Óleo de Palma

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta dez 20, 2006 4:19 pm
Localização: Portugal

Óleo de Palma

Mensagem por incalculavel »

tenho lido com bastante interesse as experiencias sobre o sebo bovino e gordura animal...

e óleo de palma? alguém já realizou experiencias? o problema é parecido com o da gordura animal...

cumps,

josé marques

ps - nao pensem no bio apenas para automóveis... funciona como combustivel para caldeiras de aquecimento, onde a temperatura de utilizaçao pode ser controlada com facilidade...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

já fiz um teste com óleo de palma e não achei que fosse um problema assim tão grande.. claro que não experimentei a colocá-lo no frigorífico.. será o próximo passo da experiência..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta dez 20, 2006 4:19 pm
Localização: Portugal

Mensagem por incalculavel »

dos poucos testes que realizei, 95% do produto solidificou...

que tipo de óleo de palma é que usaste? bruto? degomado? refinado?

eu só consegui acesso a bruto...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

é uma pena a palma ser tão distante de minha região. sei que ela é uma planta que mais produz óleo.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

definitivamente vou desistir do oleo de palma.
nem sequer em pequenas quantidades como tenho feito até aqui.

ora bem, tenho juntado 30 litros de oleo de palma por cada 100 litros de oleo "normal" em cada processamento.

tudo corre bem. na secagem o bio fica sequinho e transparente. mas isto é até arrefecer, depois fica baço tipo como se estivesse cheio de agua.

faço o teste, ponho no lume ou microondas para ver se estala,
não estala, porque está mesmo sequinho. e com o aquecimento acontece a magia: fica transparente como nós gostamos.

arrefece e volta ao mesmo, parece bio com agua. baço e esbranquiçado.

ora bem, como o manual do meu corsa diz assim: "não utilizar combustiveis de origem vegetal. não usar oleo de palma".
vou deixar de usar oleo de palma de vez. aquilo não me inspira.

apenas 1 restaurante me arranja daquele oleo e vou deixar de lá ir.
quem estiver interessado em ficar com aquele oleo, mande-me uma pm que eu dou o contacto do restaurante para lá irem buscar. é na zona de leiria.

cumprimentos.

marco.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

escalavardo Escreveu:já fiz um teste com óleo de palma e não achei que fosse um problema assim tão grande.. claro que não experimentei a colocá-lo no frigorífico.. será o próximo passo da experiência..
tenho ali uma amostra de um lote que fiz com 30% oleo de palma e 70% do outro.

vou por no frigorifico e tiro uma foto
depois aqueço e tiro outra foto

depois posto aqui para veres.

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

marco:

essa situação que vc relata é parecido com o que ocorria com o bio de sebo, quando fazíamos a reação à 55ºc. no início uma beleza. depois que arrefecia, ficava turvo, como sumo de maça.

depois da experiência da reação à 70ºc, o bio, mesmo depois de arrefecido, não ficava mais baço.

o único problema do bio de sebo era com temperaturas baixas. ficava turvo conforme a intensidade do frio.

seria necessário testar em diferentes proporções bio + petrodiesel, deixar em temperatura ambiente e ver qual embaçava e qual não. e em quais temperaturas.

não desista tão facilmente. as vezes a solução para os problemas está diante dos seus olhos, mas por vezes não a enxergamos.

tente fazer o bio de palma com reação à 70 graus.
se mesmo arrefecido ele ficar translúcido, faça 10 misturas, desde b0 até b100. e depois relate.

aqui só vou poder testar no inicio do inverno, e nem entramos ainda no verão.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

aqui, inverno, frio de rachar, ainda complica mais a situação do oleo de palma.

acredito que uma temperatura superior consiga fazer uma melhor reacção do oleo de palma com o metoxido, mas levanta-me alguns problemas de segurança.

em relação ao oleo de palma em si, e com este tempo, o dificil mesmo é tira-lo dos bidões para por no processador, uma vez que ele está solido, tipo pasta. eheh! ás vezes ponho os bidões dentro de uma bacia com agua quente.

vou desistir do oleo de palma, mas por indicação do fabricante do carro. uma vez que fazem lá referencia ao uso do oleo de palma.

abraço.

marco.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

aqui vai então como prometido.

amostra de biodiesel com 30% oleo de palma + 70% oleo "normal"

a zero graus centigrados (0ºc)
Imagem


a mesma amostra a trinta graus centigrados (30ºc)
Imagem Imagem


fiquei com curiosidade de saber o que aconteceria na fronteira do zero absoluto.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

mas essa amostra a 0º c em termos de viscosidade, como se porta? é diferente do que a 30º c?

é que se não fôr, não coloca em risco a bomba injectora, logo não tem problema, pois antes de chegar ao motor, concerteza que já não chega a 0º..

e já li algures que o óleo de palma tem um índice de cetano superior ao óleo de soja, por exemplo..

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

a 0 graus a viscosidade é igual. sem problemas.

mas até dá dó ver aquela cor....

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

caro mnunespt, esse problema tivemos eu e o luciano com o bd de sebo no inverno a 25°c30 °c tudo bem quando baixava a temperatura ficava turvo e até endurecia com temperaturas próximas a 15°c, acredito que com bd50 no inverno esse problema desapareça.

como disse o luciano faça a reação à 70 graus. é segura!!!!

um abraço a todos!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

e use o recurso de misturar num b50 ou outra formula que seja mais adaptada.
vc vai se surpreender com o resultado.
como falei, tinha aqui b100 de sebo. bastava uma noite fria e tudo virava branco e quase sólido, não dava nem vontade de olhar.

um dia misturei 50% bio de sebo e 50% petrodiesel. nunca mais modificou a aparencia, tampouco a viscosidade.

não me tenha como chato, mas acho que vc deve insistir. vc tem esse óleo de palma de graça... vai deixar ele para um luciano portugues

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

agradeço aos dois os relatos das vossas experiencias.
de momento estou sem maquina, e só lá para finais de janeiro (se tudo correr bem) é que volto a ter.

nessa altura vou experimentar essa vossa reacção a 70ºc, ainda tenho lá dois bidões de "pasta"

e em relação ao metanol e soda caustica? as quantidades são as mesmas?

abraço.

marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

o metanol, quanto mais melhor. claro que pensamos em custos, mas se vc pensar no destilador que o red baron inventou ( as fotos estão lá no bio de gordura animal ), você recupera a quantidade à mais de metanol que vc coloca.

para o bio de sebo, usamos 11g/l de naoh. e para bio de origem vegetal, 5g/l + titulação.

seria interessante vc, quando fizer os testes, reservasse uma pequena amostra para testar com essa formula de 11g/l, pois talvez o óleo de palma, por suas características próprias, chegue muito próximo ao bio de origem animal.

quando o red baron pediu para que eu fizesse a reação à 70ºc, duvidei e questionei sobre aquelas coisa que já sabemos: o metanol evapora com 65ºc, ia dar tudo errado!!

mas, com o espírito científico, resolvi fechar os olhos e fazer. para minha surpresa, o bio, que tinha todos aqueles problemas de viscosidade e transparência, como num passe de mágica, resolveu tudo.

porisso marco, quando alguém dá uma dica, analise os custos e teste, pois através dos testes é que conseguimos estabelecer protocolos a serem seguidos pelos outros amigos.

como bem falou o elios, é preciso muitos testes iguais, em lugares diferentes, para estabelecer uma nova forma de fazer bio, seja de origem vegetal, seja animal.

o que estamos a fazer é testar e relatar. quanto mais pessoas o fizerem, mais rápido podemos estabelecer protocolos.

porisso, meu amigo, não deite fora seu óleo de palma, e continue a retira-lo. vc pode ter surpresas agradáveis.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

epá, estás me cá a por um vicio!

queria ir já experimentar isso tudo. mas agora vou ficar sem processador uma temporada.
vou ter de aguardar.

de qualquer das formas assim que puder experimentar, eu posto os resultados, sempre com o interesse de trocar ideias e aprendermos uns com os outros.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

olha bem para as fotos da amostra de bio que postei.

eras capaz de por a primeira no carro? e a segunda?

o interessante é que a amostra é a mesma, o que muda é só a temperatura ambiente. mas a primeira imagem mete dó, até doi na alma de ver aquilo!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas marco:

e vc, colocaria esse bio no seu depósito

Imagem

e este, você se animaria a colocar

Imagem

pois o primeiro foi feito com 55º e 6 g/l de naoh.

o segundo foi feito com 70ºc e 11g/l de naoh, contrariando tudo que sabemos.

hoje uso como um protocolo. e funciona.

nota: ambos são bio de sebo bovino.

sds

luciano

eta vício difícil de tirar...

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

essa papa que fica no fundo, fica logo após a reacção ou tens de esperar que assente?

isto é, se usares logo o bio, podes estar a meter essa papa para o deposito.

admiro a vossa paciencia com esse bio de sebo, eu desistia logo de principio.

e por falar de paciencia, desculpa abusar da tua, mas quando fazes a reacção a 70ºc, usas a tampa do processador aberta, ou alguma valvula de escape?
Última edição por mnunespt em terça dez 18, 2007 12:15 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

essa papa é a glicerina do sebo. diferente!
retirei ela e mantive o bio de sebo. alternava turbidez de acordo com a temperatura, mas não mais ficava sólido como na primeira foto.
quando adicionei transformei em b50, os problemas de turbidez acabaram. botei no trator e funcionou. passou em todos os testes.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”