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ÓLEO VEGETAL MELHOR ACÇÃO LUBRIFICANTE

Enviado: sábado out 13, 2007 7:29 am
por Fry
óleo de cozinha auxilia a diminuir a emissão de poluentes em motores diesel, além de melhorar o desempenho dos lubrificantes internos do motor. a descoberta é resultado das pesquisas feitas por engenheiros da penn state university (estados unidos). os pesquisadores produziram versões especialmente tratadas de óleos comestíveis, como óleos de soja, canola e girassol.

"nós demonstramos que a adição de 10 por cento de uma mistura de óleos vegetais e óleo combustível reduz tanto a fricção quanto o desgaste do motor." disse o dr. joseph perez, líder dos pesquisadores. "diesel com baixos níveis de enxofre, obrigatório na califórnia, irá ser logo exigido em todos os estados a fim de atender às exigências da lei [de redução da emissão de poluentes em] 2004. a retirada do enxofre do combustível causa sérios problemas de durabilidade nos sistemas de injeção de combustível."

"há uma preocupação quanto ao fato de que o volume de óleo vegetal é insuficiente para atender tanto à demanda por alimentos quanto por combustível.", acrescentou perez. "entretanto, nossas pesquisas mostraram que, quando a mistura óleo vegetal-combustível é tratada com oxigênio, necessita-se apenas de 2 por cento de óleo vegetal para produzir o mesmo desempenho de lubrificação e durabilidade que o atual combustível à base de enxofre."

a equipe de pesquisadores também fez testes com quatro óleos à base de vegetais misturados com aditivos comerciais e comparou-os com o óleo tradicional à base de petróleo. embora diferenças tenham sido encontradas entre os óleos, todos os lubrificantes à base de óleos vegetais mostraram desempenho equivalente nos testes de laboratório e aumento da lubrificação em comparação com os produtos à base de petróleo.

segundo perez, "a atual regulamentação da emissão de poluentes por motores diesel exige significativa redução da emissão de material particulado e de óxidos de nitrogênio. para atender à essas exigências, muitos motores utilizam o resfriamento do gás expelido através de sistemas de recirculação, os quais forçam de 5 a 15 por cento do ar a voltar através de um intercooler para dentro da câmera de combustão. embora benéfico para a redução da emissão de poluentes, o sistema impõe severas pressões sobre o lubrificante, já que ele deve lidar com maior volume de particulados, componentes ácidos e água."


http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0170021112

Enviado: domingo out 14, 2007 2:06 am
por manuelcar
aqui está um excelente artigo escrito por um jornalista que não entendeu quase nada do que leu .
a minha preferida é a dos combustíveis à base de enxofre
se me disserem qual o jornal para que ele trabalha eu vou lá oferecer os meus serviços.

Enviado: domingo out 14, 2007 2:42 am
por RPL
manuelcar Escreveu:aqui está um excelente artigo escrito por um jornalista que não entendeu quase nada do que leu .
a minha preferida é a dos combustíveis à base de enxofre
se me disserem qual o jornal para que ele trabalha eu vou lá oferecer os meus serviços.



Enviado: domingo out 14, 2007 11:14 am
por orbis
ainda por cima está escrito em português brasileiro em que chamam óleo a tudo, de modo que se a gente não está com a atenção nem sabe se estão a falar do combustível ou do lubrificante.