperatures. carbon dioxide acts like an insulation blanket holding in magmatic and solar heat close to the planet’s surface. the carbon dioxide level on earth is relatively low at approximately 350 ppm (parts per million). on the planet venus, the carbon dioxide concentration is approximately 965,000 ppm. the carbon dioxide layer on venus is the predominate element in holding the planet’s surface at 900o f. during periods of massive flood volcanic eruptions, magma can inject significant quantities of carbon dioxide into earth’s atmosphere elevating carbon dioxide levels to the tens or hundreds of thousands of ppm and becoming a major contributor to the global climate change model.
para quem estudou lá fora pelos states já deve ter concerteza ouvido falar nisso...
podem ver aqui um site da univ de harvard com um livro sobre isso mesmo:
http://adsabs.harvard.edu/abs/2005agufmgp24a..07g
ou se quiserem outro livro com uma sinopse mais detalhada:
http://www.grassrootinstitute.org/grass ... tars.shtml
" the real effects of man’s activities have to be reassessed, since the new findings can explain warming without invoking man-made co2. for these reasons as author nigel calder states, grand computer forecasts of the climate are not to be trusted. these are exciting times in cosmoclimatology and galactic physics. to suggest that the “climate science is settled” is premature with no place in honest science.
over the years i have admired british scientists for their writing skills and command of the english language. nigel calder, the co-author, certainly adds such skills to the readability of the technical text which makes the more attractive to a wider reading audience. this is a must read if you want to better understand the real environment around you and unravel the twisted claims of the global warming fiasco. "
espero ter esclarecido,
cumps!
Enviado: domingo out 28, 2007 9:53 pm
por orbis
ok, vale no mínimo o que vale a teoria do co2.
Enviado: segunda nov 05, 2007 3:07 am
por Bluesky
fantastico. amigo tózé, o que faz uma humanidade perdida ser tão complacente para com ela propria pode ditar-lhe um destino deveras negro. com que entao só "ajudamos" o efeito de estufa? deixe-me recorda-lo dos milhares de hectares de floresta ardida que tambem são resultado directo da "influencia" da actividade humana, das minas de carvão que ardem sem controlo no subsolo da china etc. repare que nem sequer estou a mencionar outros gases que provocam igualmente o dito efeito de estufa, como o metano gerado diariamente pelo biomassa que produzimos e aquela que se vai libertar do fundo do mar quando o planeta aquecer mais uma duzia de graus. esquece-se igualmente que este aquecimento inicial provoca o degelo e uma alteração nos niveis da agua dos oceanos e dos rios, que faz variar o peso sobre as placas continentais e assim gerar um aumento na pressão sobre a actividade vulcanica e sismica como consequencia .... e como não bastasse tambem uma alteraçao progressiva sobre o proprio eixo magnetico do planeta. acho igualmente de muito má ciencia comparar o nosso planeta a vénus e extremamente artificial senão ridiculo tentar fazer analogias entre os seus climas! penso que o trabalho de al gore dispensa qualquer tipo de publicidade e o premio nobel assenta-lhe bem nem que seja pela coragem de ter dito a verdade. penso igualmente que o trabalho feito no chamado efeito do enfraquecimento global (luz solar mais fraca) expressa bem o carga de poluição que a actividade humana (em que efectivamente a queima do petroleo é so um dos componentes) exerce sobre o planeta azul e a sua correlação com os gases de estufa. portanto a hipotese mais realista será: as alteraçoes magneticas presentes e futuras devem-se ao aquecimento global (ou a uma glaciação) e não o inverso, mas estamos perante sistemas dinamicos nao lineares bastante complexos e inter-relacionados que permita a muitos jogar às teorias cientificas por conveniencia politica. mas julgo estar à vista as consequencias de tanta irresponsabilidade. concluindo: é de extrema utilidade passarmos a utilizar tecnologias limpas nos meios de transporte e se for solar tanto melhor. e é neste ponto que pretendo regressar ao topico: não há vontade politica na propria industria automovel para mudar para uma tecnologia electrica, quanto mais electrica e solar. precisarei de contar a estoria do gm ev1? talvez da proxima vos conte o que será necessário para criar um carro solar, mas ainda aguardo por um entendido na materia tal como o dv82 e não por opinioes meramente derrotistas simplesmente porque o avião é mais pesado que o ar. um abraço a todos.
Enviado: segunda nov 05, 2007 8:35 pm
por toze_feup
viva. não concordo mt com a sua frase em q diz: "portanto a hipotese mais realista será: as alteraçoes magneticas presentes e futuras devem-se ao aquecimento global (ou a uma glaciação) e não o inverso, mas estamos perante sistemas dinamicos nao lineares bastante complexos e inter-relacionados que permita a muitos jogar às teorias cientificas por conveniencia politica." pois existem registos arqueologicos mt pré revolução industrial q mostram isso sobre os quais nós não teriamos ainda qq influencia poluente na terra, assim como 1 alteração no ciclo de emissão solar do sol em si confirmada cientificamente pela astronomia q acho q n há duvida q essa é totalmente independente de nós (até pq por mts asneiras q façamos ainda n conseguimos lá chegar pra causar danos).
no entanto e como estamos sempre a aprender quanto ao gm ev-1 penso tratar-se de 1 carro movido a celulas de combustivel ou seja electrico e não a energia solar como falou no seu post, pelo menos é o q diz a wikipedia sobre isso. um carro pioneiro sem duvida na sua epoca em 98, mas mt pc evoluido qd comparado com as soluções actuais a hidrogenio da bmw ou mesmo do já falado em cima honda fcx q usa o mesmo principio do ev-1 e em q o projecto n foi levado avante porque surgiram problemas estruturais e de segurança para as pessoas para além de ser mt dificil gerar lucro para a companhia q o produzia e não por alguma teoria de conspiração de petroliferas ou algo do genero...senão a honda uma empresa mt mais pequena do q a gm sucumbiria mt mais rapidamente a essas pressões ou lobbys e não é isso q acontece, aliás como se pode ver com o eléctrico fcx, com o civic hibrido e mesmo com o toyota prius q estão entre nós há alguns anos e mesmo anteriormente com o honda insight (apenas à venda nos eua aos milhares por volta da mesma altura q o ev-1)!para além disso qq carro amigo do ambiente e funcional será bem vindo, seja solar, eólico, ou qq reacção quimica inovadora e amiga do ambiente, pq é q há-de ser só solar?!
continuo na mesma linha do orbis, em q as teorias quer do aquecimento global quer a q eu falei e mais actualmente a ganhar força valem o mesmo. no entanto e na minha opinião pessoal os factores externos do universo tem mt mais peso do q nós, temos é 1 tendencia intrinseca a sobrevalorizar-nos e a pensarmos q somos os senhores do universo qd somos apenas uma parcela infinitesimal no meio dele e mesmo no nosso planeta (aliás a história mostra-nos q temos 1 tendência pra isso mesmo com a teoria da terra no centro do sistema solar, desmistificada anos mais tarde por copernico). não estou com isto a querer dizer q por isso n devemos deixar de poluir mt pelo contrário 1 coisa n invalida a outra conforme disse acima, no entanto há q por as coisas nos seus lugares. devemos deixar de poluir sim, mas há q dar a culpa a kem a tem se n formos nós os culpados pq nos havemos de martirizar com acusações dessas? eu gosto mt da ciencia por causa disso mesmo é q desmistifica o q nós mistificamos.que o diga copernico...
quanto ao derrotismo q fala nas nossas palavras, a leitura sobre o solar q fiz acima é real e sincera sobre o estado da arte da tecnologia fotovoltaica com contas feitas ainda q grosseiramente mas para se conseguir ter a percepção do quanto falta ainda avançar e descobrir.se me apresentarem outras contas reais e factuais estarei a aprender com elas e com a partilha de informação q pressupõem este tipo de foruns, por isso se a possui e é diferente da q apresentei faça favor de nos elucidar porque estamos cá para aprender. pois de lirismos n vive a ciência nem a procura do conhecimento...
cumps!
ps: e se sabe o q é preciso para fazer 1 carro solar, não o guarde só pra si e ajude os alunos da univ de coimbra com o deles (vide post acima do dv82), porque concerteza precisarão...e pode ser q portugal finalmente tenha 1 carro produzido em massa totalmente luso sem ser elitista!
Enviado: segunda nov 05, 2007 9:48 pm
por d_A_n_G
ha um lexus qualquer, em ke os proprios vidros dos carros funcionam como paineis solares..
porreyro
Enviado: quarta nov 07, 2007 2:17 am
por Bluesky
Enviado: quarta nov 07, 2007 2:31 am
por toze_feup
o site q deu é para 1 tipo de competição académica q já existe há mts anos (10 anos) o site actual até é este:
http://www.winstonsolar.org/challenge/
winston solar challenge
no entanto n é propriamente o q estavamos a falar de 1 carro de usar todos os dias para o trabalho e vir. 1 dia será esperamos, mas neste momento ainda n estamos nesse patamar foi isso q lhe fiz ver no meu post de cima...q não é por lobbys ou má fé, é mesmo porque a tecnologia tem q evoluir e tudo demora tempo, era quase como afirmar q a culpa de n existir cura para o cancro era 1 lobby das farmaceuticas pq se td a gente fosse saudável n havia negócio qd n é verdade simplesmente temos q nos render a q ainda n temos tecnologia para tal! não somos senhores do universo. e lembro q do mesmo pais onde sai a "verdade inconveniente" saem as coisas + disparatadas do mundo sobre conspirações extraterrestres e abducções, sejam armas de destruição maciça e onde 90% da opinião publica nem sabe onde fica a koreia do norte etc...
do mesmo site q me deu pode ver o q lhe estava dizer e como as minhas contas estavam certas:
http://www.winstonsolar.org/challenge/history.shtml
passo a citar "a typical solar car generates 700-1500 watts of power, or about 1-2 horsepower. this makes aerodynamic drag and rolling friction critical considerations."
isto com todos aqueles paineis q podem ser visto nas fotografias, sem esquecer o resto:
"design considerations included hundreds of tradeoffs, but certain elements are essential."
nenhum desses carros consegue substituir de forma sustentada a utilização do dia a dia e muito menos ser tão seguro, confortável e fiável q um carro digno desse nome q era o q estavamos a falar acima...pois para conseguirem rolar com tão pc potencia, tem q fazer centenas de "tradeoffs" ou seja de concessões quer a segurança (travões, pneus, equipamento de assistencia seja à travagem, seja à direcção etc) na perspectiva de minimizar peso e perdas, sem falar q não está claro na competição se o percurso é totalmente plano ou tem desniveis em forma de subidas ou filas de transito...e é feito numa determinada altura do ano e em zonas dos eua de grande exposição solar...sem falar em velocidades de circulação e autonomia porque pelo site cada dia percorrem 160-175km de distancia no maximo...
cumps!